Qual a diferença do Teste de qi TIG para o stanford binet e o wais-lll?

Feita por >Gabriel G Fonseca · 11 abr 2021 Teste QI

fui em um psicólogo para realizar um teste de qi.. e perguntei qual teste ele usava.. e ele disse q era um tal de TIG.. e queria saber qual a diferença do teste TIG (teste de inteligência geral n verbal) para os outros mais comuns como stanford binet e WAIS-III ? Se uma pessoa gabarita um deles conta pros 3? Ou o nivel de dificuldade muda??

A melhor resposta 15 ABR 2021

Olá, Gabriel. O TIG, a escala Stanford Binet não é utilizada no Brasil e, portanto, não há normativas brasileiras para seu uso. No entanto, esta escala deu origem a outros testes e baterias de testes. O TIG avalia aspectos da inteligência não verbal, ou seja, o raciocínio abstrato e inteligência fluída, que não dependem de conhecimentos acadêmicos previamente adquiridos. O WAIS III é atualmente considerada a bateria padrão ouro, pois avalia diferentes domínios cognitivos, tanto verbais quanto não verbais, para somente então indicar o QI da pessoa. Cada teste ou bateria de testes possuem estudos e normativas próprias. Os resultados obtidos em um teste não são "transferidos" para outro teste. Espero ter ajudado.

Maria Luisa C. Ferraz Psicóloga Psicólogo em Cotia