21 anos e estou enlouquecendo

Feita por >Lali104 · 23 dez 2022 Desenvolvimento pessoal

Minha vida toda me falaram que se eu estudasse muito, eu iria conseguir um bom trabalho. Meus pais sempre lutaram para me por na melhor escola da região e por isso tive uma boa educação no ensino médio. Me falaram para estudar algo bom na faculdade e escolhi Relações Internacionais. Estou terminando o curso e nunca consegui um estágio na área. Me falaram "faça inglês" e eu fiz. "Faça espanhol", eu estou fazendo. Até francês eu fiz por um tempo... Informática no senac? Excel e todas essas coisas que falam que o mercado de trabalho pede? Fiz. Aí me falaram que hoje em dia apenas com indicação e adivinha? Não consegui ainda assim. Pelo visto, eu devo ser o problema. Me falaram sobre a diferença entre emprego e trabalho, então desci pelo meu bairro e entrei em cada loja de roupa, cada loja, cada mercado, procurei trabalho em tudo. Nunca consegui. Tentei concurso e nada. As pessoas olham para mim e acham que eu tenho 14 anos por conta de minha altura e meu rosto que transparece ser mais nova. Eu to enlouquecendo, tenho 21 anos e se quer trabalhei na vida. Vejo colegas que não estudaram nem ensino médio direito e já estão trabalhando, casando e tendo sua própria casa. E eu aqui.. estagnada. Toda vez escuto de muitos que sou comunicativa, muito responsável e inteligente.. mas no fim do que adianta? Eu não aguento mais um no desempregada...

A melhor resposta 26 DEZ 2022

Olá Lali
Há muitas pessoas que por insegurança saem fazendo vários cursos e pensam, quando terminar este ou aquele curso vou estar mais qualificada para trabalhar naquilo que desejo. Mas os cursos não ensinam a procurar emprego, a ter marketing pessoas, nem a ser empreendedores, muito menos a se relacionar no ambiente de trabalho e ter inteligência emocional.
Sugiro que busque acompanhamento psicológico para entender melhor o que está acontecendo, um acompanhamento psicológico com direcionamento de Orientação Profissional, seria mais indicado no seu caso.
Sugiro que leia sobre marketing pessoal e se valorize, não se procura qualquer emprego (você comentou sobre ir de loja em loja atrás de trabalho), você precisa de metas bem definidas e talvez mais ações na direção do que pretende, pois ações isoladas não costumam trazer muitos resultados, mas várias ações e conjuntas costumam ser a chave para se conquistar suas metas.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JAN 2023

Olá LIli
Voce está decepcionada com o resultado do teu investimento...
Este é o resultado por ter seguido a narrativa dos sitema: "voce não sabe nada, aprenda menina, faça o que eu digo, eu sei das coisas, voce não sabe ainda, precisa aprender, certo é fazer isto, não faça aquilo que é errado, é pecado... o certo é estudar para ter um bom emprego..."
Tudo isso voce deve ter ouvido seja através dos pais, da escola, da sociedade, da religião... voce foi forçada a substituir a tua inteligência natural pela intelectualidade, para seguir a opinião dos outros... agora percebe que a relaidade é outra e se sente enganada, frustrada... mas, nem tudo está perdido, se habilitou, tem conhecimento e isto vai te auxiliar...
Porém, precisa agora recuperar a tua inteligência vital, precisa saber quem é voce, não o teu histórico, qual a tua verdadeira identidade e qual o objetivo da tua vida, qual o teu propósito de vida.
Sem isso, a vida é um vazio, um sentimento de inutilidade, de estar sendo usada pelo sistema.
Voce é vida e está num sistema; precisa viver a vida e saber usar o sistema em teu benefício.
Precisa se autenticar segundo as coordenadas da vida pois enquanto se esforça para compreender a vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Voce tem apenas 21 anos, já adquiriu conhecimentos e habilidades... verifica e resolva as tuas carências, tua dependência.
Faça Psicoterapia para se entender, se conhecer e iniciar o teu caminho.
Abraços

5817 respostas

28 DEZ 2022

Olá, Bom dia!

Entendo perfeitamente seu relato e sei o quanto os jovens estão sofrendo nestes últimos anos em relação ao mercado de trabalho, vivemos algo muito diferente, foram 02 anos intensos de pandemia.

Sobre a questão das pessoas te olharem como se fosse mais nova, eu também já sofri muito com isso e só quando busquei psicoterapia e trabalhei autoconhecimento e a autoestima que consegui me livrar destes pensamentos.

Quanto a questão profissional, não desista, você é jovem e está muito bem preparada para o mercado de trabalho. Acredito que a melhor saída seria buscar um processo de orientação profissional, primeiramente para se encontrar e decidir se sempre buscou algo que gosta realmente. Geralmente, o processo de orientação profissional tem uma duração rápida e auxilia os jovens a se encontrarem como pessoa e como profissional, além de auxiliar no preparo para entrar no mercado de trabalho, busque mais informações sobre isso.

Outra questão é o 1º emprego, uma boa alternativa seria os estágios ou programas de trainee, porém estágio você consegue enquanto cursa ensino superior, mas é uma grande porta também. Procure saber também se na sua cidade tem alguma instituição que auxiliam e encaminham os jovens para o mercado de trabalho como aprendiz, pois a idade é até 24 anos, então você ainda se encaixa.

Outra alternativa é começar a execer algum trabalho voluntário, mesmo que não tenha remuneração, te dá experiência que você pode mencionar em seu currículo.

O Linkedin é uma boa ferramenta para divulgar você como profissional, além de ter acesso a milhares de vagas presencial e remoto, aposte em um perfil lá também.

Não desista, monte seu currículo, não esqueça de colocar as experiências que já teve (mesmo não sendo registradas) e os cursos realizados.

Espero que tenha te ajudado.

Ana Cecília Tagliagerro / CRP 06/170476
Psicóloga clínica e orientadora profissional.

Ana Cecilia Amaro Tagliaferro Psicólogo em Mogi Guaçu

6 respostas

26 DEZ 2022

Olá, Lali!

Entende perfeitamente sua preocupação. Vejo, pelo seu relato, que é uma jovem muito dedicada, estudiosa e que corre atrás dos seus objetivos e isso por si só já é excelente. Já é o primeiro "ingrediente" para se alcançar o que tanto almeja: um emprego/estágio e sua independência financeira.

São diversos os fatores que envolvem a busca de um emprego/estágio, que não somente a competência técnica e o interesse. Precisaríamos entender um pouco melhor sobre as suas tentativas de busca e de que forma poderíamos deixar seu perfil profissional mais "atraente" para os olhos de um entrevistador, a uma vaga de emprego. Porém, também não podemos esquecer esses 2 ano e meio de pandemia que dificultou muito a busca de oportunidades.

Seria interessante para você realizar um acompanhamento terapêutico com foco nesta ansiedade que está sentindo por ainda não ter entrado no mercado de trabalho, e com foco nesse auxílio profissional. Além disso, não acha que está sendo injusto da sua parte se comparar com os outros? Uma vez que cada um tem uma história de vida diferente e não sabemos quantos facilitadores ou dificultadores cada um teve na sua história. Que tal mudar a lente e ao invés de se comparar com os outros, se comparar com a Lali do passado? O quanto você evoluiu se comparando com si própria de alguns anos atrás?

Qualquer dúvida estou por aqui!
Carolina Cohen - Psicóloga Clínica e Orientação Profissional.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

26 DEZ 2022

Oi Lali104! Que bom que você escreveu! Certamente você está refletindo a realidade de muitos. De certa forma as pessoas obtém a permissão para trabalhar aos dezoitos anos, ou após o serviço militar. Você está ansiosa, muito ansiosa, extremamente ansiosa. Altura, rosto, aparência, são elementos que precisamos temperar a nosso favor. De fato, trabalhar é diferente de ter emprego. Por todos as preparações que você escreveu, certamente você plantou e está plantando muito e isso, mais cedo ou mais tarde, implicará em colheita. É muito provável que alguém ache que você sabe demais para o serviço que ele tem, outro achará que você não tem experiência, outro ainda achará que você não apresenta o perfil. Essas coisas são corriqueiras.
Vamos conversar um pouco sobre essa questão de trabalho. Inicialmente será importante compreender mais detalhadamente tua forma de viver a rotina, conceber a si mesma, personalidade e rotina de vida.
Estou disposto a conversar com você.
Abraços!

8634 respostas

26 DEZ 2022

Olá Lali104, gostaria de parabenizá-la pela iniciativa em procurar ajuda psicológica para essa situação. Entendo perfeitamente o que você está dizendo aqui em sua narrativa, entretanto você esqueceu de lembrar que tivemos três longos anos de uma intensa pandemia que afetou economicamente em todos os sentidos o mundo todo e você não tem culpa disso mais não está vivendo numa bolha. Entendo a sua angústia em se inserir no mercado e se autoprover e assim tornar-se independente financeiramente de seus pais. Quanto a comparar-se aos seus colegas não adianta porque causa mais sofrimento e não resolve a situação, uma vez que cada pessoa tem a sua história de vida. Também compreendo que você tem pressa por vários motivos e que é pertinente a sua angústia. Mas que tal sair dos pensamentos negativos de comparação e de auto cobrança por situações que você não tem controle e tentar ampliar o seu leque de oportunidade com o que você tem nas mãos. "A vida as vezes no dá um limão azedo, mas precisamos saber o que fazer com esse limão azedo? E acredite, um limão azedo pode ser usado de várias formas". Não desperdice o talento que você tem dentro de você com pensamentos negativos e auto cobrança porque esse comportamento pode bloquear as suas potencialidades. Lembre-se, tudo na vida é fase e é passageiro. Caso você precise de ajuda, fique a vontade para entrar em contato.
Espero ter ajudado, att. à psicóloga Ussénade Maria de Oliveira

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife