Quero ser feliz comigo mesma

Feita por >Fabiana · 21 nov 2017 Psicologia clínica

Olá tenho 19 anos e sinto que estou perdendo a vontade de viver.Terminei o ensino médio faz 2 anos e quero muito voltar a estudar,mas não me sinto motivada a correr atrás.Sinto que não tenho capacidade de encarar os estudos,tenho medo de fracassar.Luto todos os dias pra não chorar,pois cada vez que choro relembro tudo o que já passei e choro novamente.Vejo a vida de todos os meus amigos indo pra frente e a minha parece andar ao contrário.Não sei mais o que fazer,me cobro demais por isso e sofro bastante.Me ajudem por favor!

A melhor resposta 22 NOV 2017

Olá Fabiana, boa noite.
Só podemos nos comparar com nós mesmos no passado, pois a história de cada pessoa é única. Aprenda a olhar apenas para vc. Veja o quanto vc já lutou e cresceu!
Existem muitas questões emocionais que necessitam de cuidado no seu relato. O medo parece estar te paralisando e será necessário reequilibrá-lo. Assim como crenças cristalizadas que acabam te sabotando. Todas essas questões estão te colocando em grande sofrimento e para superar será preciso olhar para isso. Afastar a dor, evita-la ou desvaloriza-la só fará com que ela se manifeste com mais força ou até mesmo por sintomas físicos. Procure um psicoterapeuta, vc não precisa passar por isso sozinha. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

23 NOV 2017

Fabiana, para ser feliz consigo mesma, precisa se amar como é, se vc entende que está desmotivada, com medo do fracasso, procure ajuda psicologica, ficar guardando todo esse sentimento, toda essa emoção somente para você, só trará mais sofrimento, coloque-se a disposição de você mesma.
Sugiro que faça Psicoterapia, lhe ajudará muito.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

22 NOV 2017

Ola Fabiana
Olha nossa mente é um computador que precisa ser programado. Somos o que cremos ser. Nao alimente sentimentos de menos valia, pensamentos negativos, etc.. pense positivo, acredite em você. Escolha vencer .Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

22 NOV 2017

Fabiana, bom dia! Bom dia! Acredito que seja importante você buscar um profissional de psicologia na sua cidade, não apenas para falar sobre sua vida, o que sente e entender essa insatisfação consigo, mas também para encontrar em si mesma as diversas qualidades e o valor que possui. Além da Psicoterapia indicaria buscar Orientação Profissional. O processo de Orientação Profissional abrange o autoconhecimento através da realização de dinâmicas e entrevistas, bem como a influência da família, a personalidade, os interesses, os valores e reflexões sobre o mercado de trabalho, as profissões e suas especificidades e o preconceito profissional. Além disso, outro aspecto fundamental nesse processo é a Informação Profissional que dará todo o suporte no momento da escolha profissional. Nos encontros trabalhamos o autoconhecimento, as aptidões e habilidades, a escolha profissional, planejamento e o mercado de trabalho através de técnicas projetivas, e autoaplicáveis como jogos, dinâmicas, vivências e instrumentos de identificação de interesses profissionais. Espero ter lhe ajudado! Para quaisquer outros esclarecimentos estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

22 NOV 2017

Ola Fabiana!
O terminio do ensino medio é uma fase muito complicada, pois somos bombardeados com responsabilidades e decisões que precisamos tomar, e na grande maioria das vezes não fomos educados enocionalmente para lidar com essa fase a Psicoterapia pode ser um grande aliado para que você possa se desenvolver e se educar emocionalmente para lidar com essa nova fase.
Fico a disposição.

Rodrigo Romão Antonio Psicólogo Psicólogo em Bauru

12 respostas

21 NOV 2017

Olá Fabiana, muitas vezes pensamentos acabam surgindo em nossa mente de repente, somem rapidamente e não nos dão tempo para refletir sobre eles. São seguidos por fortes emoções como tristeza, raiva ou culpa. Eu indico aos meus pacientes que questionem a veracidade desses pensamentos de maneira racional. Por exemplo, para o pensamento "Eu sou incapaz", elenque fatos ou situações que neguem e que confirmem este pensamento, pese essas colocações e veja se realmente o pensamento pode ser validado ou não. Para realização de objetivos, indico que você os detalhe de alguma forma, faça uma lista com metas a serem alcançadas. Por exemplo, você deseja voltar a estudar, este é um objetivo, faça uma lista com o que você precisa fazer para "voltar a estudar" em pequenos passos: Exemplo - 1º visitar feiras de profissões a fim de descobrir uma área de interesse; 2º selecionar e listar áreas e cursos que me identifico; 3º pesquisar sobre as áreas e cursos e decidir qual me identifico mais e me vejo atuando; 4º pesquisar universidades que ofereça o curso que me interessei... e assim vai. As vezes destrinchando nosso objetivo, conseguimos ter mais controle sobre ele e ir pouco a pouco o alcançando. Procure um profissional de Psicologia que a ajude neste processo, fará toda a diferença.

JaDeh Psicologia Psicólogo em Barueri

27 respostas

21 NOV 2017

Fabiana,

A gente tem que trabalhar muito a autoestima, o amor próprio, as qualidades que carregamos e tudo de bom que temos dentro e fora de nós, para poder dizer um não e um basta a qualquer tipo de restos que andam querendo nos dar por aí.
Não, não caia na arapuca que alguém arma, fazendo-te acreditar que aquilo é o que você merece, que é “o que tem para hoje”. Não aceite ser segunda, terceira, quarta, última opção de alguém que você carrega sentimentos e desejos verdadeiros.
Procure a psicoterapia para autoconhecimento, vai ser maravilhoso!

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

21 NOV 2017

Oi Fabiana, parece que sentimentos de inferioridade e incapacidade impedem você de avançar, de realizar seus projetos. Isto provavelmente se deve a experiência em que você fracassou (ou sentiu fracasso), além de como você foi motivada desde a infância a realizar as coisas. Quando temos pais (ou cuidadores) que nos apoiam desde a infância, quando erramos, que nos motivam a realizar pequenas coisas, isto fortaleze nossa autoconfiança e autoestima. Mas do contrário, quando isso não ocorre (ou quando ocorre o contrário) o indivíduo tende a ficar muito inseguro e se achar incapaz. Minha sugestão é que você procure psicoterapia para trabalhar essas questões e entender melhor a dinâmica da sua vida. Caso não posso pagar existem muitas clínicas escola nas faculdades de psicologia, que realizam atendimento gratuito. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza