Tia cobrada como uma mãe

Feita por >Carol · 1 abr 2022 Terapia familiar

Tenho uma sobrinha de 4 anos, que é filha do meu irmão. Minha cunhada é muito acomodada e preguiçosa quando se trata da filha dela, eles moram no mesmo quintal que eu. Ela sempre arruma empregos onde ela fique a maior parte do tempo fora de casa, não tem responsabilidade nenhuma com a menina, atualmente está em 2 empregos de 12h por noite cada, quando chega pela manhã ela vai direto dormir, e a menina? Quem arruma e leva pra escola sou eu! Meu irmão também não tem responsabilidade nenhum em com a filha, ele foi mandado embora recentemente e ela foi afastada pelo INSS, mas como eles estão mal acostumado comigo cuidando da menina o dia inteiro, mesmo em casa eles nao se preocupam em cuidar dela (dar comida, banho, levar pra escola) e ficam pedindo pra mim e pra minha mãe. E os meus pais sempre me cobram coisas relacionadas a minha sobrinha, como se eu fosse a mãe dela, pra onde eu saio eu tenho que levar, não importa se eu vou ter compromisso no outro dia cedo, querem que ela durma comigo e eu não aguento mais brigar com a minha mãe por causa deles, todos aqui cobram de mim coisas que a própria mãe dela não faz e eu tô de saco cheio disso, acabo descontando a minha frustração na criança com gritos e grosseria pois eu sinto que estou sendo mãe mesmo contra a minha vontade, e de uma criança muito mal educada, birrenta, chorona e mimada pelos que não cuidam dela. Eles chegam aqui em casa perguntando pra menina se ela já comeu, se ela responde que não eles vêm me questionar pq ela não comeu ainda, pq não tomou banho ainda, como se isso fosse obrigação minha!

A melhor resposta 5 ABR 2022

Carol,
O que voce está fazendo ali?
O que te impede de deixar este local?
O que falta para se dar conta de que voce está no lugar errado?
Abandone este lugar, vai para um outro ambiente, longe daí que tudo melhora.
A escolha é sua!

5817 respostas

4 ABR 2022

Olá Carol! Grato por escrever. Será interessante resgatar como começou essa história. Certamente é muito cativante, realizador, enriquecedor, contribuir para o desenvolvimento de crianças que amamos. Criança, mal educada, birrenta, chorona, mimada, dificulta muito para conduzir boa educação. Desse jeito pode surgir margem para eles consideraram que os componentes bons eles ofereceram e os ruins, explicarem pela tua interação. Não será adequado, mas acontece muito.Qual é tua idade? Qual a tua história de estudos, trabalho, planos? Converse com eles delimitando teu vínculo de tia, com afeto, com direção firme, mas devolvendo a eles a responsabilidade da educação e condução das necessidades dela.
Com esses dados, será mais fácil te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos relgiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos políticos, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Tenha bom senso com as mascaras! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8609 respostas

2 ABR 2022

Boa tarde Carol.
Entendo sua indignação, porém só você pode dar um basta nisso.
Quanto mais você assumir responsabilidades que não são suas, mais será cobrada.
Sugiro que converse com todos e deixe gradativamente as responsabilidades.
Melhor opção. Boa sorte.
Célia Jovanka

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

2 ABR 2022

Olá, Carol!
.
Imagino o quanto essa situação está sendo difícil pra ti. Ter que assumir uma responsabilidade que não é tua.
.
Aprender a dizer não e se impor pode ser muito importante pra ti, nesse momento.
.
Ao que parece a tua família não tem limites contigo e tu vai precisar impor eles. Afinal, tu é importante e precisa fazer coisas pra si também.
.
Em terapia pode desenvolver habilidades para se impor e dizer não. Também pode aprender técnicas de comunicação assertiva, que irão te auxiliar ao falar com a tua família.
.
Espero que fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

2 ABR 2022

Boa noite Carol
A responsabilidade não é tua. A tua sobrinha deve sofrer pelo não olhar dos pais e por isso reage com esses comportamentos.
Acredito que tenha que conversar com teus pais e eles assumirem a neta.
Todos esses componentes contribuem para traumas futuros tanto em ti quanto na tua sobrinha. Se conseguires sair de casa para dar um tempo melhor, senão, procure um parente próximo que possa te ajudar e se puderes inicie uma terapia.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre