Por que em situações tensas eu me sinto calma, vazia e confiante?

Feita por >Vi · 15 mai 2019 Psicologia clínica

Por causa de um acontecimento hoje a tarde, onde minha mãe tentou me bater sem motivos e eu segurei seus pulsos falando "Afaste-se" com um tom de voz que eu descrevo como calmo e baixo, eu notei que normalmente eu sou um pouco temperamental fico com raiva com facilidade, mas em situações realmente tensas parece que não tenho nada, não sinto nada, e apenas uma calma ensurdecedora e uma confiança fria me dominam, nem sei como, e nem sei como realmente me sinto na hora, é estranho e depois parece que eu me lembro cada vez menos do que eu fiz. Nunca tinha percebido antes, já que era uma criança mas em situações tensas quando pequena me lembro de mentir ou falar a verdade sem nenhuma hesitação de modo calmo, sendo que em situações normais eu normalmente gaguejaria ou desviaria o olhar ou faria algo que entregasse o que eu fiz, além de não sentir nenhuma culpa do que eu fiz quando estou nesse estado "estranho" de calmo. Sei que isso não é nada, mas está me incomodando de verdade.

A melhor resposta 16 MAI 2019

Boa noite, Vi,
Calma e confiante é bem diferente de vazia. São qualidades de autocontrole.
Sob tensão, há aqueles que se entregam ao emocional, e há aqueles que o bloqueiam.
Se quiser entender melhor o seu caso, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

20 MAI 2019

Calma e confiante é uma coisa, vazia ja é outra, sera que não tem alguma coisa no seu subsconsciente que detalhe tudo o que esta acontecendo na sua vida? Ja buscou Psicoterapia?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

16 MAI 2019

Olá Vi! Grato pela participação. Sua pergunta terá uma resposta mais rica e sólida, com o adequado estudo presencial, em sessões com psicólogo. A princípio, parece plausível explicar que você deve ter, sem perceber, conseguido internalizar a ideia de que: quando as pessoas estão tensas, o melhor é manter a calma; mais ou menos o seguinte princípio: "quando um não quer dois não brigam." De fato, diante de situações tensas, aqueles que conseguem manter a calma, raciocinam de maneira mais abrangente e profunda. Caso seja isso, é uma qualidade. Você aponta a hipótese da frieza e da indiferença. Será? Isso somente poderá ser verificado com dados mais aprofundados. Espero ter contribuído. Coloco-me à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários. Um abraço: Ary Donizete Machado .