Bebê de 9 meses que não engatinha

Feita por >carol · 11 out 2020 Psicologia infantil

Meu bebê tem 9 meses senta sem apoio tenta ir p frente se joga se bruços mas não fica mto tempo e já começa a querer colo, não aguenta ficar mto tempo de bruços se irrita
Ao mesmo tempo tem horas q quer ficar só em pé andando pela casa com apoio de minhas mãos
Será q ele tá normal p fase dele?
Meu primeiro filho engatinhou já com 7 meses

A melhor resposta 12 OUT 2020

Olá Carol! Grato por escrever. Primeiro é muito importante você não formar nenhum pensamento, antes de verificar as possibilidades. Primeiro precisa iniciar a avaliação física com o pediatra. Por outro lado, pode ser que o bebê, mesmo com essa idade, na busca pelo mais prazeroso. Observações: é preciso ter cuidado para não forçar as estruturas físicas dele, antes da hora. Outro dado importante: não são raros os casos de crianças que andarm sem engatinhar. Cada criança, como todo ser humano, é único. Verifique melhor, mas pelo relato, parece que as coisas estão acontecendo dentro da caminhada normal dele. Durma tranquila. Não o force a exercícios, mas também não atenda a partir da irritação dele. Atenda a partir do desconforto.
Sendo adequado, estaremos à disposição para aprofundamentos que se fizerem adequados.
Abraços virtuais (em tempos de longo período de duração de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - pscólogo clínico.

8757 respostas

12 OUT 2020

Carol, em primeiro lugar vc deve consultar a pediatra, e caso ele recomende, busque ajuda Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

11 OUT 2020

Olá Carol,
Cada criança tem um tempo diferente, por isso não convém as comparações.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo