Tenho TAG, e sempre estou questionando meus sentimentos.

Feita por >Tamires · 12 ago 2022 Autoestima

É saudável questionar meus sentimentos? Por exemplo, vi que no histórico das redes sociais do meu marido que ele estava pesquisando sobre uma menina que eu não gosto e que ele não teria motivos pra saber dela. Me sinto mal agora, a auto estima tá lá embaixo, me questiona se a culpa é minha ou se é por isso ué ele vem me tratando de uma forma menos carinhosa. E o que eu estou sentindo agora. Não consigo definir oque estou sentindo.

A melhor resposta 16 AGO 2022

Olá Tamires, boa tarde

Sim, é saudável e precisamos questionar nossos pensamentos. Porém existe uma diferença em acreditar no que pensa e o que o fato está mostrando. A maioria das vezes nossos pensamentos distorce a realidade, por isso, precisa questionar os pensamentos para saber a veracidade dele, de quais evidências os pensamentos estão certos? E se a situação que está ocorrendo responde ao que se está pensando? É necessário pontuar e se questionar dessa forma. Mas não é tão fácil fazer isso sozinha, é necessário um facilitador nesse processo, por isso a psicoterapia serve para o seu autoconhecimento. Se permita!!!

Estou aqui para esclarecer qualquer dúvida!
Com afeto,
Andreia Almeida.

Andreia Almeida Psicólogo em Salvador

14 respostas

13 AGO 2022

Olá Tamires.
Sim, é saudável questionar os seus sentimentos pois eles derivam de idéias e pensamentos. Você precisa comprovar se os seus pensamentos são verdadeiros ou falsos. Mas saiba que a grande maioria dos nossos pensamentos são falsos. Os pensamentos podem ser automáticos e positivos e gerar emoções e comportamentos funcionais ou negativos e gerar comportamentos disfuncionais, ou seja que podem atrapalhar a nossa vida. Os sentimentos de menos valia denotam baixa auto estima e geram sentimentos de menos valia e culpas. Faça terapia para através da sua fala e da escuta ativa do psicólogo você consiga definir os seus sentimentos e tomar decisões mais acertadas. Fico a disposição para desenvolver esses conteúdos em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

13 AGO 2022

Ei, Tamires
Me pergunto como deve ser pra ti duvidar dos próprios sentimentos. Valida-los é uma parte importante de nossa autoconfiança, uma vez que sinaliza que podemos confiar em nós mesmos.
Te sugiro fazer um acompanhamento para cuidar de si e estabelecer uma relação mais saudável consigo mesma.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer cosia fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

13 AGO 2022

Olá Tamires! Obrigado por se manifestar. Seu título é bom, embora possa se refletir mais profundamente. Toda verdade precisa ser revista, para se entenda a sua essência, ou para que se aprimore. Você pode ter TAG, mas a TAG não pode ter você. Você é muito maior do que isso. Pelo jeito de escrever, vocês são bem jovens ainda. Rede social precisa ser muito secundário em relação a vida real. Turmas de colegas e conhecidos, atividades grupais como trabalho consistente, estudo consistente, esporte coletivo de contato, excursões, grupos de serviços, dentre outras frentes, melhoram muito isso.
Provavelmente você está com falta de sensação de pertença grupal, falta de direções de metas e objetivos antigos e atuais.
Será bom conversar, cientificamente com um psicólogo. Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.