Perda de atração sexual

Feita por >Alber · 3 jun 2023 Terapia sexual

Amo minha ex namorada, ele é muito amável comigo também. Nós nossos 6 meses, intensos, de relacionamento a gente tinha uma vida sexual bem frequente. Só que depois de ela ficar desempregada e ficarmos numa rotina chata, sem poder fazer quase nada, eu comecei a considerar os defeitos dela, tanto na aparência quanto na personalidade dela, sendo que antes eu sabia de todos eles e não me incomodavam a ponto de querer terminar, só que dessa vez me incomodou e, repentinamente, terminei a relação. Amo muito ela, e estou querendo apenas tentar de novo, pra que não haja um arrependimento depois. Mas fico achando que minha felicidade pode ficar comprometida caso ela não me atraia fisicamente no futuro também, caso dê certo, e aí eu vou larga-la e faze-la sofrer outra vez. Ela é 7 anos mais velha que eu, o que contribui muito pra eu achar que isso aconteça.

A melhor resposta 8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 JUN 2023

Olá Alber! Grato por escrever. Certamente você está muito imaturo para namorar. Atração, perda de atração, emprego, desemprego, são elementos que não se explicam em seis meses. Você está vivendo por imaturidade e impulsividade.
Não está preparado para vivenciar namoro consistente, como deseja.
Geralmente, até os vinte e cinco anos de idade, aproximadamente, as pessoas precisam viver mais estudos, trabalho, preparação para trabalho, grupos de estudos, esportes coletivos de contato, sempre com o predomínio de interações reais sobre os assistires passivos (de internet, televisão, videogame), experimentando, em segundo plano, gradativos namoros, muito mais para se conhecer e amadurecer do que que para evoluir para relacionamentos mais duradouros. Essa necessidade decorre da sociedade complexa que aumenta as escolhas, as preparações e as cobranças de cada caminho tomado.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8699 respostas

4 JUN 2023

Olá Alber,
Entendo que você esteja passando por um momento de indecisão e preocupação em relação ao seu relacionamento passado. É normal ter dúvidas e considerações sobre a compatibilidade física e emocional em um relacionamento. No entanto, é importante refletir sobre alguns pontos.

Primeiro, é essencial avaliar se os motivos pelos quais você terminou o relacionamento são realmente fundamentais e significativos para a felicidade a longo prazo. É normal que, em alguns momentos, os defeitos ou diferenças de personalidade de um parceiro possam incomodar. No entanto, é importante ponderar se esses aspectos são realmente incompatíveis com uma relação saudável e feliz, ou se podem ser trabalhados e superados por meio de comunicação e esforço mútuo.

Em relação à atração física, é importante lembrar que a aparência física pode mudar ao longo do tempo, e que a atração física nem sempre é o único fator determinante para a felicidade em um relacionamento duradouro. A conexão emocional, a compatibilidade de valores, interesses e objetivos compartilhados também são fundamentais. É possível que, com o tempo, a atração física evolua e se adapte à medida que vocês construam uma conexão mais profunda.

Além disso, considerar a idade como um fator determinante para a compatibilidade pode ser limitante. Embora exista uma diferença de idade entre vocês, isso não deve ser o único fator a ser considerado. As pessoas são únicas e amadurecem em ritmos diferentes, e a idade por si só não determina a compatibilidade ou a capacidade de um relacionamento ser bem-sucedido.

A decisão de tentar novamente ou não deve ser baseada em uma avaliação honesta de seus sentimentos, expectativas e necessidades. É importante também comunicar-se abertamente com sua ex-namorada sobre seus sentimentos e preocupações, e trabalhar em conjunto para entender as expectativas e necessidades um do outro.

Lembre-se de que relacionamentos requerem comprometimento, comunicação e esforço mútuo. Buscar aconselhamento de um profissional de saúde mental, como um terapeuta de casais, pode ser útil para explorar essas questões com mais profundidade e tomar uma decisão informada e consciente.

No final, apenas você pode decidir o que é melhor para você e para sua felicidade.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté