Retornar o namoro com o primeiro amor dá certo?

Feita por >Bega · 25 jul 2024 Abordagem psicológica

Após 40 anos nos reencontramos ambos divorciados. Estamos juntos novamente há quase 1 ano. Ele diz que quer terminar o resto da vida ao meu lado. Diz que nunca me esqueceu,mesmo casado. Fico insegura pois ex esposa constantemente visita ele e o filho e dorme na casa dele. Uma hora diz que vai construir um casa p nós e deixar o apartamento para o filho, porém parou de falar nisso e agora fala que vai viajar para o exterior ver os netos e vai arrumar o apartamento para o filho. Percebo que estou deixando de ser a prioridade dele como dizia antes. Não falou de mim para a ex ainda, disse que está esperando uma oportunidade. Devo aceitar?

A melhor resposta 26 JUL 2024

Bom dia Bega. Retornar um amor do passado é mais difícil do que um novo amor bem sucedido. Embora construir um relacionamento amoroso satisfatório passa por alguns pontos principais: sua auto estima, independência, felicidade pessoal, clareza de valores e o que busca em um relacionamento, confiança, integridade, respeito. Além de você, ele tem a vida dele familiar, essa parte de tempo com netos e filhos será normal. O sintoma da ex não saber de você realmente reflete algo mal resolvido, assim como ele estar casado pensando em você, um tanto mal resolvido não? Essas duplicidades e dissociações de gostar de uma pessoa e estar com outra devem ser analisadas mais a fundo em relacionamentos fechados, para não ter frustrações posteriormente. Sugiro buscar uma psicoterapia ou terapia de casal. Abraço fraterno, cordialmente,
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga & Psicanalista & Terapeuta de casal.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

190 respostas

31 JUL 2024

Olá Bega,
A situação que você descreveu é complexa e é normal causar insegurança e ansiedade, mas é importante ressaltar alguns pontos. Converse com ele sobre seus sentimentos e inseguranças. Explique como a presença frequente da ex-esposa na casa dele e a falta de clareza sobre o futuro de vocês estão afetando você. Reflita sobre o que você deseja e precisa em um relacionamento. É importante ressaltar que a co-parentalidade e o relacionamento com o filho sejam importantes, por isso a necessidade da cominucação aberta sobre o que ele deseja com você.
Além disso o cuidado contigo é importante.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de orientação psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

164 respostas

27 JUL 2024

Bega
Talvez voce esteja indecisa... talvez esteja na passividade esperando que alguém a recolha...
O que você imaginou para sua vida quando se separou?
Porque não retome os teus sonhos e realize tudo o que não conseguiu como casada?
Pode iniciar com uma Psicoterapia para se analisar, se descobrir como pessoa e governanta da sua própria vida.
Abraços

6349 respostas

26 JUL 2024

Bom dia, Bega! Obrigado por escrever. O namoro retomada com uma nova pessoa (porque amadurecida, modificada), certamente pode dar certo. O que não pode acontecer é haver dúvidas, incertezas. Teus escritos colocam dúvidas. As coisas darem certo entre duas pessoas, dependem da dedicação, da sabedoria, adequada tolerância e bom senso em busca de fazer as coisas darem certo. Isso deve ocorrer em sintonia das ações dos dois. Pelo descrito, por enquanto, vocês ainda não estão em condição ideal dessa sintonia. Primeiro vocês precisam resolver essas diferenças, depois, aos poucos, aproximar e aprofundar comprometimentos, ou não.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Atenciosamente,