Não quero mais viver

Feita por >Thaís · 27 mai 2020 Depressão

Me sinto inútil, um peso morto, não sei fazer nada e não tenho disposição pra aprender, minha autoestima é muito baixa e odeio absolutamente tudo sobre mim, sempre que estou um pouquinho feliz meu humor muda do nada e fico triste novamente com muitos pensamentos negativos, queria muito ir em um psicólogo, mas meus pais não tem dinheiro e eles também acham que isso é frescura ou uma fase que vai passar, se eu falasse dos meus pensamentos suicidas eles iriam apenas brigar muito comigo, então tembém não tenho como procurar algum especialista de graça, pois dependo deles. Não aguento mais viver, se eu tivesse coragem eu já teria me matado, esses pensamentos ficam voltando pra minha cabeça toda hora, não tenho ninguém próximo pra desabafar e isso me deixa muito triste e também sou extremamente tímida e não consigo fazer amizades novas ou simplesmente conversar com alguém só por conversar, sinto que todos simplesmente me odeiam e nãome querem por perto e essa sensação é horrível, não sei o que fazer, só queria alguém que me ajudasse e me entendesse.
Não consegui expressar tudo que eu sinto e provavelmente vai demorar pra eu conseguir.

A melhor resposta 28 MAI 2020

Oi Thaís,
Te entendo, dentro da minha prática psicoterapêutica, nunca dispenso alguém que precisa de atendimento por causa de dinheiro. Então, sinta-se à vontade, atendo nas quintas-feiras, gratuitamente de forma Online. Disponha.
Voce precisa recuperar o seu caminho, precisa de estratégias para se sair bem no convivio com os outros, sem abandonar a ti mesma, sem renunciar a ti mesma.
Tudo tem saída. Veio aqui para resolver problemas. Não desista.

5817 respostas

28 MAI 2020

Olá, Thaís
Pelo seu relato - idealmente seria necessário avaliação psiquiátrica e acompanhamento psicológico, no entanto, você disse que seus pais não tem condições financeiras e também brigariam com você- em relação a reação deles- muitas vezes os pais reagem dessa forma porque não conseguem entender e aceitar que seus filhos possam adoecer, adoecer mentalmente, ou seja, é algo que não é visto, então dessa forma reagem de uma maneira que afaste a situação e não necessariamente o/a filho/a. Procure atendimento gratuito, principalmente agora em tempos de pandemia tem alguns serviços de psicologia gratuitos prestados por profissionais voluntários, explica para os seus pais que precisa conversar sobre como se sente. Utiliza da escrita para conhecer a pessoa que está dentro de você e olhe sem julgamentos, seja sua amiga, então olhe com amor e carinho, essa pessoa que diz o quanto está difícil viver. Procure ler artigos e assistir vídeos sobre baixa autoestima, vencer a depressão e tende aos poucos a lidar com esses pensamentos negativos para modificar esses sentimentos que te consome. Mas reforço a necessidade de uma acompanhamento psicológico. Esses só foram alguns apontamentos para que você possa fazer, mesmo em acompanhamento psicológico.
Espero ter contribuído.
Abraços!!!!

Agnes Moura - psicóloga clínica

Agnes Catarino Moura Psicóloga Psicólogo em São Paulo

11 respostas

28 MAI 2020

Olá! Obrigado por escrever. Quem sente está vivo, quem não quer, também está vivo, quem quer muito ir a psicólogo, está muito vivo! A não disposição para aprender, pode não ajudar; claro que percebe-se que você escreveu aqui, porque quer aprender. A timidez pode ser usada a seu favor, o isolamento não. Nós, psicólogo, queremos você por perto! Você já tem dezoito anos? Na sua cidade há psicólogos públicos, que trabalham pelo SUS; procure por eles. Não sendo possível, contate um de nós. Há que se achar um jeito de te ajudar. Uma vez indo ao psicólogo, seja persistente, insistente, os primeiros tempos podem ser desconfortáveis e não tão significativos: dê tempo a você mesma e ao psicólogo. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa com cuidado: máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.