Qual profissional faz teste de QI?

Feita por >Kelly · 14 dez 2015 Teste QI

Meu filho foi diagnosticado por um neuropediatra com atraso cognitivo leve. Ele tem 09 anos de idade foi solicitado um teste de QI mas não sei onde posso fazer. Que profissional faz esse tipo de teste? Aguardo!

A melhor resposta 14 DEZ 2015

Bom dia, Kelly! O profissional certo para realizar este exame é o Neuropsicólogo (psicólogo com especialização em Neuropsicologia). Para se diagnosticar um atraso cognitivo não basta ver o QI, é necessária a aplicação de vários testes para avaliar diversas funções cognitivas, e isso levará em consideração a idade, sexo e escolaridade de seu filho. Assim será possível entender as dificuldades que ele apresenta, se está dentro do que é esperado para sua idade ou não. Espero ter esclarecido um pouco. Att. Mariana

Mariana Di Zazzo Psicólogo em São Paulo

22 respostas

16 DEZ 2015

Ola Kelly, o indicado é um profissional de psicologia que trabalhe com avaliação psicológica. Porem a destaco que a avaliação do seu filho sera ampliada, e não somente o teste de QI.
Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

16 DEZ 2015

kelly, procure um psicologo em uma unidade basica de saude proximo á sua casa para receber orientaçao. á priori todo psicologo pode realizar este trabalho, mas procure se informar melhor,ok? um abraço fraterno, sandra.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

16 DEZ 2015

Olá Kelly,
O mais recomendado é que você faça uma avaliação psicopedagogica ou uma neuropsicológica com o seu filho, e não apenas um teste de QI.
Eu faço avaliação psicopedagogica em Curitiba, caso more aqui posso enviar mais informações.
Abraço

Fernanda Almeida Pedroza Psicólogo em Curitiba

3 respostas

15 DEZ 2015

Bom dia Kelly,
Bem,acredito que você deveria procurar um neuropsicólogo,pois este profissional que lida diretamente com o problema que você mim apresentou.
Grato!
Derimando

Derimando Cerqueira Gonçalves Psicólogo em Boa Vista

2 respostas

15 DEZ 2015

Boa tarde .

Ó profissional indicado é o Psicólogo com formação em neuropsicóloga, o ideal é que se faça a avaliação neuropsicóloga completa

Paula Caruso Lourenço Leite Psicólogo em Santos

3 respostas

15 DEZ 2015

Olá!
procure por um profissional neuropsicológo. Este poderá te orientar e avaliar seu filho de forma integral, já que apenas o QI não é mais considerada uma medida confiável para se fechar um diagnóstico de atraso cognitivo leve. É necessário uma avaliação completa de seu filho, avaliando outras funções cognitivas, além do QI.
Procure em sua cidade este profissional.

Camilla Monti Oliveira Psicólogo em São Paulo

7 respostas

15 DEZ 2015

Bom dia Kelly,
Diante do seu relato a indicação será para o profissional de Psicologia que realiza Avaliação Neuropsicológica. Esta Avaliação tem como objetivo investigar as principais funções mentais( Inteligência, Atenção, Memória, Linguagem, entre outras) quais estão preservadas e quais estão prejudicadas, e assim é possível fazer algumas intervenções.

Espero ter esclarecido e estou à sua disposição. Obrigada.
Lígia Santos
Psicóloga Clínica

Lígia Santos Psicólogo em Recife

4 respostas

15 DEZ 2015

Bom dia Kelly, tudo bem?
Sou do RJ e trabalho com avaliação psicológica.
Nestes casos não seria apenas um teste QI, e sim uma bateria para avaliação.
Caso esteja no RJ e tenha interesse, te passo meus contatos.

Att, Vanessa

Vanessa Azevedo Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

15 DEZ 2015

Olá Kelly! Bom dia! Para realizar a avaliação do seu filho é necessário contatar um profissional de Psicologia Clínica com experiência em Avaliação Psicológica Infantil, para que além de avaliá-lo, também realize o acompanhamento a fim de desenvolver as áreas em que seu filho apresentar dificuldades. Espero ter colaborado. Um abraço. Dra Fernanda

Fernanda Prata Leite Damiani Psicólogo em Fortaleza

13 respostas

15 DEZ 2015

Olá Kelly! Qualquer psicólogo está habilitado a aplicar testes psicológicos (como os de QI), porém a maioria desses profissionais não se interessa por avaliação e acaba optando por outras linhas. Então, para se fazer um teste de QI, seria necessário tu procurares psicólogos experientes em avaliação. Não precisa ser necessariamente um neuropsicólogo, já que a avaliação neuropsicológica vai muito além do que uma mera testagem de QI.

Marcela Zilio Jannke Psicólogo em Pelotas

6 respostas

14 DEZ 2015

Prezada,

O teste de QI faz parte de uma avaliação neuropsicológica. Desta forma o profissional que realiza este procedimento é o Psicólogo, de preferência um neuropsicólogo ou então um profissional que atue na área de avaliação psicológica.

Fico à disposição

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis