Qual médico devo procurar para saber se tenho autismo ou síndrome de asperger?

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 15 mai 2017 Autismo

Olá me sinto muito diferente das outras pessoas tnho dificuldades nas relacoes sociais me isolo qual médico pode me dar esse diagnóstico de algum grau de autismo ou síndrome de asperger?que exame é feito pra saber se tenho algum transtorno do espectro autista?

A melhor resposta 16 MAI 2017

Olá Anna Paula!
O diagnóstico é feito através do relato e investigação médica. Não existem exames.
O médico indicado para que você procure é o psiquiatra e como tais possibilidades e seu funcionamento geram desconforto, fazendo com que se sinta desajustada de alguma forma, é indicado que você procure também um psicólogo para compartilhar tais questões, favorecendo sua saúde emocional.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 AGO 2023

olá! Sou a Psicóloga Rafaela e faço avaliação Psicológica para dar diagnóstico de autismo com os respectivos tratamentos

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAR 2018

Bom dia Anna Paula!
Temos uma Avaliação Neuropsicológica para investigar este diagnóstico por meio das variadas baterias específicas;
]Atenciosamente

Neurominas Neuropsicologia e Psicologia Psicólogo em Belo Horizonte

19 respostas

16 MAI 2017

Olá, Anna,

Vivemos numa sociedade que valoriza muito os extrovertidos e não vê com bons olhos as pessoas tímidas ou introspectivas. Não necessariamente há algo errado contigo simplesmente porque seu interesse ou habilidade de socialização é diferente dos outros.

Respondendo à sua pergunta: o diagnóstico de Transtornos do Espectro Autista (que hoje engloba também o que antigamente era chamado de Síndrome de Asperger) é realizado clinicamente. Ou seja, eles não têm marcadores biológicos, e não há exames específicos para sua detecção.

Um psicólogo poderia realizar um diagnóstico sobre suas questões, e, caso necessário, te encaminhar para médicos que façam exames para identificar outras causas para suas dificuldades.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo

35 respostas

16 MAI 2017

Boa noite, um médico neurológico e um neuropsicólogo podem te ajudar a diagnosticar os sintomas relatados por você através de vários exames neurológicos e neuropsicológicos. Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife