Como evitar que minha vida amorosa afete minha autoestima?

Feita por >Ana · 2 ago 2016 Autoestima

Sou nova e reconheço que ainda há muito para viver, mas minha vida amorosa sempre foi um desastre e destrói a pouca autoestima que tenho. Já tive início de depressão e mudei de cidade aos 17 anos por um término de namoro. Sinto que coloco muita intensidade, muito empenho e muita dedicação na pessoa quando estou apaixonada e relevo atitudes que só me machucam por não conseguir desistir de ter um relacionamento. Me apaixonei três vezes na vida e levo anos pra superar, mesmo sendo tratada feito lixo ou milésima opção.

O mais perto que cheguei de um relacionamento foi da última vez, que inclusive me senti mais preparada para isso. Porém, depois de muito sofrer e de muitas idas e vindas, ele me disse que gosta de mim, mas não consegue me amar, que faço tudo certo, mas ele não consegue me amar. Moramos em cidades diferentes e estávamos nessa relação conturbada há uns cinco meses. Como conseguir ouvir que mais uma vez não fui suficiente - mesmo me dedicando como nunca e me doando inteiramente - sem deixar que isso continue destruindo minha autoestima e até mesmo minha vontade de tentar me relacionar?

A melhor resposta 3 AGO 2016

Olá Ana, as pessoas só nos trata da maneira que permitimos que sejamos tratados, porque permite que te tratem como lixo? Você "ama" intensamente e se doa mais pros outros do que pra você mesma. Ame-se primeiro, se valorize, sendo assim se sentirá mais forte para entrar em um relacionamento, olhe pra dentro de você, veja quantas qualidades tens, quais são suas virtudes. Avalie sua relação e suas escolhas. Penso que precise de um acompanhamento de um psicólogo para te ajudar a elaborar melhor essa questão.
Boa sorte,
Fernanda Rodrigues

Fernanda de O. R. Nascimento Psicólogo em Nova Iguaçu

11 respostas

26 AGO 2016

Olá Ana.

Que carência é essa que te tem feito mendigar o amor dos seus namorados?
Uma psicoterapia seria importante para você se autoconhecer e perceber porque se comporta assim nos relacionamentos.

Atenciosamente

Mária José

Maria José Machado Jorge Psicólogo em Ribeirão Preto

44 respostas

15 AGO 2016

Primeiramente, você precisa se dedicar a si mesma com esse mesmo esmero. Você tem que achar o que amar em Si mesma antes de esperar amor dos outros. Não é fácil se amar, mas é fundamental. Procure um psicólogo para te auxiliar nessa caminhada. Não permita que ninguém te trate mal, nem como lixo. Você é merecedora de amor, de felicidade e de um relacionamento bom. Mas antes de conquistar isso, você precisa trabalhar em sua auto estima. Sinta se bem consigo mesma, se ame. E então você conseguirá ser amada. Não deixe que seu amor para consigo mesma dependa dos outros. Não coloque sua felicidade na mão dos outros. Seja responsável por sua felicidade e o amor baterá saudável em sua porta.
Se precisar, faço atendimento por Skype.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

4 AGO 2016

Ana, querida Ana,
ESta conta parece que está errada. Você contabilizou toda a relação e pôs na ponta do lápis todo o investimento que fez, sem retorno.
Como está o seu amor? Como vc pode ter tanto amor por outro e sobrar nada pra vc?
A conta sempre será injusta assim. Se vc der tudo para o outro, onde ele investirá o amor dele? Se vc nada será, além de amor por ele?
Vamos refazer estes cálculos?
Procure um psicanalista, Ana. Procure vc mesma. Parece que vc sumiu de tanto se doar "em vão".
Abraço pra você.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

3 AGO 2016

Porque permite que te tratem como um lixo? Você merece ser amada simplesmente por ser uma pessoa e pelo fato de existir. Não precisa se sujeitar ao que se sujeita apenas para não ficar sozinha. Somos amafos pelo que somos, não porque fazemos isso ou aquilo para alguém. Quando se 'ama' por receber algo de alguém isso não é amor e sim utilidade. Ser útil não é ser amado. Aliás sabemos que amamos alguém quando, apesar de inútil, queremos ficar perto e ter a companhia dessa pessoa. Amar porque se recebe algo ou algum favor de alguém caracteriza-se um interesse.
Muitas vezes não recebemos amor na infância ou não o recebemos como precisávamos ter recebido e crescemos nos sentindo culpados por acharmos que não fomos suficientemente bons para termos sido amados. Isso faz com que passemos a vida inteira mendigando o amor das pessoas. Quando isso acontece, precisamos rever nossos valores, nossa forma de amar e a forma como aprendemos o amor e tudo que o envolve.
É preciso rever sua trajetória de vida e reformular primeiro o amor a si mesma antes de amar alguém e sê deixar ser amada por alguém. Amando-se primeiro você poderá amar melhor e até crescer no amor com uma outra pessoa que a ame e valorize. Acho que você precisa de uma ajuda mais de perto para reaprender a se valorizar antes de valorizar mais ao outro do que a si mesma. Estamos às ordens. Disponha.

Maria Márcia Verona Psicólogo em Belo Horizonte

24 respostas

3 AGO 2016

Olá Ana! Me parece que você tem depositado muita expectativa na outra pessoa e esquecendo de si mesma, de outros aspectos da sua vida, e isso afeta a sua autoestima. Isso pode estar ocorrendo por uma demasiada dependência de afeto, insegurança também. Buscar ajuda em psicoterapia te fará muito bem, para trabalhar autoestima, medos, melhorar a assertividade nas escolhas. Espero ter ajudado. Um abraço! Cleberson

Psicólogo Cleberson Taborda Psicólogo em Itajaí

11 respostas

2 AGO 2016

Ana, para que suas relações deixem de afetar sua autoestima, precisas te conhecer e a melhor maneira de fazer isso é com a terapia!
Quando nos conhecemos, passamos a dar valor primeiramente para nós, colocando-nos em primeiro lugar. Se as pessoas te tratam mal é porque permites que isso aconteça, por sempre deixar passar e continuar como se nada tivesse acontecido.

Espero ter ajudado!

Att.
Rivaldo Yagi

Psicólogo Rivaldo Yagi Psicólogo em Itajaí

11 respostas

2 AGO 2016

Olá Ana!
Parece que você se dedica ao máximo e esse investimento não é suficiente para ele, primeiramente você deve refletir que temos limitações e que muitas vezes o nosso máximo não cumprirá as expectativas do outro.
Vivenciar estas situações onde você se percebe como insuficiente está lhe trazendo muito sofrimento e prejudicando sua auto-estima.
Se tiver disponibilidade, procure ajuda de um psicólogo para que se fortaleça emocionalmente e vivendo um processo de auto-conhecimento possa entender um pouco do seu funcionamento que a deixa muito vulnerável nos relacionamentos afetivos, deixando muitas marcas emocionais.
É importante também que você faça o acompanhamento psicológico em função deste início da depressão no passado, realizando um tratamento preventivo de sua saúde mental que trará inúmeros benefícios na sua saúde e qualidade de vida.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

2 AGO 2016

Olá Ana, aparentemente você tem dificuldade em lidar com relacionamentos, investindo muita energia e expectativas no outro e esquecendo de si mesma. A melhor alternativa seria você realizar psicoterapia, pois facilitaria você compreender de forma mais significativa esse seu comportamento frente aos relacionamentos e aprender a lidar consigo mesma, com seus medos, inseguranças e falhas. Busque um psicólogo na sua cidade, vai ajudar bastante. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 AGO 2016

Oi Ana,

Entendo seus questionamento, mas minha sugestão é que busque uma terapia para que trabalhe sua autoestima. Pois você se amar primeiro antes de amar uma outra pessoa, você precisa se conhecer e ao se conhecer bem você pode repensar suas atitudes em relação ao outro.

Psicóloga Marília Rios Psicólogo em Salvador