Será que meu filho é gay?

Feita por >Oliveira.jc · 16 jan 2024 Orientação sexual

Peguei fotos de homens vestidos no celular do meu filho de 15 anos. Conversei com ele. Ele tem dúvidas sobre sua opção sexual e se sente angustiado com isso. Preciso de um psicólogo?

A melhor resposta 23 JAN 2024

Olá, Oliveira, espero encontrá-lo(a) bem!
Este é um assunto fundamental na vida de qualquer ser humano. Mais do que saber quem se é, é fundamental termos liberdade para sermos quem somos. E quando falamos de sexualidade existe uma imensa barreira social, retrógrada e repressora, que acaba por gerar sofrimentos e marcas profundas.
Como família, aceitar é o começo. Mas não falo do "aceitar" da boca para fora, mas de aceitar e defender a vocação para a liberdade de ser feliz que todos nós temos. É dessa aceitação que nasce a admiração e o respeito.
Contudo, ter uma dúvida sobre sexualidade não significa que se é gay ou não, mas de que a incerteza predomina. O auxílio psicológico ao seu filho é fundamental neste momento e provavelmente será um divisor de águas muito positivo na vida dele. Seja comigo ou com algum(a) outro(a) colega, aconselho fortemente que você garanta ao seu filho este inestimável auxílio.
Fico à disposição!

Lourenço Torresini
CRP 08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

27 FEV 2024

Bom dia, Oliveira! Obrigado por perguntar. Certamente há muitos aspectos e ponderações a se fazer em relação a sexualidade humana. Cada pessoa é única, cada ser constrói uma identidade sexual que é única, somente dessa pessoa. Muitos simplificam as coisas dividindo conforme suas evoluções classificatórias. Por exemplo gay, lésbica, homem, mulher,...
Como a identidade humana é uma constante construção, a sexualidade também. Certamente os dados colocados por você, não representam elementos mínimos para verificar abrangências de posicionamentos sexuais significativos.
Poderá ser sim, muito enriquecedor você poder compreender mais profundamente a questão da natureza humana, da construção da identidade. Seu filho, caso se sinta interessado, também poderá vivenciar enriquecimento do autoconhecimento.
A verdade é provisória. A verdade das Ciências, com uso ético, são fruto de métodos, controles, por isso mais confiáveis.
Atenciosamente,

8607 respostas

5 FEV 2024

Olá, Oliveira!

Entendo que uma abordagem compreensiva e de apoio é crucial nesse momento. Considere a possibilidade dele ter apoio psicológico especializado em questões de adolescência para oferecer orientação e suporte emocional para esse momento de autodescoberta e aceitação. Sempre que possível demonstre compreensão e esteja disponível para conversas abertas, essa fase pode ser um tanto quanto delicada pra ele.

Pode ser interessante um acompanhamento psicológico para você também, caso sinta necessidade, para que possa lidar melhor com todas as informações.

Fico à disposição!
Psicóloga Luiza França
Atendimento adolescentes e adultos

Luiza França Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

2 FEV 2024

Sim, é possível que ele não seja heterossexual (podendo ser gay, bissexual, ou outras variações naturais na sexualidade humana). E também é possível que um Psicólogo(a) possa ajudá-lo nesse momento (preferencialmente algum com experiência em sexualidade humana e adolescência).

Porém, o que ele mais precisa é se sentir aceito e acolhido, e saber que não deixará de ser amado independentemente de sua sexualidade. Não falo isso da boca pra fora -- a sexualidade em si não causa dor nem sofrimento (não "dói" ser gay, nem "dói" ser hétero, certo?). O que causa angústia é a falta de aceitação familiar e pelos amigos/grupos sociais (sentimentos de rejeição e isolamento), o medo de ser discriminado e de sofrer preconceito (em casa, na escola, na igreja...), o medo do bullying e da violência.

É importante não recriminar seu filho, e sim acolhê-lo. Muitos pais e mães podem achar proveitoso fazerem eles mesmos terapia caso tenham dificuldade em aceitar a sexualidade dos filhos.

André Mota Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

24 JAN 2024

Olá!

A orientação sexual é uma parte natural da diversidade e vida humana. Sua reação de angústia é compreensível, considerando as muitas barreiras sociais que infelizmente ainda existem, nesses momentos é importante oferecer apoio ao seu filho e espaço para comunicação aberta enquanto ele explora e compreende seus sentimentos.

Como seu filho demonstrou angústia e dúvidas, o apoio psicológico é importante para auxiliar nesse caminho de autodescoberta. Um psicólogo pode fornecer um espaço seguro para explorar essas questões, compreender seus sentimentos e se conhecer.

Também é uma possibilidade um apoio psicológico para você. Caso sinta necessidade de mais orientação, procurar a ajuda de um profissional de saúde mental pode ser benéfico para a família como um todo.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Oliveira!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas