O que pode ser dor no pulso?

Feita por >L77 · 17 jul 2023 Abordagem psicológica

Mesmo se você nunca cometeu algo como mutilação, na hora que você se sente triste ou com crises até mesmo de ansiedade você sente seu pulso doendo isso pode ser associado com depressão, ansiedade ou outra coisa? Ou só é uma reação do corpo diante de uma situação de estresse?

A melhor resposta 26 JUL 2023

Olá, obrigado por trazer sua dúvida. O que você está trazendo é muito inespecífico. Numa situação clínica, no consultório, nós iríamos avaliar seu histórico de vida, sua situação atual, possíveis sintomas, comportamentos, ou seja, muita coisa. Tem muita coisa que sentimos que não tem a ver como nada físico ou mental, mas nosso cérebro na busca por entender e preencher aquela lacuna faz relações de causa e efeito, que muitas vezes não existem, não são reais. Exemplo disso: eu sempre bebo cachaça e nunca fiquei gripado. Pensamento falho de relação de causa e efeito: a cachaça me imunizou da gripe. Te digo com certeza, essa dor nada tem a ver com ansiedade e depressão pois esses quadros possuem sintomatologias específicas. Tente prestar atenção nas suas atividades do cotidiano: fica muito tempo no computador? Usa celular só com uma mão? Faz trabalhos que exigem força nas mãos, nos punhos? Dorme por cima das mãos? Por fim, se você não estiver satisfeito com essas hipóteses, busque uma avaliação profissional, até porque se você acha que sofre de ansiedade e depressão você precisa ser avaliado para poder cuidar disso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 JUL 2023

Como psicóloga, é importante esclarecer que não sou capaz de fornecer um diagnóstico preciso ou aconselhamento personalizado sem conhecer detalhes específicos do caso. No entanto, posso fornecer algumas informações gerais.

Sentir dor no pulso em momentos de tristeza, crises de ansiedade ou estresse não é necessariamente indicativo de uma condição específica, como depressão ou ansiedade. As reações físicas podem variar de pessoa para pessoa e podem ser influenciadas por diversos fatores.

É comum que emoções intensas e estresse possam desencadear uma resposta física no corpo. Algumas pessoas podem experimentar tensão muscular, dores em diferentes áreas do corpo ou sensações físicas incomuns quando estão passando por períodos de dificuldade emocional.

No entanto, é importante destacar que a dor no pulso ou qualquer outra dor física não deve ser ignorada. Caso esteja enfrentando esse tipo de sintoma com frequência ou de forma intensa, é fundamental buscar o suporte de um profissional de saúde, como um médico ou um psicólogo. Eles poderão conduzir uma avaliação mais completa, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também os fatores emocionais e psicológicos envolvidos, para chegar a uma compreensão mais precisa do que possa estar ocorrendo.

A dor física associada a questões emocionais também pode ser uma forma de expressão simbólica do sofrimento interno. Em alguns casos, as pessoas podem manifestar sintomas físicos como uma maneira de lidar com emoções difíceis ou reprimidas. Novamente, um profissional qualificado poderá ajudar a explorar esses aspectos mais a fundo.

Se você ou alguém que conhece está enfrentando crises emocionais, sentimentos de tristeza ou ansiedade, ou qualquer outra dificuldade, encorajo fortemente a procurar ajuda profissional para entender e lidar adequadamente com esses sentimentos. Um psicólogo ou outro profissional de saúde mental pode oferecer apoio, orientação e estratégias para enfrentar esses desafios de forma saudável e construtiva.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

19 JUL 2023

L77
Para responder a esta pergunta, precisa entrar no conceito de Quem é você e qual o teu própósito de vida.
Não estás aqui por acaso... estás aqui para corrigir, aprender, sanear, resolver pendengas de outras existências.
O corpo não mente nunca, ele sempre registra e expressa a verdade sobre a sua situação.
Dores, sinais, cicatrizes que aparecem no corpo podem sim ser registros de acontecimentos passados que não foram resolvidos e que agora, nesta existência precisam ser compreendidos e saneados.
Nosso corpo também tem memórias de outras existências, assim como nosso emocional.
O fato de estar em depressão ou em ansiedade podem ter como causa esse passado que precisa ser exclarecido.
Pode conseguir esclarecimentos através da Psicoterapia.
Abraços

5830 respostas

19 JUL 2023

Olá L77! Obrigado por perguntar. A relação entre sua crise de sua ansiedade, a ideia sobre o pulso, a citação do conceito de mutilação, sua vinculação com impulsos, precisa ser refletida de forma aprofundada por um de nós, psicólogos.
Os dados que você apresentou não nos permite, por enquanto, te ajudar a organizar entendimento e solução mais embasados e aprofundados.
Estaremos a disposição para que você realize essa evolução muito valiosa de autoconhecimento.
Abraços!

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.