Qual o nelhor tratamento para usuário de droga?

Feita por >Cintia · 20 jul 2016 Drogas

Olá. Tenho um cunhado de 25 anos que vem abusando das drogas, mas não aceita uma internação. Com o convívio percebemos que ela tem algumas frustrações (ele perdeu o pai com seis anos e não aceita isso muito bem). Ainda tem outros problemas que acabam virando combustível para isso. Não sabemos o que fazer pra ajudar, por onde começar ou quanto isso irá nos custar.

A melhor resposta 28 JUL 2016

O tratamento para usuários de drogas é bem complexo. O ideal é pelo menos um psicólogo e um psiquiatra para acompanhar o caso. O psicólogo irá trabalhar as questões emocionais e comportamentais ao passo que o psiquiatra irá cuidar de trabalhar os efeitos orgânicos causado pelas drogas e sua abstinência. Caso não tenha condição de pagar por esses profissionais, procure o CAPS Ad na sua região. Boa sorte!

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

28 JUL 2016

Oi, Cintia.
Essa demanda atualmente está facilitada, só que a pessoa que utiliza a droga tem que decidir. Se a decisão for favorável, ele deve procurar primeiro um Psiquiatra, para avaliação médica, controle da falta de química no corpo e medicamentos, e sugiro um psicólogo para o apoio emocional, ele vai precisar. psi celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

25 JUL 2016

Boa tarde , Cintia

Reforçando um pouco do que os colegas falaram é fundamental à vontade de em querer parar. Um especialista em dependência química na psicologia poderá avaliar o grau de comprometimento dele, no aspecto emocional e físico no sentido de perceber o acompanhamento psiquiátrico uma vez que dependerá da comodidade ( que em geral alguns apresentam como ansiedade, depressão ou outros) e precisar do médico. Também da droga que poderá causas a crise de abstinência. Quanto aos valores e gastos existe universidades como a UNIFESP me a USP que dispõe de um programa . O tipo de psicoterapia que usamos é mais da linha da Terapia cognitiva comportamental. E dependendo das caraterísticas dele a hipnoterapia pode ser de grande ajuda. Boa sorte.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

22 JUL 2016

ola cintia!!!!!! recomendo um psiquiatra e tb um psicologo para tratar seu cunhado,ok? recomendo tb á familia fazer um plano de saude para ele. assim o tratamento fica mais viavel.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

21 JUL 2016

Ola Cintia,
como já foi dito pelo colega, o tratamento é multidisciplinar, mas antes é preciso saber se ele está interessado em fazer .

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

21 JUL 2016

Olá Cíntia
É muito complexo esta situação> Eu trabalho com dependentes químicos numa clinica. O dependente perde a percepção de sua necessidade, sempre vai dizer não para os parentes. É interessante contatar um especialista da psicologia que já tem experiencia com DQ e fazer um trabalho com ele. Até convencer a internação. Existem muita clinica séria.
Valdira

Clínica Conhecer de Si Psicólogo em São Paulo

5 respostas

21 JUL 2016

Cintia,
Para casos de tratamento de dependência química a indicação é o acompanhamento com psiquiatra que irá prescrever a medicação mais indicada para o caso do seu cunhado, e concomitantemente é importante que ele faça um acompanhamento com psicólogo para que ele possa trabalhar as questões emocionais e crenças que contribuem para o uso das drogas.

Att,
Ana Carolina Araujo

Ana Carolina Oliveira de Araujo Psicólogo em Salvador

2 respostas

21 JUL 2016

Olá Cintia,
Desculpe, mas após 19 anos, acho que seu cunhado já sabe que a morte existe e que o pai morreu. Mas percebeu que isso mobiliza a família com pena dele, tentando justificar o abuso das drogas por este motivo específico.
Provavelmente ele abuse por outras coisas que nem mesmo ele saiba nomear tão facilmente.
Então o melhor tratamento será o que ele fizer por vontade própria. Quando ele realmente tiver esta vontade.
Já quanto à família dele, seria interessante procurar ajuda sim. até para perceber até onde querem chegar nesta tentativa de ajudar.
Nesse caso seria interessante procurar alguém da área da psicanálise, a qual tem pesquisas e artigos interessantes sobre o tratamento e o uso e o abuso das drogas, e de como há uma estrutura familiar que facilita este comportamento e a manipulação por parte do usuário.
Boa sorte!

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

21 JUL 2016

Olá! Cíntia

Olha para usuários de drogas o ideal é Terapia Cognitivo Comportamental, é necessário o acompanhamento com o psiquiatra.

Att,

Cristiane

Ágape Consultório de Psicologia Psicólogo em São Bernardo do Campo

3 respostas

20 JUL 2016

Olá Cintia!
É importante que embora seu cunhado recuse ajuda, a família tenha uma postura mais atuante indo além de orientações ou sugestões.
Inicialmente é necessário que ele seja encaminhado para uma consulta com o médico psiquiatra que poderá avaliar a necessidade de internação ou a melhor forma de tratamento.
O tratamento medicamentoso normalmente é utilizado para que fortaleça a pessoa neste primeiro momento, ajudando a conter os impulsos que os levam a utilizar as drogas e controlando a dependência química do organismo.
Em um segundo momento é muito importante que seja feito o acompanhamento psicológico associado ao acompanhamento psiquiatro: a psicoterapia poderá proporcionar o entendimento do que o levou a buscar este comportamento destrutivo mas mais do que isso poderá possibilitar um novo olhar sob seu estado atual, sendo fundamental para que ele perceba que precisa de ajuda.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 JUL 2016

Olá, Cintia.
Para usuários de drogas, aconselha-se o acompanhamento com um médico psiquiatra e um psicólogo, por as questões de uso e abuso de drogas terem efeitos químicos - o psiquiatra ajuda com medicamentos para controlar a abstinência - e psíquicos - o psicólogo ajudará nas questões emocionais.
A internação é recomendada apenas para casos graves de abuso e dependência.
O valor é variável de acordo com o profissional que você procurar; mas você pode procurar algum profissional por plano de saúde também.
Mas antes de qualquer ação, deve-se conversar com seu cunhado para saber se ele aceita esses acompanhamentos.

Abraços,
Felipe Mascarenhas.

Anônimo-291479 Psicólogo em Campinas