Tenho medo de pedir ajuda, gostaria de descobrir o porquê.

Feita por >CM · 22 fev 2021 Psicoterapias

Estou super nervosa escrevendo essa mensagem, porque não me sinto confortável. Estou no modo anônimo do meu computador para a minha família não descobrir que estou pesquisando sobre saúde mental.
Tenho 22 anos, nunca busquei ajuda profissional de verdade para o meu problema. Me sinto desconfortável ao sair, odeio lugares com muita gente, sempre ando olhando para o chão evitando contato visual, porque eu sinto que estão me julgando. Tenho muitos problemas de insegurança, já desisti de n coisas por conta disso. Já deixei de sair com amigos achando que eles iam me julgar ou falar da minha aparência.
Eu gostaria de fazer terapia ou algo assim, mas tenho vergonha de pedir. Não gosto de pensar que meus pais vão saber que tenho esse tipo de problema. Nunca choro na frente deles e odeio falar para as pessoas o que eu sinto. Como faço para dizer a eles que preciso de ajuda?

A melhor resposta 22 FEV 2021

Olá CM....
Que bom que compartilhastes aqui um pouco de seu sofrimento.
Ao escrever a mensagem já é uma forma de pedir ajuda e de você se aceitar que não esta bem e que precisa fazer alguma coisa para melhorar.
Com relação a sua família, vejo que o melhor a se fazer neste momento é assumir/dialogar com eles o como se sente e dizer que precisa de ajuda e que gostaria que eles te apoiassem. Sei que esta tarefa não é fácil, pois não se sabe a reação de seus pais. E é difícil assumir que precisamos de ajuda, mas não desanime ou desista no meio do caminho.
Oriento você a buscar terapia para poder trabalhar todos esses sentimentos, comportamentos e situações que veem lhe causando sofrimento.
Busque o autoconhecimento, conhecer a si mesmo, fará você compreender o porque de estar vivenciando estas situações com tanto sofrimento e angústia, e o porque delas a deixarem deprimida.
Busque se fortalecer emocionalmente para aprender a superar e lidar com as situações que vivencia.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste