Estou grávida de 9 meses e tenho transtorno de ansiedade

Feita por >Tamires Mendes · 15 out 2017 Ansiedade

Olá, tenho 24 anos e há 5 anos tenho transtorno de ansiedade, sp e depressão. Estou grávida de 9 meses e tendo muitas crises de ansiedade, esse mês estive no hospital com pressão alta durante uma crise, uma crise pode aumentar a pressão? Isso pode influenciar no meu tipo de parto? Posso ter um parto normal? sempre que sinto dores eu tenho crise...

Meu bebê também fica bastante agitado durante minhas crises, ele sente ? pode fazer mal a ele? Já conversei com minha médica e ela disse que eu não poderia entrar com um tratamento durante a gestação. Estou com medo

A melhor resposta 16 OUT 2017

Olá Tamiris.,
Vejo que você está bastante preocupada e querendo uma resposta rápida. A ansiedade gera uma sensação de urgência e de querer "se livrar" logo do mal estar, pois o medo de acontecer "algo pior" mantém todo o quadro. Não embarque nesse medo, não Seja a ansiedade, ela só é parte de você, mas. Não é Você por inteira! E lembre-se: a ansiedade passa!
Focar na respiração e fazer alguma atividade, também poderá lhe ajudar durante as crises. Identifique o começo das crises e aja logo, não embarque em pensamentos catastróficos, lembre-se que você está no comando!

Psicóloga Virna Lima Psicólogo em São Paulo

6 respostas

26 OUT 2017

Olá Tamires!
Uma crise pode interferir sim na pressão. Tudo o que uma mãe sente na gravidez seu bebê possui boa prevalência de sentir também, pode até mesmo, em casos extremos, interferir no desenvolvimento da gestação até no momento do parto. Quanto a ansiedade, pode ser mais destacada na fase de gestação. O auxílio de um profissional psicólogo conseguirá alcançar maiores informações e orientações para lidar com este desafio. Observar as orientações de sua médica também é uma das melhores alternativas no momento.

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

17 OUT 2017

Oi Tamires,
A gravidez é um momento delicado e o aumento das crises pode estar associado a isso.
É possível iniciar o acompanhamento terapêutico já na gravidez. Procure um psicólogo com quem se sinta confortável.

Estou à disposição,
Um abraço.

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

16 OUT 2017

Olá Tamires. Boa tarde.
Ao refletir sobre o sofrimento que todo esse contexto estar gerando em sua vida, penso que a priori buscar o apoio clínico Multiprofissional (Psicólogo, Obstetra) será fundamental para desmistificar algumas fantasias desse período, bem como, trazer alívio diante de toda essa tensão. Te diria, que sentir ansiedade faz parte de nossa rotina de vida, contudo, se os sintomas da ansiedade estão repercutindo na sua qualidade de vida, na sociabilidade, no lazer e na sua fisiologia é preciso ter um olhar cuidadoso. Continue a buscar por ajuda, a tirar suas dúvidas. Estou a sua disposição sempre. Sara Rodrigues

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

16 OUT 2017

Você necessita de um suporte terapêutico. Sugiro buscar apoio no Instituto rodaviva, pois são especialisatas em família, gravidez e puerpério.

ViaPsi Psicólogo em Salvador

4 respostas

16 OUT 2017

Olá Tamires, boa tarde!
Você tem várias questões mesmo e chama a atenção elas aparecerem nesse momento, nos nove meses. Momento em que se aproxima do parto e nascimento. O que mais irá nascer junto com seu bebê? É um período marcado por muitas mudanças mesmo e de várias ordens: emocional, casal, familiar, trabalho, social, econômica por exemplo.
Aqui você conta que tem diagnósticos há 5 anos, mas não diz se já passou por psiquiatra e psicólogo ou passa atualmente. Quando sua médica diz que não pode iniciar o tratamento agora ela está se referindo ao psiquiatra, que é tomar remédios. Como psicólogo não medica você pode e deve marcar uma consulta o mais rápido possível para não sentir todo esse mal estar.
No momento da crise você vai ter mesmo sintomas físicos, como a pressão alta que você descreve. A maneira como vc esta irá interferir em tudo, no tipo de parto, na sua relação com seu bebê, nos seus questionamentos. Por isso a importância de você se cuidar, seu corpo está mostrando esses sinais que tem coisas que não estão legais e que não se resolverão sozinhas.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

16 OUT 2017

Ola Tamires,
Sim, a ansiedade pode causar auteração na pressão, porem é possivel voce cuidar da ansiedade sem o uso de medicamento. Procure um psicólogo prox a você.
Abraços

Psicóloga Raquel Gonçalves Ribeiro Psicólogo em São Paulo

21 respostas

16 OUT 2017

Olá, Tamires.
Sim ai transtorno de ansiedade faz isso mesmo, procure seu médico e procure apoio psicológico para poder passar o patrocínio maior segurança.
Estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

16 OUT 2017

Boa noite Tamires,

Sim, a pressão pode se alterar durante as crises de ansiedade e síndrome do pânico. Em algumas maternidades tem apoio pré parto, com atendimento de Psicóloga e. Se houver, busque na maternidade que irá dar à luz. Se não houver este serviço, busque a psicóloga hospitalar neonatologia que poderá tirar suas dúvidas quanto ao parto e ao bebê. Sugiro que busque acompanhamento terapêutico para trabalhar estas questões que lhe causam estes sintomas.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis