Adolescente de 12 anos pergunta para que viver

Feita por >Edna · 23 fev 2016 Adolescência

Meu filho tem 12 anos e tem uma autoestima muito baixo, fica perguntando para que viver, por que viver.

Meu filho é muito sozinho, filho único.

A melhor resposta 23 FEV 2016

Bom dia Edna
Edna quando um adolescente começa a verbalizar que deseja morrer, que a vida não tem sentido, é bom não ignorar e procurar ajuda psicológica porque a fase da adolescência é uma fase da idade muito conflituosa que envolve fatores hormonais do próprio desenvolvimento, fatores cognitivos de desenvolvimento da identidade, desenvolvimento físico e psíquico que em alguns adolescentes pode pode vir com uma possível depressão, distanciamento social e outras complicações. O próprio ambiente familiar pode está interferindo neste seu comportamento e nem sempre é percebido pelos pais. Escute seu filho não só na verbalização como no seu comportamento e o ajude procurando um profissional para ajudá-lo porque muito que ele sente ou pensa, pode ter certeza não verbalizado e pode se tornar em ações.
Atenciosamente a Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

1 MAR 2016

O mais importante é perceber que muitos dos questionamentos dos jovens possui duas orientações.
A primeira se baseia em "organizar" o mundo emocional de seu filho, auxiliando a lidar com o isolamento social.
A segunda seria de carater existencial, isto é, seu filho tem uma inquietude em torno do sentido da vida e é fundamental que essa resposta ele consiga dos pais ou cuidadores ou até mesmo de pessoas próximas.

Samy Roizman Psicólogo em São Paulo

4 respostas

29 FEV 2016

Boa Tarde Edna!
Como você já identificou que a auto estima do seu filho está fragilizada seria importante avaliar como anda o funcionamento escolar e social dele, além do familiar. A face da adolescência é um grande teste para o amor próprio. Como o problema já foi identificado agora é hora de ajuda lo a enfrentar esse momento com diálogo e procurar ajuda profissional é fundamental. Boa Sorte!!!
Att: Yelris Pessôa
Psicóloga clínica

25 FEV 2016

Ola Edna , em primeiro lugar a parabenizo por olhar par aseu filho com esse cuidado. É comum pais ouvir falas desse tipo e avaliarem com menos valia. Por isso parabéns viu!
Bom no que diz respeito a fala de seu filho penso ser importante avaliar melhor, ou seja conhecendo mais profundamente o que o leva a ter esse tipo de pensamento e fala, para que entendamos o que o motiva e desmotiva também .
Creio que uma avaliação Psicológica , possa auxilia los neste quesito.

Espero ter ajudado.

Forte abraço
att Gisele Manzotti Psicologa Clinica

Gisele Manzotti Psicólogo em São Paulo

9 respostas

25 FEV 2016

ola edna!!!! saudaçoes!!!!!! me parece que seu filho esta deprimido.....leve-o ate um psicologo,ok? vai melhorar muitissimo!!!! um abraço fraterno, sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa-

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

24 FEV 2016

Boa tarde Edna, Assim como meus colegas responderam, deverá tanto conversar com seu filho, como procurar levá-lo a um psicólogo para ver o que está acontecendo com ele. Nesta idade inicia-se muitos problemas de comportamento devido a pensamentos e sentimentos que não funcionam de acordo, o que faz baixar a autoestima. Veja também se está tendo algum problema na escola, mas não brigue com ele ou o ameace.

Marinez Rangel Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

24 FEV 2016

Ola Edna, é super importante você procurar um apoio profissional. A baixa estima por vc relatada, pode ser decorrente de inúmeros fatores, alguns tipicos da idade, porem que são significativos e influencia na etapa de vida dele. Acredito que para você a terapia é importante também pois seu filho passara a partir de agora a tomar maiores atitudes, ira buscar mais autonomia, e que diante disso, a forma como lidamos com as situações cotidianas são fundamentais para fortalecer a auto estima dele e claro, que ele possa sentir em casa a segurança, um porto seguro, diante das atitudes por ele tomadas. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

24 FEV 2016

Bom dia Edna,
A adolescência é um período muito complicado, pois não se é mais criança para várias coisas, porém ainda não se é adulto para muitas outras coisas. Sugiro, assim como a colega Ussénade, que, além de procurar um psicólogo para lhe auxiliar nesse momento, também leve em consideração o que seu filho está lhe dizendo e não ache uma bobagem ou "coisa de adolescente", pois baixa autoestima e questionamentos do estilo "para que viver", é um sinal de alerta para possível pensamento suicida. Talvez não seja o caso, mas isso só será possível compreender em uma consulta especializada com ele. Converse mais com seu filho e tente compreender o porque desse questionamento. Ás vezes pode ser somente uma desilusão amorosa (sim, com 12 anos) ou problemas com os amigos.
A adolescência é uma fase em que tudo é "8 ou 80". É um momento em que não ir aquela festa significa que "vai ser excluído do grupo", "não se tornará popular", "sua vida perderá o sentido" (por exemplo).
Espero ter ajudado,
Atenciosamente,
Camila

Psicóloga Camila Schultz de Amorim Psicólogo em Florianópolis

4 respostas

23 FEV 2016

Cara Edna
Se o seu filho está questionando a vida, se é solitário e tem auto-estima baixa, é bom buscar ajuda.
Esta é uma fase extremamente importante da vida, cheia de novos desafios e de questionamentos.
Procure uma psicóloga para acompanha-lo em psicoterapia, isso poderá ajudá-lo.
Importante também conversar na escola e procurar verificar se ele não está sofrendo bullying. Peça ajuda da escola e se for necessário, troque de escola. Ele precisa de ajuda e a escola é um ambiente onde todas as dificuldades aparecem espontaneamente, portanto onde é fácil de intervir.
Outra coisa importante é ajudá-lo propondo recursos, como colocá-lo em um grupo de esporte, ou clube onde possa fazer amigos e se divertir, grupos musicais etc, etc que ele possa estar mais em grupo.
Além disso tudo, responda pra ele, pra quê viver? Qual é pra você o sentido da vida? converse de forma positivista e amorosa, dando-lhe esperanças.
Boa sorte!
Sandra Colaiori

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo