Alcoolismo tem cura?

Feita por >aparecidaManuela · 19 abr 2017 Alcoolismo

Porque cheguei ao fundo do posso para tirar meu esposo. Hoje ele vive numa clínica e eu vivo na espectativa dele sair de lá e me salvar

A melhor resposta 20 ABR 2017

O alcoolismo tem diagnóstico, sendo que é classificado em três níveis: leve, moderada e grave.
Se seu esposo foi internado é porque está no nível grave. Em casos de dependência nível grave é necessário internação. São casos de grande comprometimento da saúde física, perda de vínculos, relacionamentos bastante abalados, e a necessidade da desintoxicação e o afastamento de ambientes de influência como bares, clubes, festas.
Alcoolismo não tem cura. Mas é plenamente possível o controle da doença, estabelecendo uma vida saudável e produtiva com qualidade nos relacionamentos sociais e familiares, por meio da ajuda profissional.
Qualquer dúvida, estou à disposição para esclarecimentos e orientação,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

21 ABR 2017

Depois de um diagnóstico de alcoolismo é necessário que a pessoa se monitore pelo restante da vida, mas existem muitos casos em que a recuperação é muito satisfatória.
Infelizmente o alcoolismo acaba afetando toda a estrutura familiar, por isso é muito importante que você também procure ajuda psicológica, para sentir-se mais segura e confiante em si mesma.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

20 ABR 2017

Olá Aparecida!
O alcoolismo não possui cura, sendo indicado que o tratamento seja contínuo e que não seja feita ingestão de álcool para prevenir recaídas.
Tente dividir suas dúvidas e angústias sobre seu esposo com os responsáveis da clínica, obtendo informação sobre seu caso específico e estimativa de alta.
A doença exige cuidados mas o controle é possível, permitindo que seja levada uma vida normalmente.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 ABR 2017

Olá Manuela.
Primeiramente, sinto muito que esteja passando por isso. Uma situação assim reflete em toda a família. Segundo a literatura médica, o alcoolismo não tem cura, mas tem tratamento permitindo que a pessoa tenha uma qualidade de vida. E esse período em que ficar ele internado será importante para sua desintoxicação e perceber que ele pode caminhar sem o alcool. Entretanto, outra parte de seu desabafo que me chamou a atenção é o fato de você dizer que espera que ele a salve. Eu acredito que você é a pessoa que pode se salvar, que pode se cuidar. Você é a grande protagonista de sua vida e tem todos os recursos para isso. As vezes só precisamos de ajuda para conseguir enxergar esses potenciais.
Desejo-lhe muita prosperidade.
Coloco-me à disposição.
Abraços,
Guillian dos Anjos

Guillian dos Anjos Psicólogo em Santos