Seria baixa aut estima ou complexo de inferioridade?

Feita por >Cloe · 26 set 2021 Autoestima

Algumas me falam que eu tenho baixa auto estima escutei muito de um ex namorado que eu tenho baixa auto estima , que eu não me amo , que eu não me valorizo que eu abaixo a cabeça proa outros muitas outras coisas . Mas na verdade eu não acho feia eu gosto da minha aparência não mudaria nada apenas oque eu gostaria de melhorar em mim é engordar um pouco , mas oque eu sempre quis mudar é o meu jeito de ser, conversar com as pessoas ,não ter receio de fazer oque me dá vontade de ser eu mesma , então eu não acho que eu tenha uma auto estima tão baixa assim em questão de aparência. Quando eu era criança sempre escutava que eu era bonitinha, fofa todo mundo elogiava minha aparência, mas sempre me comparava o meu tamanho , eu sou baixinha minha irmãs são bem mais altas minha irmã mais nova é bem mais alta que eu, sempre falavam que eu era a mais pequenininha, a mais quietinha , que eu era boa e eu queria mudar isso queria a imagem que eu tinha , tenho pras pessoas, eu odeio que me tratam como se eu fosse uma menininha, que sempre precisa de ajuda , eu de certa forma procuro não pedir ajuda, eu acho que odeio receber ajuda me faz sentir que sou incapaz .... só queria entender porque sou assim

A melhor resposta 28 SET 2021

Olá Cloe.
Baixa auto estima pode estar relacionada a tantas coisas, e cada pessoa tem um motivo para se sentir assim, talvez seria interessante você perceber o que o seu ex namorado quis dizer com isso, porém se não te incomoda a fala dele melhor para você, pois está bem como é. Por outro lado, pedir ajuda nem sempre quer dizer incapacidade, pelo contrário, os grandes lideres, não trabalham sozinhos, pelo contrário, contam com a ajuda de muitas pessoas para realizar grandes obras.
Vou deixar algumas reflexões para você: O que é ser incapaz? Em que momentos se sente incapacitada?
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 SET 2021

Cloe,
Pouco importa se for baixa autoestima ou complexo de inferioridade ou os dois...
Importa que tens que se curar, precisa harmonizar seu emocional.
Isto gera todos os sintomas que colocou acima.
Faça Psicoterapia para resolver isso.
Assuma a responsabilidade pela sua vida, pela sua situação.
Não ganha nada se ficar no vitimismo.

5817 respostas

27 SET 2021

Olá Cloe! Que bom que você escreveu aqui. Passamos a vida procurando respostas ou construindo respostas. Construa tuas respostas. Forçar o engordamento, na maior parte das vezes, gera no futuro, arrependimento. Estando saudável e razoável, é melhor chegar aos cinquenta anos sem forçar ganho de peso. De outro lado, há coisas em nosso corpo que não podemos escolher ou controlar. É sublime aprender a lidar com o corpo que temos, utilizar as características dele da forma mais adequada possível. Isso é aprendizado muito importante. Tenha calma e discernimento. Baixa autoestima significa dar a si mesmo, menos valor, do que de fato, se tem; complexo de inferioridade, implica sentir-se inferior aos outros, sem precisar medir. De outro lado, medir não adiante: não há como medir. Cada pessoa é única, rica de possibilidades, características que compõem um conjunto unicamente dela.
Será muito interessante você reorganizar tua rotina.
Todos nós precisamos de ajuda, todos nós, gostamos muito de ajudar. Não há como viver sem alguma ajuda. Ninguém de nós, é sábio ou forte em todas áreas. Aqueles que se abrem para aprender, para receber ajuda, para trocar experiências, se tornam mais fortes, mas plenos.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.