Minha família destrói minha autoestima

Feita por >Karine · 8 dez 2019 Autoestima

Sou extremamente tímida, não consigo nem olhar nos olhos ou comer em público. Por conta disso, meus pais vivem me criticando, julgando, humilhando. É uma tortura pra mim. Meu pai diz que eu nunca vou crescer na vida, nunca vou ter ninguém, vou ser sempre a mesma garota inútil de sempre. Como eu sou um pouco acima do peso, ele me chama de obesa, gorda, baleia. Isso me magoa muito.
Ele me acha muito esquisita, e vive me comparando com pessoas que são o oposto de mim. Tipo, pessoas que são bastante sociáveis. Isso me faz me sentir um ser inútil, é como se eu não devesse existir. Mas a verdade é que eu não me sentia mal assim antes. Na verdade, eu gostava do meu jeito. Sempre fui tímida, e não me via tanto na necessidade de ser alguém extremamente extrovertido. Mas de um tempo pra cá, isso está se tornando algo muito insuportável. Antes minha timidez era moderada, mas agora, piorou. Sou muito, muito insegura.
Meu pai acabou com a minha autoestima, literalmente. Agora estou tentando ser quem eu não sou, estou me sentindo como se fosse obrigada a interagir com todos, ser obrigada a perder peso, sendo que eu gosto do meu corpo e isso não está prejudicando minha saúde em nada. Estou me sentindo mais humilhada ainda.
Ele gosta de me constranger em público.
Estou me esforçando a fazer coisas que não quero, apenas para agradá-lo.
Fiquei 4 anos sem amigos.
Mesmo com toda aquela minha timidez, eu ainda fazia amigos. Do meu jeito, sem pressa. Encontrando às pessoas certas para serem meus amigos, pessoas que eu me sentiria confortável. Mas agora, não tenho disposição pra isso. Me tornei alguém extremamente a anti-social, que foge de situações sociais por vergonha e pra não quer que interagir, porque já acha que os outros irão te julgar, te humilhar, te desprezar. É um inferno.
Estou muito perfeccionista, sempre buscando à perfeição, sendo que não existe. Quero às coisas sem defeitos, isso vale pra mim. Quero ser uma pessoa do jeito que meu pai quer, mas ao mesmo tempo, eu paro e penso, porque tenho que mudar quem eu sou por causa dele? É muito difícil não ligar. É alguém que convive com você diariamente, ouvir isso todos os dias, é insuportável.
Ainda sofro bullying na escola, e tendo que aguentar às pessoas te olhando como se você fosse um ser de outro mundo, por ser alguém muito fechado e misterioso.
Minha mãe reclama da minha aparência, ela vive me comparando com as outras meninas. Isso é irritante, e ao mesmo tempo me dá vontade de chorar. Porque é como se ela se arrependesse de ter tido eu, ela diz que me ama, mas nunca fez nada que demonstrasse esse "amor". Sempre quando eu escolho uma roupa ela diz que é imoral, ou que eu tenho mal gosto. Ela quer mandar em mim em tudo, até no meu cabelo, nas minhas roupas, em TUDO. Não é à toa que eu sou uma pessoa muito insegura, parece que nunca vou amadurecer e sempre dependerei dela.
Meu irmão me bate muito. Se acha superior à mim, diz que eu só faço merda, etc. Mal nos falamos, é como se fôssemos desconhecidos.
Enfim, minha vida é assim. Sinceramente estou pensando em me matar, fugir, ou sei lá. Mas é mais por causa do meu pai. Eu não contei tudo que ele faz comigo, são muitas coisas.
Cheguei a um quadro depressivo. Acordo sempre pensando em morrer. Sempre pensando o que eu vou ser no futuro. Porque do jeito que meu pai fala, provavelmente uma pessoa inútil. Não consigo comer direito, estou fazendo exercícios, mas sem vontade nenhuma. Não sei porque faço isso tudo pra ele. Quando eu acerto em algo, ele ignora. Mas se eu errar ele me dá um tapa na cara.

A melhor resposta 9 DEZ 2019

Oi Karine,
A Vida é perfeita, pois tudo isso que considera ruim é na verdade lições que tu não está podendo ver agora. Tu está sendo cegada pelas emoções e sentimento de rejeição...
Qual o objetivo da vida? Realizar teus sonhos! Quais são? descubra-os.
Viemos através dos nossos pais, escolhemos esta família para nascer porque através dela seriam mais fácil cumprir a nossa missão de vida e nos realizar. Sei que tu pode achar que estou falando grego, mas procura uma pessoa que possa te auxiliar, um Psicoterapeuta.
O que tens que fazer é assumir as responsabilidades pela tua vida, ninguém vai fazer isto por ti. Em vez de ouvir os comentários que os outros fazem a teu respeito, ouça a ti mesma e realiza o que é teu... prepara-te para assumir as responsabilidades pela tua vida, tua profissão, tua liberdade emocional e financeira. Ouça o que o teu coração diz e não o que teu ego, teu cérebro diz.
O ego se magoa, fica chateado, triste, se sente injustiçado... o coração não, ele manda reagir, seguir em frente, não dar bola aos outros e se orgulhar de si mesmo.
É tímida? É indicativo que deves vencer a timidez e conquistar o teu lugar. Ninguém vai te dar de graça. Conquiste este lugar.
Tens que te orgulhar de ti mesma, olhe-se nos olhos através do espelho, não desvie teu olhar e deixa que a tua alma te fale.
Aprenda a encarrar os outros olho no olho e não desvie, não te amedronte, é um exercício.
Teus pais te criticam? Eles estão te incentivando, te desafiando para ver se és capaz de defender a ti mesma. Lute, reaja.
Mostre a todos que tu é capaz sim. Antes de ter amigos, namorados, etc, tens que ter a ti mesma, amar a si mesma, ter orgulho de si mesma, ser exatamente como tu queres ser. Não é ao pai, mãe ou sociedade que deves agradar. Deves agradar a si mesma. Este é o pondo principal.
Teu pai não acabou com a tua autoestima, tu que se deixou envolver pelas palavras dele em vez de te ouvir e reagir a ele. "Quero ser uma pessoa do jeito que meu pai quer, mas ao mesmo tempo, eu paro e penso, porque tenho que mudar quem eu sou por causa dele?" ... Perfeito, não tens que ser como outros querem, tens que ser como tu queres, mas adquirindo o controle, a segurança (Financeira e Emocional) de ti mesma. Estás te preparando através do estudo? Ótimo e foque o teu desenvolvimento. Enquanto isto, diga apenas que vão ter orgulho de ti....
Tu está ouvindo demais os outros e nada de ti mesma... Mude esta atitude.
Estás sofrendo horrores? Estás sendo testada pela vida... basta que não te deixe levar pelos comentários e supere-se. Seja cada dia a melhor versão de ti mesma. Não te compare aos outros, mas compare-se contigo mesma, de como eras ontem, hoje serás um pouco melhor.
A vida te ensina através dos comentários dos outros: quanto mais defeitos os outros jogarem pra cima de ti, é sinal de que és muito internamente, estás sendo lapidada para tornar-se realmente e brilhar muito.
Este mundo é um laboratório onde cada um experimenta coisas para tornar-se a si mesmo. Para isso tens o livre arbítrio interno.
O meio (sistema de leis, costumes, valores, regras, julgamentos) é o mesmo para todos. Cada um sofre determinados impactos e reagem diferentemente.
Saiba também te conduzir nesse meio, mas realizando a ti mesma. A água não briga com a pedra que ela encontra no caminho. Ela a contorna e segue o caminho dela.
Faça a mesma coisa.
Peça ajuda, veja um bom Psicoterapeuta pra ti.

5929 respostas

9 DEZ 2019

Olá Karine,

Compreendo que é muito difícil nutrir esse sentimentos principalmente quando estão relacionados com
pessoas tão próximas. Pelo seu relato entendo que está causando muito sofrimento psíquico e recomento fortemente que você busque uma ajuda profissional o mais breve possível para conseguir lidar com todas essas questões.

Fico a disposição.

Atenciosamente, Neuma Ferraz.

Psicóloga & Coach Neuma Ferraz Psicólogo em Taboão da Serra

7 respostas

9 DEZ 2019

Olá Karine. Sinto muito por tudo que tem passado. Com toda certeza é muito difícil. Mas ao mesmo tempo é totalmente possível você encontrar a sua essência e o seu lugar no mundo. Quero te dizer que o seu passado não deve determinar aquilo que você é. Tão pouco o ambiente em que você vive. Então nunca desista de você!
Vejo que seria extremamente importante você buscar psicoterapia para se fortalecer emocionalmente e conseguir se expressar do seu jeito. E a sua família também precisa de psicoterapia para que os papeis desta família possam fluir de forma saudável e respeitosa. Se precisar de ajuda conte comigo. Talvez uma terapia familiar seja recomendado. Mas se não for possível, tente dar esta oportunidade para você. Psico Camila Lopes.

Camila Lopes Psicóloga Psicólogo em Jundiaí

14 respostas

9 DEZ 2019

Olá Karine! Grato por participar. Seu relato traz transformações no jeito de ser, de lidar com as coisas. Isso reflete uma verdade inquestionável, porém pouco perceptível. As mudanças são constantes, o tempo não pára. Não consegui delimitar a sua idade, mas a cada etapa de vida, surgem novas forças, novas possibilidades. Será importante você poder ter um ambiente de profunda confiança para você, para que (você) possa falar "tudo" o que você viveu com seu pai e dar um significado justo para você, reorganizando uma leitura mais amadurecida e completa sobre as emoções adequadas e inadequadas que você viveu na troca com as pessoas, especialmente com seu pai. Algumas sugestões: mantenha a regularidade nos exercícios físicos; procure sair de casa. Esforce-se o máximo que puder para resgatar pessoas que te façam bem e te respeite, assim como procure observar, com cuidado, a possibilidade de novas pessoas, boas, do bem, tornarem-se mais próximas. Quanto a agressões físicas, elas são inaceitáveis. É preciso, com cuidado, procurar formas insistentes de acabar com isso. Um psicólogo, te ajudará muito a escolher as providências prioritárias, para que você vá gradativamente retirando da sua vida essas experiências negativas e colocando experiências mais construtivas. Sabemos que, para tirar a mãe de uma segurança, é preciso ter outra referência de segurança. A segurança central, é o amor próprio. Vamos resgatá-lo! Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.