Sou um homem de calcinha.

Feita por >Juliana · 17 set 2024 Orientação sexual

Bom , sou homem 30 anós que uso calcinha e minha esposa sabe e aceita, porém ultimamente estou usando mais que o normal.
Sou gay???

A melhor resposta ONTEM, 18 SET 2024

Olá, Juliana, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Sua indagação é totalmente válida, Juliana, pois nós humanos somos seres bissexuais: mulher e homem. Biologicamente cada pessoa nasce com uma conformação genética predominantemente masculina, aparelho reprodutor masculino, ou feminina, aparelho reprodutor feminino; dito isso, uma segunda "camada" se dá pela conformação sociocultural de identidade de gênero, podendo ser: agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, 'male to female' (MTF), 'female to male' (FTM), terceiro sexo, nenhum, homem, mulher.

Complexo? Sim, de fato a diversidade em que a orientação sexual e consequente comportamento que nós podemos assumir é rica, a questão toda só se torna um problema quando a questão envolve algum tipo de sofrimento, seja intrapessoal, a pessoa consigo, seja interpessoal, da pessoa com outras pessoas. Se o uso que você faz da calcinha vem provocando algum tipo de mal-estar, te faço a sugestão de iniciar o processo psicoterapêutico, pois nele poderemos entender melhor que uso é esse que para ti se tornou excessivo, sim?

Juliana, fico à disposição para aprofundar esclarecimentos.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

287 respostas

HOJE, 19 SET 2024

Olá, boa tarde

Identidade de gênero é diferente de orientação sexual. Embora seja comum essa confusão, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Gostar de usar calcinha não faz dele gay, o que faria dele gay é a atração sexual ser apenas por homens ou poderia também se atrair por mulheres e homens, sendo bissexual nesse caso. Existem muitas formas de viver a sexualidade. Se a esposa sabe e não se importa, não há nenhuma questão. Se isso a incomodar ou deixá-la insegura, vale a pena conversar de forma aberta, respeitosa e honesta, expondo os sentimentos e preocupações para que os dois possam se expressar e se sentirem seguros nessa relação.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

237 respostas

HOJE, 19 SET 2024

Olá, como vai?
Compreendo sua dúvida, e acho importante reforçar que fetiche/fantasia, assim como orientacão sexual, não tem relação com identidade de gênero. São campos distintos que se comunicam, mas não são reduzidos em um campo apenas, um independente do outro. Sobre seu questionamento da sua identidade de gênero, importante a ajuda de um psicólogo para te ajudar no processo de autoconhecimento. Além disso, te ajudará a lidar com os tabus e mitos relacionados ao campo da sexualidade, que são muitos.

Espero te ajudado, qualquer dúvida, estou a disposição!

Abraço,
Psicóloga Ariane Morão e Terapeuta Cognitiva Sexual.

Ariane Morão Psicólogo em São Paulo

9 respostas

HOJE, 19 SET 2024

Bom dia, Juliana! Obrigado por se colocar. A reflexão sobre a sua dúvida nos ajudará melhor a construir resposta do que a pergunta propriamente dita. Roupas são adornos externos, culturais, que não definam a essência de cada pessoa. A história, contexto e fundamentos para a dúvida sim.
Aprofunde reflexão, com a ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Atenciosamente,

9313 respostas

HOJE, 19 SET 2024

O fato de você usar calcinhas ou qualquer outro tipo de roupa associada tradicionalmente a outro gênero não define sua orientação sexual. A orientação sexual está relacionada a quem você sente atração romântica ou sexual, e não ao tipo de roupa que você gosta de usar.

Muitas pessoas expressam sua identidade de maneiras diferentes, e o uso de determinadas roupas pode estar mais ligado ao conforto, à expressão pessoal ou a outras razões que não necessariamente têm a ver com orientação sexual. Se você sente atração por homens, pode ser que você esteja explorando sua sexualidade, mas o uso de calcinhas por si só não significa que você seja gay.

O mais importante é como você se sente em relação a si mesmo e às suas preferências. Se você está confuso ou curioso sobre sua orientação ou identidade, pode ser útil refletir mais sobre seus sentimentos e, se quiser, conversar com um terapeuta que possa ajudá-lo a explorar essas questões de maneira segura e sem julgamentos.

Stephanye Lopes Silva Psicólogo em Arujá

5 respostas

HOJE, 19 SET 2024

Oi obrigado por recorrer a plataforma , é necessário conhecer um pouco mais o contexto, somos bissexuais e sim o ser humano pode sentir prazer pelos dois sexuais. Pode existir dentro do seu relacionamento um fetiche sexual . Para se entender melhor é necessário trabalhar o contexto em terapia. Fico a disposição.

Tania Rosa Psicólogo em Curitiba

34 respostas

HOJE, 19 SET 2024

Olá Juliana. Achei interessante essa sua preocupação. Na verdade quando um homem gosta de vestir roupas femininas como calcinha podem ser por vários significados e uma delas, pode estar ligado a um fetiche onde ele pode se sentir excitado só de passar a mão na textura ou de se olhar com calcinha no espelho. Esse comportamento não necessariamente pode estar ligado diretamente com a orientação sexual. O homem que sente prazer em usar calcinha muito provavelmente quando garotinho antes dos 10 anos em algum momento sentiu vontade de usar uma roupa feminina e ao vestir olhou-se no espelho e sentiu que foi agradável, interessante e gostou da experiência e nesta idade não havia a conotação sexual porque eram pré pubere, ainda não tinham despertado para a sexualidade mas se sentiram confortáveis. Na adolescência se desenvolveram, muitos não são efeminados, namoraram com mulher, se sentiram excitado por mulher mas também se sentem excitado em se ver no espelho de calcinha. Esse comportamento de usar calcinha muitas vezes não afetam a sua atração por mulher, mas com o preconceito social vem a dúvida de sua orientação sexual e o sofrimento ao tentar controlar a força dessa excitação passam a assumir papéis estereotipados como assumir cargos nas forças armadas, fazer academia de ginástica para hipertrofia muscular e etc. Os rótulos sociais não dizem quem são as pessoas Lembre-se.
Espero ter ajudado, atenciosamente à Psicóloga Ussénade Maria de Oliveira.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

768 respostas

ONTEM, 18 SET 2024

Olá,
Seria interessante vc procurar por acompanhamento psicológico, pois a sua pergunta denota duvida indicando que algumas questões sobre a sua sexualidade precisam ser melhor amadurecidas . O uso de calcinhas não delimita a sua orientação sexual ou identidade de gênero. O acompanhamento psicológico possivelmente ampliaria as questões simbólicas que te levam ao uso de calcinhas te trazendo maior conscientização e autoconhecimento de si mesmo.
Espero ter ajudado, à disposição.
Respeitosamente,

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

51 respostas

ONTEM, 18 SET 2024

Bom dia!
Esse hábito não indica nada por si só! Creio que, juntamente com outras questões subjetivas, pode ser analisado por um terapeuta em parceria com você para compreender de onde isso vem, e o que isso significa para você! O simples fato de gostar de usar calcinha, não necessariamente significa que você é gay! Ser gay está relacionado com desejo sexual pelo mesmo gênero, não me parece que o seu hábito indique isso, mas estou disponível caso queira trabalhar mais essa questão!

Cecília Xavier Psicólogo em Belo Horizonte

7 respostas

ONTEM, 18 SET 2024

Olá! Podem ser muitas questões, desde fetiche até inseguranças em relação ao gênero. Para aprofundar sua pergunta sugiro que busque uma terapia.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

235 respostas

ONTEM, 18 SET 2024

Olá, espero que esteja bem...
É importante dizer que a escolha de usar calcinha não define a orientação sexual de uma pessoa. A sexualidade é um espectro amplo e fluido, e as expressões de gênero e sexualidade são diversas e individuais.
O fato de você se sentir confortável e seguro usando calcinha, e de sua esposa aceitar essa escolha, demonstra uma relação de respeito e confiança. É fundamental que você se permita explorar suas preferências e identidades sem se sentir julgado.

Algumas questões que podem te ajudar a refletir:
* Por que você se sente mais confortável usando calcinha ultimamente? Essa mudança pode estar relacionada a questões de conforto, identidade pessoal, ou até mesmo a uma busca por novas experiências.
* Como você se sente em relação à sua sexualidade? É importante que você explore seus sentimentos e desejos de forma honesta e sem julgamentos.
* Quais são as suas expectativas em relação à masculinidade? A sociedade impõe padrões de masculinidade que podem ser limitantes e causar sofrimento. É importante questionar esses padrões e construir uma identidade masculina que seja autêntica e satisfatória para você.

Recomendações:
* Converse com sua esposa: A comunicação aberta e honesta é fundamental para fortalecer o vínculo entre vocês.
* Busque informações e apoio: Existem diversos grupos e comunidades online onde você pode encontrar pessoas que compartilham experiências semelhantes e trocar informações.
* Considere fazer terapia: Um psicólogo pode te ajudar a explorar suas questões de identidade, a lidar com possíveis sentimentos de ansiedade ou insegurança, e a construir uma vida mais autêntica e feliz.

Lembre-se que a sexualidade é uma parte importante da vida, e é natural que você tenha dúvidas e questionamentos. O mais importante é que você se permita ser quem você é, sem se preocupar com os julgamentos dos outros.

Estou à disposição para contribuir da melhor forma.
Atenciosamente,
Annelise Bertellini- Psicóloga e Psicoterapeuta

Annelise Bertellini Gomes Ferreira Psicólogo em Campinas

15 respostas

ONTEM, 18 SET 2024

Olá!

Agradeço por compartilhar sua experiência. É importante saber que você se sente à vontade para discutir isso. A questão da identidade de gênero e da sexualidade pode ser complexa e única para cada pessoa.

O fato de você usar calcinha e que sua esposa saiba e aceite isso demonstra uma boa comunicação no relacionamento. O uso de roupas tradicionalmente associadas ao gênero feminino não define necessariamente a sua sexualidade. O que importa é como você se sente em relação a si mesmo.

Se você está se questionando sobre sua sexualidade, pode ser útil explorar esses sentimentos sem pressa ou pressão. A reflexão sobre suas experiências, desejos e como você se identifica pode trazer clareza.

Lembre-se de que é completamente normal ter dúvidas e querer entender melhor a si mesmo. Estou aqui para te apoiar nesse processo de autodescoberta, caso você queira conversar mais sobre isso.

Um grande abraço!

Tainara Azevedo Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

ONTEM, 18 SET 2024

Conheço vários homens que têm o mesmo hábito e eles não são gays. Por outro lado, também há alguns homens gays que gostam de usar calcinha. Penso que, para seu conforto, seria muito produtivo você tentar um processo de autoconhecimento, a psicoterapia. Quanto mais nos conhecemos, menos sofrimento nas nossas vidas e mais realização e felicidade.

Andrea Nunes Silva Psicólogo em São Paulo

3 respostas

ONTEM, 18 SET 2024

Olá! Eu entendo que essa situação possa estar te causando dúvida. Usar calcinha pu cueca, por si só, não define a sua orientação sexual. Ser homoafetivo está relacionado à atração por pessoas do mesmo gênero, enquanto o uso de roupas, como a calcinha, está mais ligado à expressão de gênero dentro de um estereótipo estabelecido na nossa cultura e, também ao que te faz sentir confortável ou bem consigo mesmo.
Se você está se questionando mais sobre isso agora, pode ser um bom momento para refletir sobre o que esse comportamento representa para você. Talvez seja interessante se perguntar: “ Como você se sente em relação a isso? Tem algo além do conforto ou da estética que esteja por trás desse comportamento?”
Lembre-se de que todos têm o direito de se expressar de maneiras que façam sentido para si mesmos, e essas escolhas não necessariamente mudam quem você é ou sua orientação sexual. Se essa dúvida estiver te causando desconforto, conversar com um psicólogo pode te ajudar a entender melhor seus sentimentos e a ter mais clareza sobre o que você está vivenciando. Espero ter ajudado! ;)

Sheila Tanaka Psicólogo em Presidente Prudente