Pensei que era uma boa pessoa, mas hoje me sinto a pior pessoa do mundo.

Feita por >CMOS · 7 jun 2024 Abordagem psicológica

Fiz algo ruim para pessoas que gosto. Como perdoar a mim mesma?
No trabalho falei mal de pessoas com quem tinha amizade e hoje me sinto culpada, com vergonha de mim, sinto que serei demitida a qualquer momento. Pensei que era uma boa pessoa, mas hoje me sinto a pior pessoa do mundo, tento melhorar, passo uns dia bem, mas depois tudo vem à tona e me sinto péssima. Conversei com a pessoa que magoei, pedi desculpas, mas hoje a pessoa me ignora e eu sinto muita vergonha de me aproximar pois sei que fiz algo ruim. Não consigo melhorar e não sei se tem como superar isso.

A melhor resposta 9 JUN 2024

Bom dia! O importante é refletir sobre o que aconteceu e tentar não se culpar tanto. Há momentos na vida que tomamos algumas atitudes que no momento da ação não imaginamos que terão consequências tão negativas. Você demonstra maturidade ao reconhecer que seu comportamento não foi adequado e que poderia ter lidado de forma diferente. Além disso, teve coragem para encarar de frente e pedir desculpas. Com relação à essa pessoa, dê tempo para que ela também possa lidar com os sentimentos dela, assim que ela tiver superado, vocês poderão construir um relacionamento diferente. Quanto à sua dificuldade de lidar com essas emoções negativas e a profundidade da dor que expressa, seria muito bom contar com um acompanhamento psicológico que não te julgue, não lhe culpe e esteja disponível para auxiliar a tirar algo positivo dessa experiência. Um abraço e desejo que fique bem!!!

Márcio Camilo Psicólogo em Goiânia

6 respostas

11 JUN 2024

Olá, CMOS, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Minha sugestão, CMOS, é que você reflita o que te motivou a falar mal dos seus colegas de trabalho, pois é na causa, na motivação desse ato que hoje você reconhece como nocivo que está a solução desse mal-estar.

CMOS, fico à disposição para te auxiliar nesse exame, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

293 respostas

10 JUN 2024

Olá, você pode superar toda essa situação. Quando perdemos a confiança das pessoas, é difícil restaurar e talvez não restaure. Mas você pode fazer a sua, a parte que pertence ao outro, infelizmente não poderá controlar. Não se crucifique tanto, faça o que você da conta. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

352 respostas

9 JUN 2024

Quer agendar um horário, falar sobre isso, entender por que fez isso e como deixar a culpa? Às vezes, acontece de falar de alguém meio que para se sentir aceito devido a autoestima mesmo que é baixa. Precisa entender o motivo que te levou a isso e se perdoar, se acolher. Entre em contato!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

9 JUN 2024

Olá CMOS, espero que esteja tudo bem com você.

Sinto muito pelo que está passando no momento, mas tenho certeza que você conseguirá superar tudo isso. No momento você precisa elaborar adequadamente tudo que está vivendo, e toda a experiência que você viveu e que, de alguma forma, acabou te machucando. Lidar com certas experiências pode ser difícil e desafiador, e em algum momento talvez seja necessário pedir ajuda de alguém. Acredito que pelo fato de ter vindo aqui, você já percebeu isso, e agora você já está dando o primeiro passo para superar tudo isso. Não busque se sentir culpada, ou acreditar que isso não será resolvido. Um processo de autoavaliação pode te conduzir a mudanças pessoais verdadeiras, que podem reverter esse quadro e criar as condições necessárias para você iniciar um novo caminho, com mais consciência, e já com a bagagem dos erros cometidos em outros momentos e superados. Estamos todos em processo de aprendizagem, por isso temos que aproveitar essas experiências para crescermos enquanto pessoas. Não perca essa oportunidade de buscar aprender com os erros para se tornar um pessoa melhor, mais preparada e mais segura. O que você vai fazer agora e a partir de já é o que realmente importa, o presente está ai para nos dá oportunidade de sermos diferentes e criarmos um futuro melhor para nós. Por isso, se houve possibilidade, explore esse tema junto a um profissional de Psicologia de sua escolha, acredito que você se beneficiará muito com esse auxilio.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

987 respostas

9 JUN 2024

CMOS
Tudo é aprendizagem.
Todas as esolhas têm seus resultados e o que escolheu estão dando esses resultados, não gosta deles, mas não tem o que fazer para mudar estes resultados, estás colhendo o que plantou.
Pode sim conversar com essas pessoas das quais falou mal e diga da tua infantilidade ou da pouca consciência que tinha na ocasião que permitiram fazer aqueles comentários; diga do quanto te sente mal com isso e se ocasionou algum dano, pergunte a elas, que estás disposta a sanear estes danos, se quiser resolver mesmo.
Depois disso, virar a página e seguir em frente. Se ela(s) aceitam ok, tudo resolvido. Se ela(s) não aceita(m), já não é mais problema seu. Voce fez o que precisava ser feito, Estás corrigindo o erro, vericando e saneando possíveis danos.
Se necessitar de mais uporte, estou à disposição
Abraços

6374 respostas

8 JUN 2024

Bom dia, CMOS! Grato por escrever. Que bom que você escreveu! Você é uma pessoa boa. Está arrependida com que fez. Sofre com isso. Esse é um caminho comum e natural para o amadurecimento. A pessoa te ignora por alguma razão ou dificuldade dela. Você tem as tuas dificuldades, eu tenho as minhas, a pessoa magoada tem as dela.
Com o tempo, com a ampliação social, com novas metas, com estudos sérios e consistentes, com trabalho comprometido, com turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, com metas de vida, a maior parte boa de ti, voltará a prevalecer.
Confie, seja persistente!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9336 respostas

8 JUN 2024

Sinto muito por essa situação, mesmo!

Nós todos cometemos erros e é muito importante reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Você errou, reconheceu o seu erro e pediu desculpas, isso é positivo e muito importante.

Veja bem, é necessário ter em mente que cometer um erro não faz de você "a pior pessoa do mundo". Pense o seguinte: como você definiria a pior pessoa do mundo? Será que ela teria a capacidade de reconhecer o erro? Se arrepender pelo que fez? Pedir desculpas? Você realmente se vê como uma pessoa assim?

Tudo bem, você errou, mas certamente também já teve muito acertos, ajudou alguém, soube acolher amigos quando foi preciso, teve empatia com alguma pessoa. E o que isso diz sobre você, o que isso diz sobre a sua pessoa?

Na Psicoterapia, sobretudo na Terapia Cognitivo-Comportamental, nós trabalhamos em direção à flexibilidade cognitiva, para que você consiga flexibilizar alguns pensamentos e crenças. Eu super te indico, com o processo da psicoterapia você vai conseguir ressignificar essa situação que você viveu, aprender com o seu erro, analisar o que você pode fazer diferente de agora em diante e vai te ajudar, também, que esse erro não faz de você uma pessoa ruim, apenas uma pessoa que errou.

Anônimo-433196 Psicólogo em Belo Horizonte