Por que não consigo aceitar que um dia vou morrer?

Feita por >Aninha · 23 mai 2024 Abordagem psicológica

Tenho muitas dúvidas sobre a morte, sobre o acontece após! E tenho muito medo de morrer, de deixar a vida, minhas filhas, minha família, sofro muito com isso! Todos os dias desde os meus 12 anos, tenho 37 anos.

A melhor resposta 28 MAI 2024

Olá, Aninha, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Seu medo, Aninha, é comum a todos nós, pois o medo da morte é um misto de medo do desconhecido (A vida de alguma forma continua após a morte do corpo?) somado com a relevante carga moral que nos constitui como animais racionais e afetivos. Talvez a resposta que podemos nos dar perante essa questão básica de nossas vidas, ou seja, O que é a morte, seja encararmos o que a moral, ou seja, nossa concepção e prática do certo/errado, é de fato em nossas vidas diárias, no cotidiano, nossa ética para com nossas vidas particulares e na relação com o outro, o coletivo.

A morte é certa, o fim é um característica inescapável do que vive, então, sempre trazendo conosco esse fato, Aninha, talvez possamos olhar no espelho das nossas relações, filhos, pais, família, amigos, e a cada encontro entendermos a oportunidade que temos de elucidar o que de fato é viver. Pois a morte só tem sentido pois há a vida.

Aninha, fico à disposição para aprofundarmos essa questão, para que o medo da morte não obstrua o desejo por viver! Realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

283 respostas

27 MAI 2024

Bom dia!

A certeza da finitude embora exista, provoca muitos tabus. Gostaria de poder ajudá-la nesse processo de uma melhor compreensão e aceitação das perspectivas da vida.

Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

26 MAI 2024

Aninha
Creio que estás confusa com relação a muitas coisas:
O que é a vida? Quem é você?
A vida nã se extingue com a morte... nascimento e morte fazem parte de um processo.
Tudo o que nasce, morre; você nasceu, um dia vai morrer.
Mas a vida não acaba com a morte.
Voce já nasceu e morreu muitas vezes e está nesta existencia novamente.
Trate de viver plenamente a vida. Você nasceu para se realizar e ser feliz. Tuas filhas apenas nasceram por teu intermédio, mas elas não são suas, e elas também nasceram para se realizarem. Nada pode fazer por elas.
Cada um tem a liberdade de fazer o que quiserem , o que escolhem geram consequências/resultados; não gosta dos resultados, faça novas escolhas e assim sucessivamente.
As coisas são como são e não como queres que sejam.

6349 respostas

24 MAI 2024

Olá, obrigado pela sua pergunta!

Entendo perfeitamente o seu ponto e essa sua angustia.

É natural do ser humano temer aquilo que é desconhecido. Não saber qualquer informação sobre o que acontece após a morte, gera sim uma certa angustia e você não está sozinha nessa.

Tem também o fato de que culturalmente, não temos o hábito de falar sobre morte, quando estamos entre amigos e família, esse é sempre um assunto que todos tentam evitar. Isso faz com que a gente chegue a fase adulta, um tanto "despreparado" para lidar com essa questão.

A morte faz parte do ciclo da vida, não tem como evitar. Mas isso não precisa ser visto como algo ruim, pelo contrário, saber que essa vida chegará ao fim, é justamente o que faz dela uma coisa preciosa.

Ter essa certeza de que estamos aqui de passagem, desperta o desejo de querer passar por essa vida da melhor forma possível.

Em terapia você aprende a desenvolver essa consciência e consegue lidar melhor com essa angustia mantendo seu foco no aqui e agora.

É comum olharem pra morte como sendo algo futuro, quando na verdade, cada minuto do nosso passado pertence a morte.

Tudo que temos é o aqui e o agora, você está viva, aproveite o momento.

Espero ter ajudado

Almir Silva da Rocha Psicólogo em São Paulo

7 respostas

24 MAI 2024

Bom dia, Aninha! Obrigado por perguntar. Esse questão, em maior ou menor grau, incomoda a maior parte das pessoas. O que é certo, é que morreremos. Quando e como, no entanto, não sabemos. Não há privilegiados ou azarados nesse aspecto. Certamente você precisa conversar com um de nós, psicólogos, de forma científica, contando tua história, vivências, rotina de vida, avaliando personalidade, metas, dentre outros aspectos, para que se consiga construir aceitação necessária e razoável.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9308 respostas

24 MAI 2024

Olá!
Seu relato é muito importante, inclusive começo te dizendo que muitas pessoas sentem a exata mesma angústia.
Muitas pessoas conseguem, na psicoterapia, transformar esse sofrimento em um trunfo, explico: ter consciência de que nosso tempo aqui é finito e não temos garantias do que vem depois da morte nos faz lembrar como gastamos nosso tempo aqui. Assim podemos ter mais responsabilidade sobre as escolhas que fazemos em vida. Ora, se só tenho uma vida cujo tempo é finito, porque eu gastaria esse precioso tempo em algo que não me satisfaz?
Claro que nem todas as escolhas são materialmente possíveis, mas ainda assim ter essa lembrança existencialista nos ajuda a explorar novos caminhos possíveis.
Caso queira conversar mais sobre o assunto, pode me chamar aqui pela plataforma, vai ser um prazer te receber!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

955 respostas

24 MAI 2024

Aninha, entendo profundamente a sua angústia e o medo constante que você sente em relação à morte. Essa é uma questão muito humana e complexa, e é natural que desperte muitas dúvidas e medos.

Na abordagem da Gestalt-terapia, focamos muito na experiência presente e na maneira como você vive e percebe o mundo ao seu redor. Vamos explorar juntos esses sentimentos de uma maneira que possa trazer mais clareza e acolhimento para você.

Primeiro, é importante reconhecer que o medo da morte é uma parte fundamental da experiência humana. Muitas pessoas, em algum momento da vida, se deparam com essas questões existenciais. A morte nos confronta com a finitude e a impermanência da vida, o que pode ser muito assustador. Esse medo também pode estar ligado ao desejo profundo de proteger e cuidar das pessoas que você ama, como suas filhas e sua família.

Vamos focar na sua experiência atual. O que acontece dentro de você quando pensa sobre a morte? Quais são as sensações, pensamentos e emoções que surgem? Na Gestalt-terapia, queremos trazer essas experiências para o aqui e agora, para que possamos compreendê-las melhor.

Podemos também explorar como esses sentimentos de medo têm afetado sua vida diária e suas relações. Como você tem lidado com esses pensamentos ao longo dos anos? Como eles influenciam suas escolhas e comportamentos?

Outro aspecto importante na Gestalt-terapia é a aceitação e a integração das partes de nós mesmos que podemos achar difíceis. Isso significa acolher seus medos e dúvidas sobre a morte, reconhecendo que eles fazem parte da sua experiência humana. Não estamos aqui para eliminar esses sentimentos, mas para entender como viver com eles de uma maneira que não te paralise ou cause tanto sofrimento.

Sobre o que acontece após a morte, cada pessoa pode ter uma visão diferente baseada em suas crenças, cultura e experiências pessoais. O desconhecido é uma grande fonte de ansiedade, mas também é uma área onde podemos encontrar um sentido pessoal. Podemos explorar o que você acredita, o que você gostaria de acreditar, e como essas crenças podem trazer conforto.

A vida é cheia de incertezas, e aprender a viver com essas incertezas é um processo contínuo. Vamos trabalhar juntos para encontrar maneiras de estar mais presente no momento atual, apreciar os momentos com suas filhas e sua família, e encontrar um equilíbrio onde o medo da morte não ofusque a alegria da vida.

Estou aqui para te apoiar nesse processo, Aninha, e vamos juntas explorar essas questões para que você se sinta mais acolhida e compreendida.

Afetuosamente,
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

61 respostas

24 MAI 2024

Olá Ana, os segredos entre a vida e a morte norteiam a nossa mente às vezes não é fácil lidar com isso sozinhos, na terapia aprendemos como lidar melhor com o que foge do nosso controle.

Patrine Rodrigues Silva Psicólogo em Belo Horizonte