Qual o motivo que faz eu gostar de tanto de sofrer

Feita por >Guilherme Caldas · 2 mar 2023 Abordagem psicológica

eu falo amorosamente. minha ex terminou sem responsabilidade afetiva e etc. o relacionaemnto foi um caos, parte foi muito culpa minha também. no entanto, parece que no fundo, eu gosto disso. desse caos no relacionamento. mesmo que ela tenha terminado comigo de um jeito escroto, depois voltado depois de quase 2 anos e me dado um ghosting. parece que eu sou atraído por esse caos. eu gosto de todo esse sofrimento. no entanto, minha parte racional, por assim dizer. quer se libertar disso e ser feliz. só que eu não saio desse ciclo e tenho um estranho prazer nessas rejeições e problemas.

A melhor resposta 4 MAR 2023

Olá Guilherme Caldas,
Por isso, a necessidade agora de voce recuperar a ti mesmo; resgatar a tua inteligência de vida.
Voce foi "forçado" a abandonar para seguir o que os outros queriam. Voce pode estar cultivando dentro de ti o sofrimento, a dor... são padrões de comportamento aprendidos na infância. Agora precisa se autenticar de acordo com as coordenadas da vida. Enquanto voce se esforça para compreender e viver a vida baseado onde outros te alienaram, só vai encontrar processo de autodestruição e perda progressiva.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

3 MAR 2023

Olá, Guilherme!

Aposte numa boa psicoterapia! Você já tem um ótimo ponto de partida: seu discernimento sobre o que ocorre, o que te atrai, o que te machuca; agora é iniciar o processo de análise mais detido com uma escuta preparada para identificar padrões, trabalhar aceitação e possíveis mudanças. Mas saiba, é um trabalho que demanda tempo e paciência!

Fico à disposição, Guilherme.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

3 MAR 2023

Olá Guilherme! Obrigado pela pergunta. As pessoas são sadomasoquistas. Havendo imperfeições e limitações nas possibilidades, as pessoas alimentam culpas e idolatrias, que geram espaço para as punições, para as penitências, para os castigos. Também o orgulho tempera isso: " farei de tudo para provar que posso reconquistar".
Amadurecer é preciso. Não se esqueça que o auto respeito é necessário, para que haja clima adequado para interação harmônica, original, respeitosa, delimitadora da essência de cada um dos parceiros.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8607 respostas

3 MAR 2023

Olá! você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém