A necessidade de um espaço no relacionamento.

Feita por >MARIA BEATRIZ CAVALCANTI MAIA · 11 mai 2024 Abordagem psicológica

Eu e meu namorado temos um relacionamento que tem um pouco menos de 1 ano, ele é uma pessoa bem estressada, sempre foi assim e eu sabia disso quando começamos a ter um relacionamento, acontece que toda vez que discutimos em algum momento ele se afasta e diz que precisa ficar sozinho, eu obviamente respeito o espaço dele embora seja algum difícil para mim por conta que tenho ansiedade e a comunicação e a necessidade de resolver tudo o quanto antes sempre é algo que torna esse momento um pouco mais desconfortável, depois que ele toma o tempo dele a gente conversa com calma mas durante esse tempo eu fico muito mal, em alguns momentos chego a parar o que tinha que fazer no dia para ficar esperando o momento em que ele quer conversar comigo.
eu entendo a necessidade de um espaço e de um tempo, mas o fato dele precisar ficar longe de mim é algo que me deixa muito desconfortável e insegura, ele disse que ele é assim com qualquer pessoa e que não é algo pessoal, mas queria saber um modo de lidar com isso de uma maneira mais saudável para mim e para o meu relacionamento.

A melhor resposta 12 MAI 2024

Olá Maria.
Pelo relato, percebo desconforto, de sua parte, em relação ao comportamento dele.
Sugiro acompanhamento psicológico para você trabalhar ansiedade e relacionamento afetivo.
Por trás de qualquer desconforto há sentimentos que precisam ser trabalhados.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

708 respostas

12 MAI 2024

Bom dia, Maria Beatriz! Obrigado por escrever. Vocês são jovens, já testaram esse relacionamento, não deu certo. Namoros são para isso mesmo. Mas namoros são contributivos antes de, aproximadamente os vinte e sete anos de idade, se não forem a prioridade maior das pessoas. Nossa cultura é complexa. Precisamos entender a natureza humana, nossa essência de identidade. Isso se faz com estudos sérios e consistentes, com trabalho comprometido, com turmas de esportes coletivos de contato, com grupo de teatro, cultura, arte. Não se pode, em hipótese alguma, abrir mãe de forma vínculos de qualidade com conhecidos e colegas que sejam éticos e saudáveis. Sem contexto da socialização mais ampliada, o casal fica dependente mutuamente, sufoca um ao outro, não desenvolve entendimento da cultura mais ampla.
Amadureçam, tenham coragem, de muito antes de qualquer outra, pessoa, cada qual amar a si mesmo, namorar a si mesmo. Você está se respeitando? Você está se valorizando?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.