Busca vocacional com base no teste de QI ?

Feita por >Feh · 21 dez 2022 Abordagem psicológica

Há alguns anos fiz um teste de QI com uma neuropsicóloga, usando a Escala de inteligência de Wechsler para Adultos — WAIS, resultado: QIV= 122; QIE= 109; QIT= 117.

Hoje, estou bastante perdido em relação à minha busca vocacional. Posso utilizar este teste como um direcionamento? Se sim, alguém poderia traduzir o resultado? Na época foi apenas me dito que os resultados foram considerados satisfatórios.

A melhor resposta 22 DEZ 2022

Olá Feh.
O ideal seria você refazer o teste. Ele não deve ser feito antes de 1 ano já feito, mas de tempos em tempos você pode refazer, se assim desejar. Você deveria ter recebido um relatório explicando o que são as siglas que mandou.
QIV - quociente de inteligência verbal.
QIE - quociente de inteligência de execução.
QIT - quociente de inteligência total.
Se quiser maiores esclarecimentos sobre seu resultado você pode entrar em contato comigo, pois mais que estas informações estaria expondo você.
Com relação a usar o teste como direcionamento, seria importante entender que tipo de direcionamento você gostaria usando este teste.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 DEZ 2022

Olá, Feh!

Seria interessante refazer o teste, pois já fez há alguns anos. Posso estar te explicando melhor sobre o resultado deste teste que você fez, mas de forma mais individualizada até para não te expor aqui. Este teste que você fez é de inteligência.
Existem testes mais específicos para programadas de Orientação Vocacional/ Profissional. Num processo de orientação vocacional utilizamos não só testes psicológicos, mas entrevista, questionários e dinâmicas exploratórias.
Eu trabalho também realizando orientação, caso seja do teu interesse. Qualquer coisa estou por aqui. ;-)

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

22 DEZ 2022

FEH
Estes são testes de Inteligência racional e não são válidos para teste vocacional.
O teste vocacional busca descobrir o propósito de vida e independe do QI racional...
Inteligência superior é a capacidade de voce ler dentro de si a verdade de cada coisa, de cada situação.
É uma informação sem possibilidade de erro!

Abraços

5826 respostas

22 DEZ 2022

Bom dia Feh!!

Nós não podemos dar devolutiva com base em resultados de teste aplicado por outro profissional, pois para chegar a resultados tem várias correções realizadas.

Quanto a sua busca vocacional, creio que a maneira mais assertiva é buscar um projeto ou atendimento voltado a orientação profissional com aplicação de teste para esta demanda. Temos um mercado no qual eu também faço parte que trabalhamos diretamente com a demanda de auxílio e orientação profissional, auxiliamos no autoconhecimento e realizamos aplicação de testes para uma escolha profissional assertiva e consciente. Busque mais informações.

Esperto ter ajudado.

Abraços
Ana Cecília Tagliaferro

Ana Cecilia Amaro Tagliaferro Psicólogo em Mogi Guaçu

6 respostas

22 DEZ 2022

Olá Feh! Obrigado por perguntar. Os dados que você apresentou, sendo apenas esses, não estabelecem a mínima relação necessária com a questão ocupacional. Testes de Q. I. são altamente questionáveis, frágeis, necessitando de outros complementos e contextos.
Será importante você passar por uma orientação ocupacional com consistência, contemplando aspectos como: personalidade, motivação, interesses originais, quebra de estereótipos, realidade do mercado de trabalho, ofertas técnicas, tecnológicas, universitárias, básicas, dentre outras de oportunidades de trabalho, dentre outros aspectos.
Isso se faz com a ajuda científica de um psicólogo especializado em orientação ocupacional.
Estou a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.