Minha filha de 9 meses não quer ficar comigo

Feita por >Reis · 4 abr 2023 Psicologia infantil

Atualmente moro com minha sogra e sogro, até os 5 meses morei fora do Brasil e vim em dezembro trazer minha filha para os avós conhecer. Há uns 10 dias comecei achar estranho minha filha não quer ficar comigo, desde sempre sou eu quem cuido, faço dormir, dou mama, banho, troco fralda, me ausento 1 x ao dia p ir na academia, mas ultimamente ela nao quer ficar comigo nada nada! Eu pego e ela chora muito pra ir para minha sogra, eu estou desesperada já chorei tanto, parece que ela não gosta mais de mim, eu cuido tão bem, sou tão carinhosa, brinco com ela, digo que a amo tanto, oro com ela.. eu estou em prantos com isso

A melhor resposta 5 ABR 2023

Olá Reis! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! Há detalhes que no automático da rotina de vida não percebemos. Certamente isso se resolverá rápido. Coisas como tom de voz, perfume, forma de aproximação, cor de roupa, forma de pegar, horários, dinâmicas de interação, podem estar representando para ela, algo. Observe, em silêncio, com atenção, sua interação, a interação da avó, capte as diferenças. Tenha calma, sabedoria, empatia, observação com muita paciência.
Caso as coisas permaneçam, entre em contato com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

7 ABR 2023

Reis
Como voce está contigo mesma? Tua filha chorava quando voce cuidava dela?
Como está teu nível de angústia, tristeza, ansiedade? Ou depressão?
Voce se sente agitada? Nervosa? Com raiva?
Estou fazendo todas estas perguntas, para voce perceber como voce está, se está em paz contigo mesma ou não.
Tem marido? Como está com ele? Como está a tua realização sexual?
Qual o nível de realização dos teus sogros? São pessoas felizes?
A criança percebe o estado emotivo das outras pessoas, por isso, pode estar sentindo determinadas coisas quando voce está com ela...
Não estou afirmando nada; apenas pensa e analise-se; mas não te julgue e nem julgue ela e se os avós são pessoas positivas, não há nada a temer. Acalme-se e relaxe. Daqui a pouco, tudo volta à normalidade.
Abraços

5817 respostas

5 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 ABR 2023

Olá! Então, podem existir diversos fatores que fazem com que a criança chore e isso não significa que ela não goste de você. Nesse sentido, seria interessante, primeiramente, identificar o motivo desse choro. É preciso identificar qual que é a função desse choro para a criança, podem ser diversos fatores como um cheiro, algum estímulo visual, alguma necessidade ou até mesmo algum momento em que a criança esteja mais propensa ao choro, mas o mais provável é que o choro tenha alguma função específica de solicitar algo e não de demonstrar que não quer estar com você. A princípio, você pode ficar tranquila pois não é que ela não goste de você, há algo externo a sua relação com ela de mãe-bebê que faz com que ela chore. O ideal seria tentar observar em quais momentos que esse choro ocorre, qual o ambiente, como você está, como você reage ao choro, o que a faz parar de chorar, observando o que a criança está precisando e o que ela parece não gostar e trabalhar em cima disso.
Com essas informações é isso que eu posso te orientar.
O ideal seria que eu pudesse te ouvir mais para uma melhor compreensão da situação, nesse sentido, me encontro em total disposição para agendamento de uma consulta para que possamos conversar mais sobre o seu caso, para entender e te auxiliar!

João Prim Psicólogo em Palhoça