Tenho um namorado, com uma bebê de 5 meses?

Feita por >Hellen · 27 jun 2023 Abordagem psicológica

Após um mês de namoro, meu namorado me contou que tem uma bebê de 5 meses! Eu tenho uma filha adolescente, isso pra mim está sendo difícil, porque 1° ele mentiu ou escondeu a situação é me justificou que é porque quando conhecemos eu disse ter preconceito de homem que tem filhos pequenos, que pra mim não justifica! Eu sou literalmente ciumenta, 2° a mãe da criança todos os dias manda fotos, se a criança faz xixi ela fala pra ele eu vi umas conversas com respostas de coração, e eu tento conversar com ele tudo estou brigando é eu não sei como agir porque eu sei que ele é o pai e jamais vai deixar de ser, mas não tenho sangue de barata pra esse contato todo! Já temos 3 meses juntos é ontem que ele comunicou que estava em um relacionamento é de verdade por total pressão minha! Espero que me dêem uma luz, obrigada!

A melhor resposta 30 JUN 2023

Ou trabalha tuas questões próprias ou então esse relacionamento aí entre vocês não dura porque uma coisa é fato: ele vai querer saber e tem o direito sobre a filha e por ser uma bebê ainda , esses corações sempre vão aparecer. Importante conversar com ele pra separar o que é de fato em relação a criança e o que de repente a mãe possa estar usando pra ter esperanças de volta, só numa conversa adulta e madura. Ficar brigando com ele por causa dessa situação é comprar briga que já está perdida. Ou vocês fortalecem a relação de vocês e você o apoia e mostra confiança ou então, isso aí não dura muito. Você escolhe o caminho a seguir. Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

29 JUN 2023

Olá Hellen, espero que esteja tudo bem com você!

Hellen, se você tem algumas questões e restrições no que diz respeito a se relacionar com homens que possuem filhos, talvez seja o momento de você rever realmente a possibilidade desse relacionamento seguir adiante, ainda mais por ele estar no começo, o que pode poupar, tanto você quanto ele, de problemas afetivos futuros. É muito saudável, para o desenvolvimento do filho dele, que tem apenas 5 meses ainda, que ele possua um bom entendimento e comunicação com a mãe, e isso vai perdurar ao longo de toda a vida dele, pois essa condição de ser pai não vai mudar. Mesmo estando separado da mãe do filho, existe ai uma família, e vai existir ao longo do tempo, com certas questões e demandas, que só dizem respeito a essas pessoas. Com certeza essa configuração de seu namorado não é a mais indicada para alguém que possui uma predisposição ao ciúme, pois isso só vai dificultar a relação, e pode ainda trazer muitos conflitos e inseguranças. Para melhor lidar com o contexto da paternidade de seu namorado, seria interessante ter um outro perfil, talvez mais receptiva, segura e acolhedora a essa situação. Se ele ocultou esse fato desde o início, é possível que ele não se sentisse seguro para compartilhar isso com você, pois ele sentia que não seria bem acolhido, devido ao seu posicionamento sobre essa questão. Por isso, é interessante você pensar francamente se é possível seguir adiante com essa relação. Talvez, seja importante você buscar assumir um relacionamento com alguém que se adeque de fato ao que você espera, e que não possua nenhuma restrição no que diz respeito as suas expectativas. Tudo bem ter expectativas e restrições, é o seu direito saber o que deseja em uma relação, ou não. Mas buscar que o outro se adeque a elas, sem que haja a real possibilidade do outro fazer isso, é o caminho mais curto para grandes desentendimentos e frustrações, e isso não é recomendado para nenhuma das partes. Se sentir necessidade de conversar com um profissional de Psicologia, esse profissional pode te auxiliar a ampliar seu entendimento sobre sua questão, te oferecendo novas possibilidades para você realizar as melhores escolhas para si neste campo.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

28 JUN 2023

Olá Hellen, tudo bem? É delicado o que está passando, por diversos fatores. Observe que ele esconde uma filha recém nascida para você por conta da visão sobre esse assunto, não como o assunto ocorreu, talvez foi uma forma de sondar o seu posicionamento e tomou tal atitude, bem, agora ele falou a verdade e você é ciumenta como fala. Como é uma relação recente, avalie se realmente é interessante continuar juntos e caso opte em continuar juntos verifique que o contato dele com a ex é por conta da bebé e que é importante esse contato, afinal é o pai e é a obrigação dele está por perto, por mais que, não tenha mais um relação com mãe de sua filha. Veja, o que ele faz não é uma afronta a você, então, é interessante que dialoguem de forma positiva, o que esperam desse relacionamento, como ele poderia tratar a ex de forma que você não se sentisse traída ou como você mesmo fala que não tem sangue de barata e que você possa ver como deve ser difícil para essa mãe está sozinha com um bebê novo. É importante Hellen, que inicie uma psicoterapia individual ou de grupo para poder desenvolver habilidades que possam contribuir nas suas emoções e não deixar que elas tomem conta de você. Agora, se a pessoa que está não te ajuda de forma afetiva, esconde muita coisa, estão brigando demais é bom avaliar o fim dessa relação enquanto está recente.

Rebeca Santiago Psicólogo em Fortaleza

18 respostas

28 JUN 2023

Olá Hellen! Obrigado por escrever. Não há dúvidas: termine! Você, embora tenha uma filha adolescente, encontra-se imatura, assumindo namoro, sem conhecer o mínimo necessário. Antes de namorar é preciso observar, pesquisar, conhecer mais detalhadamente os dois anos passados.
Ele, pelo lado dele, tendo filho de cinco meses, precisa ter prioridade pela paternidade, cuidando por inteiro e de
forma transparente desse papel.
Tanto você quanto ele, começaram a namorar por ansiedade, por impulso, sem maturação de conhecimento e esclarecimento do contexto de vida de cada um.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.