Sinto duvida em relação a tudo.

Feita por >GABYS · 1 jul 2024 Orientação profissional

Tenho 22 anos, estou cursando duas faculdades Ciências Econômicas e Pedagogia, eu estava trabalhando em um emprego estável, porém com muita pressão e humilhação psicológica decidi sair e começar outra etapa em minha vida, minha família me orientou para não sair, mas eu estava decidida precisa sair daquele ambiente tóxico, e foram os melhores 6 meses desde então. Porém nem tudo são flores, e financeiramente as coisas começaram a apertar, e agora me sinto uma pessoa totalmente fracassada por ter saído daquela empresa, eu me pergunto todas as vezes porque não aguentei mais, sabe não sei as vezes distinguir o que sinto, mas estou em busca de um novo emprego, mas mesmo assim e como uma culpa, eu sei que é somente um emprego, mas foram 4 anos que trabalhei naquele lugar e me sinto como se eu tivesse que ouvir as pessoas e voltar no tempo, mas ao mesmo tempo sinto que deveria ter saído mesmo daquele emprego tóxico e estar nessa situação para minha evolução... com tudo isso me sinto ansiosa.

A melhor resposta 3 JUL 2024

Bom dia! Sua decisão de deixar um emprego tóxico foi um ato de coragem e auto cuidado. Apesar das dificuldades financeiras atuais, essa escolha demonstra um compromisso com sua saúde mental e bem-estar, o que é essencial para o seu sucesso a longo prazo. Lembre-se de que cada desafio é uma oportunidade de crescimento e que você possui as habilidades e a resiliência necessárias para superar este período difícil. Continue buscando novas oportunidades e acredite em seu valor. Com paciência e perseverança, você encontrará um caminho que alinhe suas necessidades financeiras com seu bem-estar pessoal e profissional.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

15 respostas

3 JUL 2024

GABYS
Problema não é trocar de emprego... problema foi você ter saido de um emprego estável sem outros nas mãos....
Você se apressou... comeu cru e quente.
Cada escolha gera suas consequências, seus resultados. Agora você está colhendo os resultados da tua escolha.
Também não é se conformar com o que tem, sempre pode escolher, fazer novas opções, mas com cautela e não movida por suas emoções... as emoções te dão orientações. Precisa gabaritar-se para entender e administrar as emoções.
Faça Psicoterapia...

6190 respostas

2 JUL 2024

Olá, Gabys!

Parece que você está passando por um período de muitos desafios e com muitas reflexões importantes, né? Deixar um ambiente de trabalho tóxico pode ser uma decisão difícil sim, mas muitas vezes necessária para preservar sua saúde mental e bem-estar. É compreensível que você esteja se sentindo dividida entre o alívio de ter saído e a preocupação com as consequências financeiras e emocionais dessa decisão, há muitas questões envolvidas nessa decisão.

É normal se questionar e até sentir culpa por ter deixado para trás um trabalho onde investiu tanto tempo e esforço. Porém, é crucial reconhecer que priorizar seu bem-estar é uma escolha valiosa e corajosa. Cuidar de si mesma e buscar um ambiente de trabalho mais saudável e gratificante é um passo significativo na sua jornada de crescimento pessoal e profissional e um sinal de amor próprio, você se respeitou naquele momento.

Lidar com sentimentos de ansiedade nesse processo é esperado, especialmente diante das incertezas e da pressão financeira. Buscar apoio emocional, seja através de conversas com amigos, familiares ou até mesmo um psicoterapeuta, pode ser muito benéfico para ajudar a lidar com essas emoções e encontrar clareza sobre seus próximos passos, diminuindo essa ansiedade.

Lembre-se de que você tem o direito de buscar um ambiente de trabalho onde seja valorizada e respeitada. Permita-se explorar novas oportunidades e confie no seu potencial para superar essa fase desafiadora. Estar aberta para aprender com essa experiência pode ser uma fonte de crescimento e fortalecimento pessoal no longo prazo.

Espero que você fique bem!
Um abraço,
Lúcia Martins

Lúcia Martins Psicólogo em São Paulo

9 respostas

2 JUL 2024

Olá GABYS, espero que esteja tudo bem com você.

Se você sentia que estava em um ambiente tóxico, e que isso estava te fazendo mal, sua decisão em priorizar sua saúde emocional, e também mental, foi super importante, pois será que se mantendo nesse emprego você não poderia arcar com situações mais difíceis no futuro? Embora você esteja passando por um pouco de aperto financeiro no momento, tenho certeza que isso será transitório, e, ao desenvolver suas competências profissionais, com certeza você terá a oportunidade de trabalhar em empresas melhores, e que te ofereçam oportunidades reais de crescimento profissional, em ambientes criativos e saudáveis. Compreenda que você ainda nem concluiu seus cursos superiores, e ainda existe muito a ser feito nesse campo. A formação profissional irá te levar para outros patamares, e permitirá que você possa ser valorizada e respeitada em seu ambiente profissional. Não se sinta culpada por se priorizar e se colocar em primeiro lugar. Outras oportunidades irão surgir com o tempo, e vão te encontrar mais preparada para aproveitar o melhor que elas podem oferecer. Além disso, essa e uma boa oportunidade para você adquirir mais autoconhecimento, sobre o que você é e deseja no momento, e sobre como quer construir seu futuro. Neste sentido, um profissional de Psicologia pode te ajudar muito, e pode te favorecer nesse aumento do autoconhecimento, muito benéfico para o desenvolvimento de sua inteligência emocional. Por isso, se desejar aprofundar um pouco essa fase que está vivendo, um profissional de Psicologia pode ser muito bom para você, e pode te trazer muitos benefícios no momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

974 respostas

2 JUL 2024

Bom dia, Gabys! Obrigado por escrever. Quem tudo quer nada tem. Na maior parte das vezes, aos vinte e dois anos de idade, as pessoas não estão maduras para integrar a teoria e a prática, o aprofundamento de uma faculdade, imagine de duas. O correto é frequentar um curso, de forma profunda, presencial, em universidade pública, com estudos complementares e autônomos.
A pressão e humilhação são decorrentes mais da fragilidade e aceitação da pessoa humilhada, pois o pressionador não precisa ser legitimado pelo pressionado, nem a humilhação precisa ser interpretada e sentida como legítima e verdadeira.
Você precisa amadurecer e muito. Melhor fazer duas coisas profundas, bem feitas, do que dez coisas de forma menos profunda.
Teorias precisam ser praticadas, precisam ser vivenciadas e funcionar.
Um feito equivale a mil teorias. Quem escreve um livro com coerência, consistência, equivale a quem lê mil livros.
Quem te dúvida em relação a tudo, não tem por onde começar.
Escolha um foco novo, além dos cuidados com saúde, esportes coletivos de contato, turma de colegas e conhecidos, estudos sérios e consistentes, trabalho profundo. Não fique tentando controlar, abarcar tudo.
Vamos refletir com calma, de forma científica a consciência, sua orientação ocupacional?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9120 respostas

2 JUL 2024

Olá Gabys. Esses sentimentos conflituosos são completamente compreensíveis. Em alguns momentos é comum repensarmos as escolhas que fazemos para uma auto crítica. Pelo pouco que escreveu acredito que esteja em paz com a decisão que tomou por não ser um lugar bom lugar para estar. No momento a escolha pode parecer "errada" por conta do financeiro que está se agravando. Minha sugestão é que você pense daqui para frente, as escolhas que fez no passado não irão se alterar, podemos somente escolher sobre o que iremos fazer hoje.
Espero ter ajudado. Um abraço

Vanessa Guimarães Psicólogo em Belo Horizonte