Sou maior de idade, mas não tenho liberdade para viver.

Feita por >Juliana · 21 jul 2021 Terapia familiar

Meu nome e Juliana, tenho 21 anos, e eu não posso sair porque minha mãe não deixar...Sempre fico dentro do meu quarto, minha vida e fútil não faço nada..As vezes eu choro do nada

A melhor resposta 22 JUL 2021

Olá, Juliana. Ficam muitas questões em aberto a partir do seu relato. É importante que tenhamos certa autonomia com o passar da idade. As relações de mãe e filha tendem a passar por transformações, respeitando as mudanças que são esperadas em você e em sua mãe. É possível estabelecer uma conversa sincera com sua mãe? O que você esperada estar vivendo nesse momento? E o que tem feito para buscar reverter essa situação?

Maria Fernanda Psicólogo em Salvador

18 respostas

4 AGO 2021

Juliana. Conversa c sua mãe.
Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 JUL 2021

Olá Julina, desejo que esteja bem!

Juliana, é super importante você exercer sua autonomia enquanto ser humano, e se movimentar na sociedade em busca de realizar seus projetos de vida, seus sonhos, seus desejos, construir sua carreira profissional, desenvolver laços sociais, conhecer pessoas e fazer uma faculdade, e para isso você deve ter autonomia de escolha. Você deve ler livros e filmes inspiradores, conhecer lugares novos e bons, fazer cursos que te façam evoluir em vida. Mesmo estando em época de pandemia, você pode fazer isso seguindo as normas de segurança, sem comprometer sua saúde nem as do seus familiares. É importante que você busque um caminho a seguir, que você busque sua própria emancipação. É preferível que você tenha uma conversa com sua mãe sobre seus desejos e sobre suas vontades enquanto ser humano adulto e como isso é importante para sua vida futura, para sua saúde emocional e saúde mental. Se desejar você pode buscar ajuda de um profissional de Psicologia para te orientar nesse processo. Esperto ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

22 JUL 2021

Olá Juliana! Precisaremos nos falar muito mais para poder te ajudar com consistência. Certamente não é saudável, não é adequado uma pessoa de vinte e um anos viver dentro de um quarto, chorando. É absurdo, doentio. Em que medida você pode lutar para mudar essa realidade.
Veja pessoas do seu convívio, que sejam maduras, éticas, sensatas para que te ajudem, com urgência, a sair dessa situação. Após isso procure instituições do seu município, que possam te apoiar, para que tenha vida saudável.
Havendo meios, conte com a assessoria científica de um psicólogo para lidar com a superação da condição citada.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as instituições sérias, como: Universidades Públicas, Instituto Butantan, TV Cultura, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

22 JUL 2021

Oi, Juliana

Você acredita que dadas as circunstâncias, seria possível você propor para sua mãe começar a fazer terapia? Algumas mães com o intuito de proteger e evitar sofrimento acaba prendendo e fazendo sofrer, o ideal seria você aos poucos ir ganhando autonomia e buscando (lutando por) sua liberdade.

Espero que fique bem, se precisar de algo mais me coloco à disposição.

Abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia