Por que eu não quero mais viver?

Feita por >Carol · 26 out 2021 Psicologia clínica

Eu não aguento mais viver, me sinto sufocada e não sei mais oq to fazendo. Meus pais vivem brigando comigo e descontando a raiva deles do trabalho em mim.
Minha mãe e meu pai são separados há 12 anos, se separaram quando eu tinha 2 anos, meu pai não ta nem ai pra mim, não vem me ver faz 1 ano. Tenho um padrasto mas eu odeio ele, ele já passou a mão em mim as vezes e ja tentou abusar de mim, contei isso pra minha mãe mas pelo jeito ela não acreditou em mim. Nunca me dei bem com ele.
Faz 1 ano que me corto e que tenho ansiedade, falo pra minha mãe que preciso de ajuda mas ela não liga, ela fala que é drama e coisa da minha cabeça. Seguido tenho crises de pânico na frente dela e ela me bate e me xinga por conta disso. Agora as coisas estão piorando e acho que estou com inicio de depressão.
Só não aguento mais viver e tenho pensamentos suicidas e choro todo dia. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 28 OUT 2021

Olá Carol!
Sinto muito por tudo que você já passou e vem passando.
É fundamental que você inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, capaz de auxiliar no tratamento da depressão, ansiedade, ausência de estrutura familiar e receber acolhimento adequado.
A auto mutilação muitas vezes vem como um mecanismo de alívio por nos trazer a sensação de externalizar uma ferida interna para o nosso exterior, a qual temos capacidade de cuidar.
Não deixe de procurar ajuda. Como você não possui apoio em seu núcleo familiar, caso seja menor de idade, recorra a alguém da sua escola que você confia, algum parente que pode te proporcionar suporte e viabilizar o tratamento ou busque o conselho tutelar de sua região.
É muito grave o que acontece em sua casa.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 NOV 2021

Oi Carol,
Não estamos vivendo aqui por acaso, não foi teu pai e tua mãe que te colocaram no mundo, voce veio através deles.
Eles cumpriram com a missão deles, te proporcionaram a existência física e te cuidaram até agora.
Deixe eles resolverem os problemas deles.]Voce precisa resolver-se, ser pai e mãe de ti mesma, descobrir qual o objetivo da tua vida e realizar este objetivo. A felicidade e o dinheiro, passam por aí.
Tenha ousadia e força para não se deixar levar pelo que os outros dizem... acredite em ti, apenas em ti.
A coisa não é como dizem e não é pelo que se apresenta.
A tua realidade, voce pode construí-la, tem o poder para isso, basta apenas que ouça a si mesma, a vida te fala diretamente pelo sentimento, pelo coração e isto, escola nenhuma ensina.
Tudo o que voce está vivendo, passando, passará.
Veja com a tua mãe e pai uma quantia em dinheiro mensal para voce fazer psicoterapia, para se encontrar. Tua vida vai deslanchar.
Abraços

5817 respostas

28 OUT 2021

Oi, Carol.

Muito obrigada pelo seu relato, saiba que esse movimento de buscar ser ouvida, ainda que "virtual", é uma ação de muita coragem.
O fato de você se disponibilizar a fazer algo diante deste cenário angustiante, como escrever aqui, fala sobre a possibilidade de poder fazer diferente, use isso a seu favor.
Alguns colegas já deram sugestões com alternativas para suporte e cuidado, acrescento a este rol o Caps infantil.
Eu sinto muitíssimo pela sua dor, realmente são dores legítimas e que merecem todo respeito e acolhimento.
Lembre-se que você não precisa passar por esse momento difícil sozinha, há profissionais capacitados prontos para cuidar de você.

Receba meu abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

27 OUT 2021

Oi, Carol
Nossa, que sofrimento, não?
Diante de rudo isso é difícil ficar bem mesmo. Não deixe de buscar ajuda profissional!
Antes de mais nada, preciso te dizer: em caso de crises e você não conseguir um contato profissional, busque o 188, o Centro de Valorização da Vida.
Todos esses sentimentos podem ser elaborados em um espaço seguro, onde o profissional não vai te julgar ou duvidar de você.
Se tem vida, tem jeito, tudo é transformavel. Não somos algo para o resto da vida, sempre estamos. Somos sempre um "devir", algo que vai vir a se formar.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

27 OUT 2021

Olá Carol.
Sugiro que busque ajuda psicológica o mais rápido que puder.
Se sua mãe não quiser pagar os atendimentos, saiba que existem instituições que fazem atendimento gratuitos, procure em igrejas, e faculdades que tem cursos de psicologia. Pelo seu relato parece que você é menor de idade, portanto precisará de autorização de um dos pais.
Quanto a seu pai não te visitar faz um ano ano, você já conversou com ele que sente falta da presença dele? Já falou para ele sobre o que relatou aqui, sobre o seu padrasto tentar abusar de você?
Entenda que o cortar, é uma forma de tentar aliviar a dor que sente, e pensamentos suicidas também é uma forma de aliviar a dor. Quando pensar em se cortar, ao invés disso foque em como solucionar os seus problemas, como viver melhor com sua mãe. As suas mudanças positivas, podem provocar mudanças positivas para conviver melhor com sua mãe.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.
Espero ter ajudado.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 OUT 2021

Olá Carol! Grato por escrever. Pelo que você descreve, deduzo que você tem quatorze anos de idade. Relata atitudes de seu padrasto que são inadmissíveis. Está escrevendo aqui porque quer viver. Precisamos saber com qual rede de apoio você poderá contar: tios? avôs? primos? Não temos em qual município você vive. Peça ajuda. Há o Conselho Tutelar, há o juizado da infância e da juventude, há a delegacia. Cuidado: para fazer isso será preciso, rapidamente organizar forma de te acolher depois, com segurança, harmonia e conforto.
Você quer muito viver sim. Há muitas formas de modificar a tua realidade para melhor. Somente você precisa contar com apoio de adultos éticos, ponderados, junto com o respaldo das leis de proteção à criança e ao adolescente.
Conte conosco.
Abraços.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.