Como faço para reaver minha autoestima?

Feita por >karina · 23 nov 2015 Autoestima

Me separei depois de 15 anos de casamento, só vivia para ele e meu filho, faz três meses, mas não consigo esquecer, fico procurando saber com quem está e o que está fazendo. Quero me libertar desses pensamentos e dele, doi muito, choro muito todos os dias.

A melhor resposta 23 NOV 2015

Olá Karina, boa tarde,
Realmente encarar uma separação é viver a dor de um luto, tudo aquilo que pensamos, desejamos, planejamos, atingimos como meta e vivemos, em algum momento, temos que deixar para trás, soltar, porque na realidade nada na vida é estático, tudo está em constante mudança, o tempo todo, até nós mesmos, só que não nos ensinaram assim, não é verdade? Pensávamos que, uma vez nossa vida ajustada e moldada, ela ia perdurar até o fim. Mas, infelizmente (ou felizmente?), a realidade não se mostra assim. Por isso, esse tipo de experiência é vivenciada como perda, porém se você conseguir refletir mais sobre as situações vividas até agora, verá, em vários pontos, que nada na vida é perdido, até as experiências sentidas como ruins, trazem ensinamentos e reflexões que podem nos libertar dessas amarras que nós mesmos criamos ao longo das gerações. No seu caso, observo que você traz um relato de uma vida vivida para o(s) outro(s), nessa posição, a sensação de perda é ainda maior; por isso é super válido que você procure um bom profissional para rever essas questões e outras que fatalmente aparecerão na análise, assim as transformações vão surgindo aos poucos e você poderá vivenciar novas sensações em relação a você e então poder fortalecer seu autovalor.

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

1 DEZ 2015

Olá Karina! Qualquer processo de separação é bem doloroso e sofrido, portanto é natural q vc esteja passando por momentos difíceis, pois a separação está mto recente. O rompimento de um relacionamento é sentido como uma perda e isto precisa ser elaborado como um "luto". Este momento é ideal pra vc procurar uma psicoterapia com um(a) psicologo(a) capacitado(a) e experiente, que lhe ajudará entender seu sentimentos e emoções, de forma q vc possa lidar melhor c esta situação.
Olha Karina, a vida é curta e temos pressa em ser felizes. Vc não merece adiar a sua felicidade por causa de um relacionamento interrompido. Tome uma atitude já e boa sorte!. Abç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

26 NOV 2015

Karina! Todo processo de separação é traumático mesmo. Nesses momentos posteriores a separação só lembramos das coisas boas vividas neste período, Tente focar no que não estava dando mais para continuar, pense nos pontos negativos dessa relação. A separação já aconteceu você tem claro os motivos, portanto é hora de olhar para frente e seguir. O acompanhamento psicológico neste momento seria positivo para você. Cada pessoa reage diferente. Uns superam mais rápido outros não. Um abraço

Maria Tiburcio Psicólogo em Vila Velha

30 respostas

26 NOV 2015

Ola Karine
Entendo o momento em que você está vivendo , de fato é muito difícil uma separação e esta dor é ainda maior quando ainda existe sentimento envolvido. Você está vivendo um luto , onde todos os sonhos , planos parecem que se perderam e que nada mais faz sentido , pois casamos com o pensamento e o desejo de viver juntos "até que a morte nos separe" mas nem sempre é assim. Mas use este momento para refletir em todas as situações vividas , nada esta perdido , ressignificar é preciso , o momento é de tristeza , mas é possível dar novo sentido a sua vida. Busque ajuda de um especialista , sei que é sofrido , mas este luto vai passar , permita- se passar por ele ( chore , sofra ) fale disso até se esvaziar , mas não permaneça neste luto . Dê a você a oportunidade de viver novas experiências , de vivenciar novas sensações , aproveite esse tempo para se descobri. Busque-se nada esta fora , tudo esta dentro.

Um grande abraço

Martha Severo

Martha Severo Lopes da Silva Psicólogo em Recife

18 respostas

25 NOV 2015

Oi Karina. Bom dia. A separação nos leva a um estado de luto. Eu falo que separação é uma morte complexa. Nos casamos no ideal romantico de foram felizes para sempre e , de repente nos vemos sózinhas. Parece o fim do mundo, mas felizmente não é. Mas é preciso trabalhar esse luto. Uma terapia ajuda bastante a passar por essa fase. Para te ajudar melhor, precisaria saber mais de voce. Coloco-me à disposição.
Um grande abraço
Léa

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

25 NOV 2015

Olá Karina! Apesar de ser um momento difícil, é importante não deixar de cuidar-se e se for possível procure ajuda de um psicoterapeuta para um acompanhamento.

25 NOV 2015

Bom dia Karina. A habilidade desenvolvida no meio social tem o seu valor como você teve ao longo de 15 anos no casamento. Neste caso, você está em uma nova dinâmica onde observa a necessidade de se reconstituir como pessoa em um novo ambiente com conquistas e perdas. Sugiro que você procure um psicólogo (a), pois este profissional terá a responsabilidade profissional de desenvolver estratégias para a reconstrução do seu pensamento, sentimento e comportamental tendo em vista a sua qualidade de vida.

25 NOV 2015

Bom dia Karina
Como você relata, seus objetivos nos ultimos 15 anos foram em prol da realização dos objetivos dos filhos e esposo. Porem nos nossos diversos papeis, algo foi esquecido, ou seja, os objetivos da Karina. Com certeza buscar um profissional é fundamental, para que ele possa contigo, retomar o que a Karina gosta, traçar metas pessoais, criar novos desafios. Com certeza o vazio que hoje você sente, é dolorido, mas também e necessário para a tomada de consciência e a busca um novo espaço no mundo: ou seja, seu empoderamento. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

24 NOV 2015

Olá Karina. O processo o qual está vivenciando é bem natural nesse momento... Conforme já comentaram, toda separação é uma perda (de algo), por mais que foi necessário. Um processo de psicoterapia se faz necessário justamente para em primeiro momento você se permitir viver esse luto e ver qual o significado dele pra você; posterior a isso você conseguirá investir em você mesma no quesito de qualidade de vida e autoestima, e esse se dará como um processo natural dentro da psicoterapia. Procure profissionais capacitados e entre nesse processo de psicoterapia, autoconhecimento e libertação. É a melhor forma de passar por esse momento de maneira saudável. Abraços e à disposição, Psicóloga Camila Kelin Menegolla Tacca - Chapecó/SC.

Camila Kelin Menegolla Tacca Psicólogo em Chapecó

18 respostas

24 NOV 2015

Karina, bom dia. Esse momento que está passando não é fácil. Elaborar o que se perdeu trás muita tristeza e dor. Mas é preciso olhar para frente , fazer essa transição e para isso seria mais fácil procurar a ajuda de um profissional. Em terapia vc poderá elaborar o luto e partir para uma vida nova. Boa sorte. Abs, Cláudia.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

24 NOV 2015

Bom dia, procurar uma análise e poder falar disso, já é uma boa maneira de você dar um outro significado à esses sentimentos.

Consultório de Psicologia Alexandra Machado Psicólogo em Niterói

1 resposta

24 NOV 2015

Olá, Karina.
Nenhuma separação é fácil. Você está passando por um processo doloroso, visto que não estava em seus planos a separação. Eu sugiro que você busque ajuda de um profissional, pois, conforme você relata, está tendo dificuldades para lidar com essa realidade sozinha.
Abraço,.

Psicóloga Joélia Santos Psicólogo em Salvador

15 respostas

24 NOV 2015

Complementando a outra resposta, de forma um pouco mais direta e teorica, num investimento amoroso de tanto tempo, e' comum que uma determinada cota de energia sua fique associada/ligada a esta pessoa. O luto, tanto de "objetos" perdidos para sempre quanto de objetos abandanados, demanda todo um esforço por parte do aparelho psiquico para ser religado/associado a outros "objetos" (pessoas, coisas, atividades). Se somado a isso, essa pessoa ou modo de vida com ela representar pra voce um simbolo mais forte, uma ilusao de vida perfeita/felicidade plena/fantasias infantis de continuidade, eternidade etc...E' inevitavel que a recuperacao se de aos poucos. Uma terapia pode facilitar esse processo...mas a busca ativa de novos "investimentos" dessa energia em outros lugares/coisas/pessoas...e' uma das poucas coisas que vai de fato acelerar o trabalho de luto.

Clínica Psicanalítica Bruno Matos Psicólogo em Fortaleza

2 respostas

24 NOV 2015

Olá Karina!

Não sei qual é a sua situação, mas sugiro que a primeira cosia que você faça seja preencher o seu tempo com alguma atividade, trabalho, academia, trabalho voluntário, cinema e etc, além de cuidar de seu filho.Quando estamos com a ocupação baixa ou em atividades muito rotineiras (aquelas que já não precisamos mais pensar para realizá-las) tendemos a pensar em coisas ruins.

O próximo passo é policiar os seus pensamentos. Tendemos também a ter pensamentos automáticos, isto é, pensamentos que não nos damos conta de sua existência. Eles simplesmente aparecem e vamos alimentando, como estes que você comentou "como quem está", "o que está fazendo" e a partir daí é provável que você comece um monólogo interno "Se ele falar isso, falo aquilo". "Na hora que ele fizer isso, vou fazer aquilo", as várias situações, muitas delas improváveis começa a aparecer a e fazê-la sofrer cada vez mais. Observar, então, estes pensamentos é extremamente importante, pois são eles que geram estes sentimentos desconfortáveis.

É claro que 15 anos de casados, não são 15 dias, porém se você pensa que é a pessoa mais infeliz deste mundo, você se sentirá a pessoa mais feliz deste mundo e tenderá a se comportar como tal. Aí as coisas demoram um pouco mais para melhorar. Encontrar um pensamento mais ajustado para esta a situação pode ajudar na sua recuperação. Seguindo o exemplo, uma possibilidade é pensar, "separação é algo que acontece com outras mulheres e muitas delas reconstroem suas vidas e são felizes. Eu vou ser uma delas". Provavelmente se sentirá mais forte, e se comportará como uma pessoa mais forte, que busca sua felicidade. Este é apenas um exemplo, tudo dependerá do que você realmente pensa/ acredita.

Este trabalho de reestruturação do pensamento às vezes não é fácil de ser feito sozinho e se precisar de ajuda, estou à disposição.

Espero ter dado uma mãozinha.

Abraços.

Ana Carolina de Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

24 NOV 2015

Olá Karina, um término sempre será difícil. É necessário um tempo para elaborar todo sofrimento que você está vivendo. Mas é importante começar a pensar em como tem se relacionado com as outras pessoas. Quando você diz que vivia somente para seu marido e filho me veio a indagação: e você? o que tem feito por você? quais seus investimentos? É necessário gostar primeiro de si mesma, para só depois poder viver um relacionamento saudável. Colocar-se em função do outro gera uma insatisfação pra você e uma pressão de quem está ao seu redor para suprir suas expectativas. Busque um profissional para se conhecer melhor, descobrir seus potenciais e aprender a viver junto e não em função de outra pessoa.
Abração
Denise A. Costa

Psicóloga Denise A. Costa Psicólogo em São Paulo

8 respostas

23 NOV 2015

Olá Karina. Bom, sugiro que busque a ajuda de um psicólogo, visto que está muito difícil para você passar por esse momento sozinha. Você está passando por uma espécie de luto, que é a reação a um tipo de perda, de rompimento com algo que fazia parte da sua vida. Surgem sentimentos depressivos, de isolamento, falta de prazer, hostilidade e outros, mas é, muitas vezes, necessário que a pessoa vivencie este processo, para que seus sentimentos não fiquem reprimidos e traga outros problemas piores. Com o auxílio de um profissional, e com o tempo, é possível você conseguir superar essa dor, reestruturar sua vida e sua autoestima, resgatar laços sociais, e construir novos objetivos. Espero que melhore, e receba a ajuda que precisa. Att, Débora Da Rós

Débora da Rós e Silva Psicólogo em Vitória