O que fazer quando se é tanto de exatas quanto de humanas?

Feita por >Teed Maker · 27 out 2017 Teste vocacional

Me vejo dividido entre humanas e exatas. Às vezes foco em humanas e fico voltado a esta área, história, pesquisa, sociedade... Quando exatas, foco nos computadores, em criar coisas etc. Não consigo juntar estas duas características.

A melhor resposta 27 OUT 2017

Teed, bom dia! Realmente o momento da escolha é muito difícil em vista de um futuro tão imenso e incerto. O acompanhamento psicológico e a orientação profissional podem lhe ajudar a conhecer mais sobre você, não somente ao que quer ser, mas ao como ser, o que ser e ao ser... É muito mais que vocacional, pois engloba o ocupacional e a busca de sua identidade profissional.
As pessoas podem ter uma visão equivocada, de que somente quem tem dúvidas sobre a profissão é que deve buscar alguma ajuda. Enquanto, na realidade, a Orientação Profissional é uma medida preventiva, que visa apoiar o processo de maturação em relação à escolha. Muitas vezes o jovem pensa que não tem dúvidas, por que não conheceu todas as possibilidades e tem uma relação utópica com àquela profissão desejada. O processo de Orientação Profissional abrange o autoconhecimento através da realização de dinâmicas e entrevistas, bem como a influência da família, a personalidade, os interesses, os valores e reflexões sobre o mercado de trabalho, as profissões e suas especificidades e o preconceito profissional. Além disso, outro aspecto fundamental nesse processo é a Informação Profissional que dará todo o suporte no momento da escolha profissional. Nos encontros trabalharemos o autoconhecimento, as aptidões e habilidades, a escolha profissional, planejamento e o mercado de trabalho através de técnicas projetivas, e autoaplicáveis como jogos, dinâmicas, vivências e instrumentos de identificação de interesses profissionais.É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo único e individual. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

23 DEZ 2019

E quem disse que vc tem que ser só de humanas ou só de exatas? Vc pode fazer pesquisas sobre comportamento humano e desenvolver um app, catalogar informações históricas em um programa que facilite o aprendizado escolar... do que mais vc gosta? As opções são infinitas!

Mirela Borges Psicóloga Psicólogo em Brasília

7 respostas

31 OUT 2017

Olá Teed, tudo bem? Essa dúvida é muito comum para quem está buscando uma graduação, porém recomendo buscar uma orientação vocacional, pois assim te auxiliará a encontrar o caminho que esclareça suas dúvidas e a optar ou escolher o curso de uma forma mais equilibrada e tranquila.
Espero ter ajudado.
Abraços.

Patricia Loriato Plath Vilela Psicóloga Psicólogo em São Paulo

9 respostas

28 OUT 2017

Boa tarde! Sugiro que você faça Orientação profissional para que dentro do campo de habilidades que você possui possamos identificar os que se relacionam mais com seu jeito de ser. Fique a vontade para agendar uma primeira sessão sem custo para que você entenda um pouco sobre o trabalho que realizo nesse sentido
Camila Montenegro

Camila Montenegro Psicóloga Psicólogo em Campinas

1 resposta

28 OUT 2017

Olá Teed!
Poderá ser de grande ajuda procurar apoio de um profissional que realiza orientação vocacional ampliando suas perspectivas para escolha da vida profissional.
É válido também iniciar a psicoterapia por tratar-se de um processo de autoconhecimento.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo