Será que ele quer casar comigo?

Feita por >Anne · 22 fev 2023 Abordagem psicológica

Tenho 26 e namoro a 10 anos e meio com a mesma pessoa, que tem 29.
Ele tem um apartamento a 5 anos, alugado, que está sendo desocupado em breve. Mas o grande sonho dele é construir uma casa, onde está me prometendo (mas não consigo confiar/acreditar porque nosso combinado sempre foi casar no ano de 2022 e ele adiou os planos justamente por conta dessa casa) que até março ele irá fazer o projeto e irá construir essa casa, no terro do lado da casa dos pais (tem uma dependência bem forte em estar perto dos pais, apesar de ser um relacionamento aparentemente saudável com os mesmos).
No entanto, ele peca bastante no quesito relacionamento, pois não é muito carinhoso comigo, ultimamente passa bastante tempo no celular (ele trabalha com o celular, mas sei quando está trabalhando e quanto está só perdendo tempo nas redes sociais) enquanto estamos juntos e o fato de só eu demonstrar interesse no casamento me incomoda bastante, pois ele não discute muito sobre o assunto, só fala "já falei que vamos construir" e etc. Não fala com carinho, sabe? Acho que se me amasse de verdade e quisesse um futuro comigo, já o teria feito, mesmo o apartamento dele não sendo dos "sonhos", mas quando a gente ama alguém, a gente vai pra qualquer cantinho com ela.
Eu sou o tipo de mulher boazinha, sou bem flexível quanto a fazer as vontades dele (talvez um grande defeito). No entanto, no último final de semana eu me excedi na bebida quando estávamos na casa de uns colegas (mas não fiz fiasco, me comportei certinho), mas quando cheguei em casa vomitei e enquanto eu passava mal e tratava de limpar o estrago que fiz (sim, isso mesmo, eu bêbada tive que limpar tudo sozinha porque, segundo ele, iria vomitar junto kkk) ele ficou no quarto no celular ao invés de, no mínimo, me dar alguma ajuda com a limpeza ou cuidar de mim. Depois, quando fechei a cara pra ele por conta da falta de sensibilidade, ele só me deu sermão por eu ter vomitado.
Então, minha conclusão é a seguinte: eu preciso ser "super-bem-comportada" e superar todas as expectativas dele, ser "perfeita", enquanto ele, tudo bem, não superar nenhuma das minhas expectativas.
Isso é amor ou só eu estou amando sozinha?

A melhor resposta 23 FEV 2023

Olá, Anne
Aparentemente "ser perfeitinha" é uma temática para ti, assim como superar as expectativas de alguém. Mas fiquei com vontade de ouvir mais sobre as suas expectativas, os seus desejos, não os dos outros. Não sei se esse caminho faz sentido pra você.
Mas te sugiro abrir uma conversa com seu parceiro sobre a forma como você se sente, assim ele passa a saber o que você vive e abre espaço para que ele também te diga como se sente.
Seria interessante explorar essas e outras questões num processo de terapia, que pode te ajudar a responder essa pergunta por meio de um aumento de autoconhecimento.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

24 FEV 2023

Isso é Dependência emocional! Por que se submete a fazer para os outros e estar sempre agradando aos outros, enquanto você fica de lado? E não é que ele tenha que fazer por você, pois tem coisas que você mesma deveria estar se dando, como amor próprio, por exemplo. Você se submete a mil coisas, sonha sozinha, faz projetos sozinha , e ele, está fazendo o que também para o relacionamento fluir? Percebe como é falha dos dois? Todo problema de relacionamento é meio a meio. E outra, pra que ser perfeita? Enquanto ficar nessa busca de algo que é impossível, você vai vivendo de máscaras, e chega uma hora que nem você nem qualquer pessoa que esteja do seu lado vai suportar. Relacionamentos devem ser construídos com pessoas que se permitam ser elas mesmas e queiram construir vida juntos apesar dos defeitos. Agende um horário, venha se trabalhar melhor, trabalhar o autoconhecimento, entender o porquê dessa necessidade de agradar aos outros e se abandonar, alcançar novas posturas e as consequências disso, dentre outras coisas! Agende um horário!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 FEV 2023

Oi Anne! Obrigado por escrever. Cada pessoa, cada casal, cada história é única. Não se pode generalizar, mas é preciso ponderar a razoabilidade. Começar a namorar aos quinze anos e permanecer namorado a mesma pessoa por dez anos e seis meses, é inversão de tempo, é deixar de viver a preparação para a vida, para os estudos sérios e consistentes, para o trabalho sério e consistente. A probabilidade maior é a de que vocês dois precisem viver a juventude, amadurecer turma de colegas e conhecidos (cada qual com a sua - independente do outro), que sejam pessoas éticas e saudáveis, com vinculação de qualidade, será importante a prática de esportes coletivos de contato, de trabalho sério e consistente, de viver a juventude, nos contatos com a arte, com a cultura. Depois disso, experimentando com ética e ponderação, namoros, construir relacionamento que possa, após paquera, observação, pesquisa, passar para noivado, talvez casamento, talvez sociedade material, talvez filhos, talvez estabilidade.
Em síntese amadureçam como jovens, antes de pensar toda a abrangência, harmonia e estabilidade que o casamento requer.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.