Como descubro o que tenho?

Feita por >Ju · 14 out 2021 Psicologia clínica

Sofro de ansiedade, já tive crises qnd mais nova, mudo meu humor repentinamente, isso machuca as pessoas e me machuca ver que feri alguém que gosto, mas n tenho controle, pela primeira vez em minha vida, eu me senti uma ninguém, que só faz mal a todo mundo, n consigo expressar os meus sentimentos bons a todo momento, fico quieta no meu canto para não ferir ninguém, mais ainda sim sinto que estou fazendo isso. Quis me matar hj, pq de novo eu consegui destruir o meu relacionamento com o meu namorado, que é a pessoa mais calma e carinhosa desse mundo.

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá, Ju.
Em primeiro lugar, seu sofrimento é legítimo, querida.
Costumo dizer que os sintomas de ansiedade trazem informações preciosas sobre si e que de uma imagem de "inimigo" podemos o transformar em "aliado", uma vez que o corpo tenta expressar aquilo que não está sendo verbalizado. Garantir que você tenha um lugar de escuta pode ser um diferencial para que você consiga transmitir a sua mensagem de uma maneira clara para as pessoas que amam, sem se anular. Desta forma, iniciar um processo psicoterápico pode te ajudar a construir a confiança de poder expressar o que sente, se permitir se ouvir e ai sim elaborar os sentimentos que você costuma guardar para não machucar ninguém, mas que transborda dentro de você.
Estamos à disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

9 NOV 2021

Ola! se você precisar de ajuda é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 OUT 2021

Olá Ju!
Por seu pequeno relato, ao que me parece você não sofre apenas de ansiedade. Percebo também questões de um quadro de depressão e labilidade emocional (os altos e baixos que menciona quando machuca as pessoas que ama).
É fundamental que você procure apoio profissional para confirmar o diagnóstico e receber orientações sobre o melhor tratamento para o seu caso.
Tudo que você vive em sua dinâmica machuca você e as pessoas ao seu redor, além de estar condicionando ao isolamento social, por isso, busque ajuda o quanto antes!
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional e será fundamental neste momento.
Quando nossa dor é muito intensa, o suicídio se torna atraente por parecer ser a única maneira de acabarmos com a dor, mas não é!

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

24 OUT 2021

Olá Ju
O ser humano não é perfeito, você não precisa pensar que tudo tem que estar na sua mais perfeita ordem, se conseguir admitir isso, talvez consiga se frustrar menos e aceitar suas imperfeições, então conseguirá viver melhor com você mesma para então se relacionar melhor com outras pessoas.
Busque ajuda psicológica para identificar e amenizar as mudanças de humor, normalmente estão relacionadas aos seus pensamentos e estes quando adaptados podem melhorar seu estado emocional.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 OUT 2021

Oi Ju!

Sinto pelo que está sentindo, e bom ver que está buscando ajuda, que acredito ser um ótimo primeiro passo para se sentir melhor e melhorar seus relacionamentos, assim como a sua relação com você mesma.
Acredito que para compreender melhor o que você está sentindo e o que pode estar acontecendo aí com você é necessário um acompanhamento psicoterapêutico. Busque alguém de sua confiança para iniciar esse processo. Vai te fazer bem, acredite.

Na terapia você pode se conhecer mais, compreender o que é essa ansiedade, essa mudança de humor, e compreender o que você diz por "machucar as pessoas", "faz mal a todo mundo", "consegui destruir o meu relacionamento", e as demais afirmações que você colocou aí.
Na vida a gente vai machucar as pessoas mesmo, infelizmente, mas muitas dessas vezes isso tem a ver como o outro recebe o que você diz ou faz, e isso você não pode controlar. Na terapia você pode compreender melhor o que é seu e o que é do outro, e assim suas relações podem ficar mais leves. Não se culpe tanto, não seja tão dura consigo.
Ninguém consegue apenas ter sentimentos bons todos os dias, nem conseguimos agradar a todos, e nem precisamos. Não é sua obrigação deixar todes felizes. E há diversos fatores para um relacionamento acabar, também não se culpe tanto assim por ele ter terminado. Entenda que diversas vezes, você vez o que conseguiu fazer, o que foi possível.

E, se quiser, estou a disposição para te acompanhar nesse processo, Ju!

Att,
Psicóloga Karla Paiva.

Abraço!

Psicóloga Karla Paiva Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

15 OUT 2021

Olá! Lamento muito por estar passando por esse sofrimento.... Não é fácil lidar com as dores emocionais. Saber o que tens, como o diagnóstico por exemplo, não serviria de tanta ajuda, sem ajuda profissional. Pelo que percebo, me parece que há um uma culpa (inconsciente) a ser trabalhada... Essa culpa vem travestida de autosabotagem, tristeza profunda, sensação de impotência, levando até mesmo a atentar contra a própria vida por sentir tanta culpa, e que nem tem consciência dela. Mas o que fazer então? Em terapia o paciente aprende a desenvolver ferramentas psicológicas para aprender a lidar, enfrentar seus fantasmas, ao invés de se esconder deles. Quando o paciente desenvolve essas ferramentas, ele vai se tornando protagonista de sua história, e deixa a passividade, para estar no controle de sua vida. Mas para isso acontecer tem de haver um interesse do sujeito de buscar ajuda, assumindo que está doente, e que sozinho não vai conseguir. Primeiro passo é reconhecer que precisa de ajuda, depois escolher um profissional, e se entregar no processo da Psicoterapia.

Psicólogo Marcelo de Moura Psicólogo em São Vicente

4 respostas

15 OUT 2021

Oi Ju, Bom Dia!
Em primeiro lugar, desarme-se. Solte as pedras que tem que é o autojulgamento e o sentimento de culpa;
Os sintomas que vem tendo são ótimas informações que o teu corpo emite para que possas olhar e fazer as mudanças.
Não tente suprimir a ansiedade, o mau humor, a raiva... são indicações precisas, são como a febre que se manifesta porque alguma coisa está mal no teu corpo.
Primeiro, perceba elas, perceba a agitação interna, aceite e pergunte-se a si mesma: "Porque sinto isto" ... acalme tua mente e escute teu coração!
Os sintomas são indicativos de que estás cansada de fazer o que os outros querem, precisa fazer a atender a ti mesma; Precisa compreender-se, conquistar amor-próprio e fazer o que voce gosta, sem exigir aprovação dos outros.
Voce é dona de ti mesma e precisa se colocar assim... precisa aceitar os outros como eles são, cada um é diferente.
Por isso, não julgue os outros, deixe que eles sejam como eles são.
Assim também aceite a ti mesma, assim como voce é.
Somos uma coisa (Ser, Vida) e vivemos noutra coisa (Sistema); Temos que adquirir flexibilidade para lidar com as coisas do sistema sem renunciar quem somos.
Se precisar de ajuda, solicite. às vezes não compreendemos certas coisas e é necessário ser inteligente e buscar orientação.
E a Psicoterapia está aí, para isso.
Abraços e sucessos!

5817 respostas

15 OUT 2021

Olá Ju, gostaria de parabenizá-la pela sua coragem em procurar ajuda para está situação que vem te causando sofrimento e interferindo de forma negativa em sua vida. Você pode trabalhar esses sintomas de alteração de humor, irritabilidade e sofrimento psicológico com ajuda de terapia psicológica online ou presencial.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

15 OUT 2021

Olá Ju! O diagnóstico em si nada vai acrescentar ou mudar em sua vida, o importante é você saber como é para você viver com os sintomas que relata e aí sim, a partir de uma escuta profissional, você consegue trabalhar e ressignificar isso que relata. Espero ter ajudado.

Paula Bettencourt S. Alves Ferreira Psicólogo em Belo Horizonte

19 respostas

15 OUT 2021

Procure um psiquiatra. Vc está precisando de intervenção medicamentosa urgente.

Após a avaliação médica, procure um psicólogo pra terapia.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema