Paixão ou amor

Feita por >Toquinho · 24 jul 2023 Abordagem psicológica

Estou apaixonada pela segunda vezes por um um ex depois de 20 anos separados, isso é paixão ou amor? Ambos foram casados e hoje estamos separados, nos encontramos há alguns meses e para mim é como se o tempo não tivesse passado quando estou ao lado dele.

A melhor resposta 26 JUL 2023

Olá, Toquinho!

Talvez possamos diferenciar a paixão do amor, nomeando como paixão o sentimento intenso de atração, enquanto que o amor é o passo seguinte da construção de relação, na qual o acolhimento e aceitação do outro se fazem quase que integrais.

Se você já teve uma história com essa pessoa, Toquinho, podemos considerar que o mínimo de convívio, troca, acessar e ser acessado pelo outro já existe. Agora é entendermos tanto porquê antes chegou a um fim, quanto porquê você deseja um recomeço.

Fico à disposição para aprofundarmos esse entendimento, Toquinho, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

3 AGO 2023

De forma bem simples, podemos atribuir a paixão aquele sentimento intenso, forte, mas que pode ser mais superficial ou carnal, enquanto que o amor é mais sólido e duradouro. Mas a questão não é diferenciar um do outro, o mais importante é você avaliar o que quer fazer com esse sentimento e o que quer fazer em relação ao seu ex. Quer viver isso que está sentindo ou não? Ele aceita, retribui o sentimento? São algumas questões importantes. Em todo caso, está claro que você sente algo, então reflita se esse momento é propício para um romance. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

28 JUL 2023

É compreensível que você esteja buscando compreender seus sentimentos e entender se é paixão ou amor o que está experimentando com esse ex-parceiro. Como psicóloga, é importante ressaltar que não posso fazer uma análise profunda sem uma consulta individual e detalhada. No entanto, posso fornecer algumas reflexões gerais que podem ser úteis para você considerar:

Tempo e história: O fato de vocês terem se separado por 20 anos e ainda terem uma forte conexão quando se reencontraram pode ser um sinal de que existem laços emocionais significativos entre vocês. A história compartilhada pode criar um vínculo especial que ressurge quando vocês se reencontram.
Paixão: A paixão muitas vezes é intensa e pode levar a sentimentos arrebatadores e uma atração poderosa. Pode ser caracterizada por uma sensação de euforia e excitação quando estão juntos, mas também pode ser passageira.
Amor: O amor é um sentimento mais profundo e duradouro, que transcende a paixão. Envolve cuidado, compreensão, respeito e compromisso com o bem-estar do outro. O amor pode ser menos avassalador do que a paixão, mas oferece uma conexão mais sólida e estável.
Autoconhecimento: É fundamental que você se questione sobre suas emoções e motivações. Tente compreender o que realmente sente em relação a ele e o que espera para o futuro.
Fatores externos: Além dos sentimentos, considere também a situação atual e o contexto em que ambos estão. Pergunte-se se existem fatores externos que podem estar influenciando suas emoções, como estar passando por momentos difíceis ou mudanças em sua vida.
Comunicação: Se vocês estiverem dispostos a explorar esse reencontro de forma mais séria, é importante ter uma comunicação aberta e honesta. Discutam suas expectativas e preocupações, para que ambos estejam na mesma página.
Lembre-se de que os relacionamentos são complexos, e não há uma resposta definitiva sobre o que você está sentindo. É essencial dar tempo a si mesma para compreender seus sentimentos e, se possível, buscar o apoio de um psicólogo ou terapeuta para ajudá-la a explorar esses aspectos emocionais com maior profundidade. O autocuidado e o autoconhecimento são fundamentais ao tomar decisões que envolvem nossos corações.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

27 JUL 2023

Olá Toquinho! Obrigado por colocar a questão. Muito provavelmente você está falando de acomodação ao ilusoriamente conhecido. Acomodação porque volta a pessoa de vinte anos atrás, ilusoriamente conhecido porque as pessoas se modificam muito o tempo todo, imagine após vinte anos.
Precisaremos, para te ajudar com consistência, de mais dados para análises detalhadas e devidamente fundamentadas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8609 respostas

27 JUL 2023

Olá Toquinho, só você poderá responder a essa pergunta. Será que é amor ou paixão? Para isso é preciso conhecer mais da sua história e do relacionamento de vocês no passado, porque acabou e em que contexto está ressurgindo esses sentimento. Explore mais. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

26 JUL 2023

Entendo como essa situação é confusa e intensa. Determinar se é paixão ou amor pode ser complicado. A sensação de que o tempo não passou pode sugerir uma conexão emocional mais profunda. Reflita sobre seus sentimentos e converse abertamente com ele para entender melhor o que está sentindo entre vocês. Reflita sobre o porque a 20 anos atrás vocês não deram certo. Estou aqui, se precisar!

Michel Lopes Psicólogo em Itapecerica