Como saber eusou a pior pessoa do mundo?

Feita por >Semrumo · 8 set 2022 Abordagem psicológica

Sou sozinha, descobri que naão tenho amigos. E isso me abalou. Sou sempre a pessoa que ouve os problemas dos outros tenho empatia mas quando achei que poderia ter o mesmo percebi q so sou boa quando sou util e que ninguem se importa com meus problemas. Nao sou de sair de casa nem de ficar indo na casa dos outros, mas as vezes so queria poder desabafar. Nada mais.
A minha familia me coloca com uma pessoa ruim, e nunca ninguem sequer cita uma qualidade mas os defeitos sao bem destacados. É como se meus defeitos me definissem. Me sinto errada num mundo de gente perfeita. Cansada de forte o tempo todo cansada de perceber que em minha relaçoes nao existe um retorno. Cansada de estar sempre errada. Pois em todas as vezes eu estou. Sempre sou eu que peço desculpas mesmo sabendo q nao errei. Mas peço para acabar com assunto e dar ao outro a sensaçao q ganhou pois assim tenho paz. As historias nunca tem meu ponto de vista e isso tem me sufocado. Entao eu pergunto, como vou saber se realmente sou esse ser tao ruim e desprezivel?

A melhor resposta 12 SET 2022

Quem te busca só quando precisa de você não merece nem te encontrar. Não merece ser chamado de amigo ou amiga, assim como não merece sua atenção quem, por mais que o tempo passe, não muda sua atitude egoísta e interesseira, mostra a indiferença por seus sentimentos, e isso é o maior indício da falta de amor. Por isso não devemos tratar como prioridade as pessoas que nos tratam como opção. Antes de tudo porque a prioridade de nossa vida somos apenas nós mesmos, e é preciso manter isso em mente para ter uma vida equilibrada.
A falta de atenção, a indiferença e o egoísmo acabam resultando em danos profundos que nos fazem muito mal, criando em nossa mente mentiras como o pensamento de que não merecemos amor, e matamos o carinho por nós e até mesmo o que temos pelos outros.
Mas a questão aqui não é aceitar o fato de que isso aconteceu/acontece/vai acontecer com todo mundo, mas sim te ajudar a entender que isso só existe porque você permite. Sempre repito a máxima de que, em linhas gerais, as pessoas só fazem contigo o que você permite que elas façam. E a partir do momento que você entende o que te leva a se humilhar, permitindo ser tratada assim pelos outros; você começara a perceber qual a melhor atitude e resposta para o outro, dessa forma as coisas começaram a mudar. Sugiro que busque a terapia, pois irá lhe auxiliar nesse fortalecimento.

Me coloco a sua disposição

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 SET 2022

B noite. Uma pergunta. Vc se acha essa pessoa? Pior do mundo ?
Se colocar como vítima não ajuda.. vc precisa se fortalecer emocionalmente. Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 SET 2022

Voce não está sozinha, nunca está sozinha, cada um de nós, quando decidiu nascer, veio com uma equipe de pessoas... todos te desafiando para que possas entender e cumprir com o teu objetivo de vida, com a tua missçao de vida. Alguns, te ajudando diretamente; outros, te dificultando para te provocar. Ninguém é teu inimigo; todos são teus mestres, basta que voce entenda e não se coloque como vítima... ninguém é vítima de ninguém... cada um colhe o que plantou!
De fato, ninguém deve se importar com os seus problemas... seus problemas são seus problemas, voce precisa resolvê-los.
Ninguém pode fazer nada pelo outro.
O que voce precisa é recuperar-se, resolver e curar seu emocional, suas carências, sua dependência.
As pessoas estão te dando retorno e voce não está percebendo porque está emocionalmente abalada.
Faça Psicoterapia para ser ajudada, para perceber que voce não nasceu para ser agradada ou para agradar; voce nasceu para se realizar, fazer, o que precisa fazer, corrigir o que precisa corrigir e ser feliz.
Viabilize isto, vai gostar.
Abraços

5817 respostas

9 SET 2022

Olá, sinto muito por estar passando por isso. Nada do que dizem sobre você pode te definir, saiba que a empatia não é uma característica que todos tem, então não crie muitas expectativas com relação a isso. Mesmo sendo pessoas da sua família é necessário você dosar se essas pessoas são tóxicas para você, se sim, mesmo tendo vínculo parentesco você não é obrigada a ficar onde não te cabe mais. Escute o necessário, saiba falar e ponderar, saiba dizer não sempre que necessário. Defeitos e qualidades todo mundo tem, mas não deixe que isso te defina. Olhe para você, para o que deseja, para o que te faz feliz, frequente novos lugares, abra espaço para socializar com outras pessoas e nunca se esqueça (NÃO SUBESTIME SUA FORÇA). Boa sorte!

Raqueline Gomes Portela Psicólogo em Feira de Santana

4 respostas

9 SET 2022

Bom dia "semrumo"

Ouvir o problema dos outros, ter empatia só funciona quando você consegue lidar com suas próprias questões/frustrações, talvez a sua necessidade de ser aceita pelas pessoas te levaram a isso, suas qualidades somente você pode deixar em evidencia, a opnião dos outros de nada vão te servir, a não ser para te fazer sentir culpa por não ter sido boa o suficiente para atingir a expectativa deles, neste momento você precisar desculpar a si mesmo, procure por psicoterapia para se conhecer melhor, melhorar a sua autoestima e acima de tudo se perdoar - não se cobre tanto, o problema dos outros são exclusivamente deles, não tome para si aquilo que você não vai conseguir lidar.

Fico a disposição caso precise

Atenciosamente

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

9 SET 2022

Olá Semrumo! Obrigado por escrever. Tua fala descreve nitidez de redação e de definição na maior parte do texto. A questão é que todo texto precisa de contexto. Todo contexto é envolvido por leituras distorcidas pelas emoções, necessidades, feridas. Não há pessoa sempre certa, assim como não há pessoa sempre errada. Você ouvindo bem e tendo empatia, certamente, mais cedo ou mais tarde colherá os frutos disso. Além disso, no que se refere à cultura da escrita, você apresenta desenvoltura. Por esse trio de razões, certamente colherá seus frutos. O que acontece é que quando plantamos grama, algumas tiriricas nascem juntas. Precisaremos separar as coisas. Não há pessoas tão ruins a ponte de serem desprezíveis, muito menos você.
Será bom, com a ajuda científica de um psicólogo, situar com atualidade, tua identidade, rever tua rotina de vida, configuração familiar, incremento de socialização, metas e objetivos, possibilidades e potencialidades. Nunca se esqueça que cada pessoa é única, rara, rica de possibilidades e potencialidades.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.