Porque eu não consigo me separar?

Feita por >Amanda · 22 jul 2022 Dependência emocional

Sempre fui muito independente e depois de sofrer um acidente de carro fiquei com síndrome do Pânico, agorafobia e transtorno de ansiedade. Já queria me separar, mas resolvi esperar porque as crianças eram pequenas.
Após o acidente fiquei dependente pq n conseguia sair de cs sem a companhia dele. Muito tempo e terapia e terapias alternativas e eu melhorei, então pedi p ele sair de cs. Conseguia sair de cs com meus filhos e até sai com uma amiga.
Fui a uma festa da faculdade e fiquei com um colega e a partir daí quando ele não ia embora de xs como prometido eu comecei a falar mais claramente q n gostava dele e sim do outro, então um dia ele foi atrás de mim e estávamos com uma turma em um bar perto da faculdade e ele me chamou com falta de educação dizendo q minha filha tava com febre e eu ali e então fui com ele. Chegando em cs ele fez o maior show e na frente das crianças ameaçou enfiar uma faca de cozinha na barriga, então n sai de CS e aceitei ficar. O outro se afastou e já faz 3 anos. Aos poucos voltamos a ter relações, mas eu sou muito infeliz. Eu consigo trabalhar e gerencio o negócio da família, mas ele n pode sair do meu lado. Fiz uma constelação familiar e piorei agora só fico nos locais se for com ele. Até em CS. Ele n pode ir nem na padaria, mas sou totalmente lúcida e conduzo uma empresa. Meu ex marido suicidou por isso ele usou essa possibilidade p me chantagear na época. O rapaz em questão era o filho do melhor amigo de infância dele. Meu sentimento p com ele era de feliz e q poderia ser feliz de novo. Nunca mais falamos sobre o acontecido e quando nos vemos fica nítido p qualquer um q ele gosta de mim. Meu próprio (marido disse um dia q vê nos olhos dele (como me olha). Quero me libertar. Acho q tudo q vivo e culpa dele.

A melhor resposta 26 JUL 2022

Olá Amanda;).
Obrigada por sua interação aqui.
Sinta-se confirmada em sua sensação. Realmente temos pensamentos que precisam ser questionados em um diálogo interno.
E isso nos leva a algumas reflexões: sobre si mesma, sobre nossas relações, sobre o que queremos.

Seu relato traz uma trajetória de encontros e desencontros aos quais, para além de um olhar apenas a relações, traz uma necessidade de um olhar para si mesma. o que quer, o que sente, o que pensa, de que precisa... enfim, sua autoestima.

Autoestima nada mais é do que o modo como nos percebemos, nos tratamos, nos relacionamos. O que muitas vezes acontece é que não aprendemos a olhar com maturidade para isso. Precisamos desenvolver uma interação mais saudável e funcional consigo mesma. E nesse pacote entra observar, interagir e direcionar pensamentos, que nada mais são do que uma extensão de si mesma. E isso reflete em tudo: pensamentos geram emoções e, a partir delas, nossas ações. Como estão seus resultados? como está o seu sentir em relação a si? Como você se percebe no mundo?

A saúde mental requer cuidados e desenvolvimento. Você traz questões específicas, fatos marcantes, busca constante por algo que a leve para outro nível. Isso é importante e um grande passo. Já pensou em fazer um tratamento continuado com uma psicóloga? Uma profissional que possa te acompanhar nessa jornada, te ajudar a ampliar sua consciência, reconhecer e ressignificar dores e situações conflituosas, te ajudar a se sentir mais segura, criativa e autêntica em fazer escolhas e tomar decisões. Desenvolver habilidades de enfrentamento, limites, relações.

A meu ver, sugiro que você invista em você, em seu desenvolvimento pessoal. Talvez você possa fazer algo a respeito através de posicionamentos e escolhas diferentes. Um processo de terapia com uma psicóloga pode ampliar sua consciência, trazer mais clareza a seus pensamentos e emoções a respeito, gerar mais segurança na tomada de decisões e interações consigo mesma e com o mundo.
Faça terapia para desenvolver a sua autoestima.
Espero tê-la ajudado.
Caso precise de ajuda com isso, conte comigo! ;)
Christiane Teixeira
Psicóloga

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

25 JUL 2022

Olá Amanda.
Você termina culpando outra pessoas. É fato que as pessoas tem uma influência muito grande sobre as outras, mas as decisões que cada um toma são de sua própria responsabilidade, o outro pode ser um impeditivo, mas focando em soluções sobre sua vida atual, como fazer o que deseja, encontrará o resultado para resolver a situação sobre seu companheiro atual e se sentir livre para viver o que pretende.
Quanto a suas questões em sair sozinha, você pode buscar a ajuda de outras pessoas para isso, sem precisar depender de seu companheiro, que é o que já vinha fazendo, sempre focando em soluções poderá encontrar as respostas que precisa e ter ações neste sentido.
Pelo seu relato sugiro acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

25 JUL 2022

Olá Amanda.
Você está seguindo as recomendações médicas psiquiátricas? Pois é de extrema importância que vá ao psiquiatra com regularidade para fazer ajuste nas doses e horários dos medicamentos, em caso de crises agudas precisa retornar ao médico mesmo antes do dia marcado. Depender do companheiro 24 horas denota que você não está controlando a Ansiedade. Procure fazer terapia Psicológica em paralelo com o tratamento com psiquiatra. A TCC- Terapia Cognitiva Comportamental pode ajudar no controle da Ansiedade. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

24 JUL 2022

Amanda - Há muita coisa para ser esclarecido... Faça Psicoterapia... você precisa. Não tem um receituário, precisa ter consciência! E. consciência se desenvolve.
Abraços

5817 respostas

23 JUL 2022

Bom dia, Amanda!
Você apresenta muitos sintomas e em seu relato vive em um ambiente hostil e se sente infeliz. O primeiro passo é reconhecer que precisa de ajuda e ele foi dado ao expor um pouco do como se sente. O ideal é buscar por um profissional em que se sinta segura e confiante para que possa reconhecer seus sentimento e tomar decisões de maneira correta visando à sua satisfação pessoal.
Lisandra Matos de Pinho
Psicóloga clínica

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

23 JUL 2022

Olá Amanda,
Você está com muitos sintomas. Que bom que sente-se lúcida e gerencia uma empresa, mas isso não significa que você não precisa de ajuda nesse momento. Pedir ajuda e buscar um profissional da área de saúde mental não é sinal de fraqueza, pelo contrário, significa que você quer ficar bem e se fortalecer. Uma avaliação psicológica e psiquiátrica com um tratamento feito de forma adequada pode te ajudar a sair da crise em que se encontra e mudar de vida.
Abraços, Patrícia Dragone, Psicóloga

Patrícia Dragone Psicólogo em Salvador