Como acaba com paranóia e desconfiança

Feita por >Assunção · 3 ago 2023 Terapia de casal

Tive uma desilusão com meu marido peguei ele conversando sobre nosso relacionamento com uma ex dele depois daí eu não consigo mas ser quem eu era se ele sai eu penso que ele tá com ela se ele tá no whatsapp eu penso sempre que ele está com ela mesmo não tendo motivo algum não vejo nada mas sempre essas paranóias o que faço?

A melhor resposta 4 AGO 2023

Olá Assunção. Primeiro, qual o teor dessas conversas? Porque faltam elementos no seu relato para uma orientação mais precisa. Ele estava apenas desabafando algum problema ou estava flertando? Isso é importante porque faz muita diferença. Nem sempre o contato com ex parceiros tem o interesse sexual, amoroso, muitas vezes se estabelece uma relação de amizade e confiança que perdura. Daí surge outras questões, existem conflitos na relação de vocês? Problemas mal resolvidos? Tudo isso precisa ser levado em consideração, você precisa entender o contexto desse fato Assunção, e a partir dessa compreensão mais global vai poder entender e avaliar melhor. Você precisa tomar cuidado com os pensamentos negativos sobre isso, sobre achar que ele está te traindo. Pensamento não é realidade, você precisa internalizar isso, o pensamento negativo que você expressa tem a ver com sua insegurança, com seu medo. Você precisa questionar esse pensamento, buscar eventos reais que suportem ele, se esses fatos não existem então é só um pensamento ruim, não alimente ele. Espero ter ajudado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2023

Olá Assunção! Obrigado por se colocar. A princípio, a questão não é ele conversar ou não com a ex, a questão é a qualidade e as intenções dessa conversa. A desilusão pode ser decorrente de tua interpretação, não de fatos. Conversar com ex, quando se vivencia socialização razoável é esperado e até saudável. De outro lado, você dá sinais de tua insegurança, paranoia. Isso sim, precisa ser avaliado. Certamente você precisa confiar em si mesma, se valorizar, verificar fatos e não hipóteses. Será enriquecedor você refletir isso com a ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

4 AGO 2023

Olá Assunção,
O que você de fazer para atenuar ou eliminar essas paranóias, é investir o mais breve possível no seu atendimento psicoterapêutico. A paranoia engloba sobretudo as formas crônicas de delírios de relação. Torna-se um distúrbio emocional que promove uma série de danos emocionais e comportamentais. Paralelo a isso, é importante e fundamental que você dialogue com seu marido sobre o ocorrido, para desfazer esse nó instalado na relação de vocês. Desejo que siga em busca do enfrentamento e resolução dessa aflição.
Agende um horário comigo. Estarei a seu dispor para lhe auxiliar.
Um abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

4 AGO 2023

Olá Assunção, você não trouxe no relato se chegou a conversar com seu marido sobre essa sua insegurança dele conversar sobre a relação de vocês com a ex dele. Ter um diálogo claro, falando como se sente diante desse comportamento dele é importante na relação. Escute o que ele tem a dizer. Como você informou que está em sofrimento, considere também realizar uma terapia. Ela te ajudará a tomar consciência e apropriar dos seus sentimentos.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

4 AGO 2023

Olá, Assunção,
Sinto muito por seu sofrimento.

Esta desconfiança é algo que nos consome, não é?
Entendo que esta situação que você descobriu te colocou dúvidas sobre o real compromisso do seu marido com você, e não seria diferente com outra pessoa.

Algo que eu sugiro, seria falar a ele abertamente, sem cobranças, apenas uma conversa onde você diz como se sente e o que pensa a respeito, pois, viver assim não é bom.

Se precisar de ajuda para uma mediação desta conversa, conte comigo para termos um ambiente neutro e ajuda profissional.

Se quiser conversar mais a respeito, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo