Spect detecta depressão?

Feita por >Karol · 9 out 2020 Depressão

Olá, queria saber se spect detecta depressão, se sim como ele faz isso? Se não para que serve esse exame?

A melhor resposta 10 OUT 2020

Olá Karol! grato por escrever. Na verdade, a maior parte do cérebro ainda está longe de ser mapeada com precisão e valor conclusivo. Essa técnica não está na frente das indicações para se encontrar diagnóstico de depressão. Ela (técnica implica em radiação da região cerebral, via perfusão, com vistas a coletar imagem assim evidenciadas. Com outras técnicas, tidas como melhores, os profissionais, mesmo assim, nem sempre acertam o diagnóstico de depressão. . Estão traballhando, por exemplo, com essa técnica (Spect) para verificar funcionamento cerebral, metabolismo, entendimento do Alzheimer.
Quanto à depressão, será aconselhável falar conosco, psicólogos. Poder ser que nem predomine. Precisamos, se for o caso, compreender a pessoa que tem depressão, e não a depressão que não permita à pessoa se ver por inteiro.
Estaremos à disposição para conduta científica.
Abraços virtuais (em tempos de longa permanência de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia,senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

11 OUT 2020

A depressão é uma doença e existe tratamento. Busque ajuda.entre em contato. Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

11 OUT 2020

Olá Karol
O SPECT de perfusão cerebral possibilita a análise do fluxo sanguíneo e função ou metabolismo cerebral. O uso do Spect é discutível nas doenças neuropsiquiátricas, podendo auxiliar na investigação de síndromes depressivas, transtornos obsessivos-compulsivos e esquizofrenia.
Existem Teste apropriados para fechar um diagnóstico de Depressão.
Por isso aconselho você fazer esses exames específicos.
Maurício Ferreira - Psicólogo Cognitivo Comportamental

Maurício Ferreira da Costa Psicólogo Psicólogo em Várzea Grande

5 respostas

11 OUT 2020

Mesmo se detectasse teria que passar por um processo de Psicoterpaia para se livrar de depressão. Então, vá direta ao ponto: Faça Psicoterapia.