Sofri algum tipo de abuso? O que explica isso?

Feita por >Mariana · 12 mai 2020 Violência sexual

Quando criança minha irmã que é 4 anos mais velha que eu, gostava de criar vários personagens imaginários, e é como se naquele momento ela incorporava um deles e eu também tinha que ter o meu papel. Nesse caso ela fazia o papel de homem e eu de mulher, tudo começou eu tinha 4 anos de idade e ela 8 anos, e a gente se beijava mesmo, fazia sexo realmente como se fosse dois adultos, ela me penetrava tanto que por pouco não perdi a minha virgindade. Com o passar do tempo fui achando normal, e confesso que até gostava, ela sempre me procurava com esses personagens dela, e assim fomos até a minha pré adolescência.
Hoje ela está casada e eu também, moro fora do país e faz tempo que não a vejo, somos muito amigas, eu amo a minha irmã, gostaria de esquecer esse passando negro, eu choro ao lembrar, não sei como me permitir a tanto, eu tinha apenas 4 anos quando tudo começou.

A melhor resposta 12 MAI 2020

Olá Mariana!

Você relatou uma situação bastante delicada e que pelo visto ainda mexe muito contigo. Como vocês duas eram crianças e irmãs, essa situação pode tanto ser definida como abuso ou incesto (a depender de uma série de outros fatores). No entanto, é importante você se fazer alguns questionamentos: o que sinto com relação à minha irmã ao lembrar disso? Ódio, raiva, nojo, medo, nenhum sentimento? O quanto isso me afeta? O quanto isso afeta minha relação com minha irmã? O quanto isso afeta minha vida e minha rotina? O quanto afeta minha sexualidade?

Quero destacar também que, como sua irmã tinha apenas 8 anos de idade, ela provavelmente viu e aprendeu tudo isso em algum lugar, e que ela também pode ter sido vítima de algum tipo de abuso.

É importante você buscar uma ajuda profissional (que atualmente pode ser até online), para conversar a respeito do acontecido, compreender todos os aspectos envolvidos, trabalhas as angústias e dificuldades e procurar planejar os próximos passos daqui em diante.

Espero ter lhe ajudado, abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina

49 respostas

13 MAI 2020

Olá Mariana!
Não se culpe! Ambas eram crianças e não tinham noções do que poderia estar acontecendo, porém, é indicado que inicie a psicoterapia para elaboração de trauma pois esses tipos de experiência costumam deixar resíduos de memórias de abuso sim.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo