Obsessão pelo ex namorado

Feita por >Suu · 3 jan 2021 Separação

Faz mais de um ano que nos separamos e eu ainda sou muito ligada a ele!! Não esqueço de jeito nenhum, e não consigo ficar com ninguém. Temos um filho, e mal ele vem ver o filho, isso é o que mais me dói. Mas quando ele vem, eu me jogo nos braços dele ( o que é uma grande burrada ) tenho ciúmes dele, tenho pavor só de pensar ele com outra. Todo canto que eu vá, só vem ele na minha mente, fico esperando ele vir, e ele nunca vem. Depois da separação já ficamos muitas vezes, mas quando eu falo de compromisso ele corre. Sei eu sei que eu to sendo idiota, mas é que, vocês não conhece ele, ele é perfeito, limpinho, cheiroso, arrumado, faz os deveres de casa, faz comida. Mas ele também tem muitos defeitos, me chinga, humilha, acha que meu passado me condena, acha que tem direito de ficar me maltratando por ter ficado com alguns caras no passado. É sempre o mesmo assunto, sempre ele toca nesse assunto, teve uma vez que me chamou de vagabunda e tranqueira. Mas ele teve passado também e não foi muito limpo não.... Enfim, o que tá acontecendo comigo? Porque eu ainda corro atrás dele, sendo que ele não merece esse amor todo, mas é o que sinto. Eu não posso continuar assim. Minha auto estima está la no chão, e não tenho vontade de mais nada, até de cuidar do meu filho estou tendo dificuldade

A melhor resposta 4 JAN 2021

Suu
Voce precisa despertar para si mesma, precisa se conhecer para compreender as coisas que estão acontecendo contigo e estão acontecendo para que possas crescer, evoluir e não ficar trancada em ti mesma, nos teus padrões emocionais.
Precisa de amor próprio, fortalecer a tua identidade.
Não é ele que vai te realizar... podes perceber que enquanto não se conscientizar e buscar a ti mesma, ele - que provavelmente também goste de ti - não se liga a você, te mantem afastada.
Invista em Psicoterapia.

5817 respostas

4 JAN 2021

Olá Suu
Quando foi que você olhou para você e não se deixou ser maltratada?
Como está seus cuidados pessoais? Quando foi a última vez que se olhou no espelho? Você consegue se olhar no espelho?
Se você não olha para você e não ouve suas necessidades pessoais, além do relacionamento, por que alguém deveria fazer isso?
O que você pode fazer hoje por você e assumir sua vida sem esperar no outro?
O que você pode fazer hoje para que seu filho cresça alegre e confiante?
Você já se perguntou se seu ex merece toda esta atenção que você dedica a ele?
Será que o que sente é amor, ou medo do abandono?
Será que o que sente é amor, ou insegurança?
Espero que estas perguntas te traga luz para viver melhor.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 JAN 2021

Olá Suu,
Imagino o quanto essa situação está sendo difícil para você. Relacionamentos amorosos podem ser muito bons e positivos, mas muitas vezes um término nos deixa com essa sensação de incapacidade de seguir em frente. Te convido a analisar o que faz essa pessoa ser tão importante a você e avaliar um pouco o como você se sente quando está ao lado dele. Muitas vezes nos apegamos a um sentimento antigo que não existe mais nas relação atual, mas com a frustração sempre acabamos buscando uma fagulha daquele velho estímulo e quando não recebemos acabamos nos culpando o que impacta fortemente a nossa autoestima. Te convido a tentar iniciar um processo terapêutico para entender melhor esses sentimentos. Fazer mudanças não é fácil e é importante que você seja também compreensiva consigo mesma nessa fase que é um processo, por algumas vezes lento e doloroso mas ainda assim um processo.

Patricia Felix da Silva Psicólogo em São Paulo

2 respostas

4 JAN 2021

Olá Suu! Grato por escrever. Não é possível obsessão ter correspondência saudável. A mente humana é alimentada pelo que as pessoas fazem, pensam. Como você estará alimentando tua mente? Planeje sua vida, tendo o centro em você, não nele. Estude, trabalhe, faça esportes, brinque com seu filho. Organize rotina de vida e cumpra o planejamento. A pessoa que, de forma garantida, você pode contar, é você mesma. Após você estar garantida para si mesma, poderá estar harmônica, agradável para novas trocas, sonhos, metas, planos. Não se esqueça da atividade, física, do tomar sol, ter contato com pessoas reais (amigos, colegas, conhecidos) alguns deles, pessoas de profunda confiança, para poder conversar sobre o que escreveu.
Será recomendável que você passe por caminhada científica com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, sejamos firmes; máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, respeito à vida, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.