Autistas tem dificuldade em amadurecer?

Feita por >Carol melo · 14 mai 2022 Autismo

Tenho 20 anos e sou autista nível 1 consigo fazer a maioria das coisas sozinha mas mesmo sem querer me comporto como criança, me interesso mais por dinossauros do que por garotos, gosto de parques e brinquedos invés de festas e bebidas, tenho amigo imaginário e durmo com uma tigresa de pelúcia estou fazendo essa pergunta por que minha irmã me chama de estranha e pediu para eu procurar respostas para isso

A melhor resposta 15 MAI 2022

Oi Carol Melo,
Não, autistas não tem dificuldades em amadurecer, desde que não queira de comparar com o “normal” que a sociedade, o sistema pinta. O sistema no qual estás, se organizou com suas normas, conceitos, crenças, cultura, classificou as coisas como inferior (abaixo do normal), médio (normal) e superior (acima do normal); treinou principalmente o sistema de ensino a lidar com o normal, com aquela faixa média e poco sabe do que está abaixo da média e acima da média, é um sistema medíocre.
Você sendo autista tem coisas que estão acima da média, percebe coisas que os medianos não percebem, mas eles te classificam como anormal, claro porque não estás dentro da norma mediana e por isso te julgam.
Precisa portanto, aprender quem é você, como a sua mente funciona e como saber lidar com o sistema, adquirir flexibilidade e diplomacia para enfrentar os julgamentos dos outros, ser você mesma e conquistar a vida que você quer para você.
Faça Psicoterapia de autenticação.
Abraços. Sei que vai conseguir.

5892 respostas

15 MAI 2022

Olá Carol! Obrigado por escrever. Cuidado, muito cuidado com os diagnósticos. Muitas vezes eles precisam ser revistos. Além disso, pessoas contêm diagnósticos, não são diagnósticos que contêm pessoas. O que amadurece é a experimentação de vida plena, ética, planejada, estratégica. Há muitas meninas que se interessam por dinossauros, a maior parte das crianças que vivem, em idade escolar, mais sozinhas, desenvolvem amigos imaginários. Isso, em certa medida é bom, pois indica a necessidade de socialização (necessidade primordial). Estranho, a rigor, todos somos. Cada pessoa é única, rica, rara, cheia de possibilidades e potencialidades. Precisam interagir, integrar-se aos bons costumes e obras culturais.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia e dengue verdadeiras, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto, pondere o uso de máscaras, assim como, evite aglomerações e criadouros de dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional