O que fazer para resolver?

Feita por >Isa · 16 mai 2024 Abordagem psicológica

Bati o meu carro em dezembro do ano passado, e depois disso, minha vida mudou completamente. Não consigo fazer mais as coisas que gosto, não sinto prazer em dirigir, não consigo ter a felicidade que eu tinha em trabalhar, estudar, estar com a minha família.. me sinto agoniada! Me sinto impaciente, nao consigo ficar parada no mesmo lugar (nunca tive imperatividade), quando não consigo concluir algo que quero, eu fico desapontada comigo, me dá vontade chorar toda hora. Ultimamente tenho tido muitos questionamentos do porquê trabalhar se vou morrer um dia, porque sair, conviver, se posso falecer a qualquer momento? Comecei a ter compulsão alimentar (coisa que nunca tive), e quando penso em ir pra psicóloga não tenho força, algo me prende, não me sinto feliz, sou uma pessoa realizada, mas não tenho mais objetivos na minha vida depois de tudo que aconteceu.. o que devo fazer? Não sei mais o que fazer comigo.

A melhor resposta 17 MAI 2024

Olá, Isa, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Pelo seu relato, Isa, é possível depreender que o acidente automobilístico resultou não só em uma avaria material, no carro, mas também reverberou e desencadeou uma série de efeitos na sua autonomia pessoal; o que podemos fazer, Isa, é juntos investigarmos o que sua habilitação para dirigir implica na sua personalidade como um todo, pois tal habilitadade e sua respectiva habilitação provavelmente simbolizam sua autonomia como pessoa – e a mesma sofreu uma avaria, passou por um choque.

Fico à disposição para aprofundarmos tais esclarecimentos, Isa, a psicoterapia é esse processo de gradual conscientização sobre si e consequente amadurecimento de nossa autonomia como pessoa, singularidade. Realizo atendimento on-line.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques – CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

283 respostas

20 MAI 2024

Olá Isa!

Pelo seu relato você indicou a batida de carro como o evento que desencadeou todas essas reações que você vem sentindo. Não sei o contexto dessa batida, o quão severa e assustadora foi para ti, e se naquele momento você estava passando também por outros problemas e estresses. Mas para apontar ela como o desencadeador de tudo parece que ela foi forte o suficiente para angustiá-la e desencadear pensamentos e sentimentos profundos e reflexivos, bem como uma inquietação, talvez você tenha sentido impotência diante do inevitável e inesperado.

Ao poder compartilhar mais sobre o que ocorreu naquele momento, desenvolver estratégias para lidar com as respostas emocionais e processar toda a angústia e pensamentos envolvidos naquela situação, você poderá compreender melhor suas dúvidas e se sentir melhor.

Por mais angustiante que sejam esses pensamentos e sentimentos, podemos trabalhar isso e encontrar razões e motivos intensos para viver e aproveitar ao máximo essa vida. Cada um de nós, e você não seria exceção, temos muito a contribuir e agregar na vida das pessoas ao nosso redor e também a aprender e aproveitar com os outros.

Desejo que fique bem, Isa, e se desejar estarei aqui para auxiliá-la nesse processo.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

18 MAI 2024

Olá, me parece que você se cobra demais, mas se permita errar por que faz parte da vida. Essa autocobranca excessiva te faz se sentir desestimulada. Pense em alguém que nunca errou: todos nós erramos. Os erros nos permite reavaliar as nossas escolhas, mudar a rota, recomeçar, ter experiências.
Quando algumas coisas dão erradas, a sensação é que nada mais vai dar certo. Pense em momentos difíceis que você conseguiu superar e então verás que é possível sair dessa fase.

Faça terapia on line.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

18 MAI 2024

Oi Isabele
Você estava vivendo uma vida de aparência e precisou um acidente para te fazer acordar e enxergar para os conflitos que estavam debaixo do tapete.
Faça Terapia para conhecer a si mesma, para focar a tua vida e dar a ti mesma as respostas que você busca e não encontra, nem na cultura, nem nas faculdades.
Voce nasceu para se realizar e ser feliz, mas se adaptou à forma de vida que o meio exigiu e não está encontrando respostas.
Por isso se sente agoniada, triste, impaciente, chora... é o resultado de uma aprendizagem vazia e sem significado para você.
Precisa corrigir muitas informações errôneas que estão gravadas do seu ego e que hoje são referências para tuas escolhas e decisões. Por isso o resultado é ruim.
Abraços

6349 respostas

18 MAI 2024

Olá, Isa. Me chamo Tayhana Queiroz, sou psicóloga clínica e agradeço por compartilhar esses sentimentos tão profundos e dolorosos. É compreensível que você esteja passando por um momento difícil após o acidente de carro, e reconheço a coragem que é necessária para expressar esses sentimentos.

É importante que você saiba que não está sozinha nessa jornada e que estou aqui para ajudá-la a enfrentar esses desafios. Entendo que pode parecer assustador procurar ajuda, mas a terapia pode ser um espaço seguro e acolhedor para explorar seus pensamentos, emoções e preocupações de uma maneira que você se sinta confortável.

Juntos, podemos trabalhar para entender melhor o impacto do acidente em sua vida e desenvolver estratégias para lidar com os sintomas que você está enfrentando, como a falta de prazer em atividades que costumava desfrutar, os questionamentos existenciais e a compulsão alimentar. Podemos explorar suas forças, recursos internos e identificar maneiras de reconstruir um senso de significado e propósito em sua vida.

Você mencionou que não se sente feliz e que perdeu seus objetivos de vida. Podemos trabalhar juntas para ajudá-la a reconectar-se com suas paixões, interesses e valores pessoais, e estabelecer objetivos realistas que a ajudem a se sentir mais realizada e satisfeita.

Lembre-se de que este é um processo gradual e que não há pressa para resolver tudo de uma vez. Estou aqui para apoiá-la em cada passo do caminho e para ajudá-la a encontrar a esperança e a motivação necessárias para seguir em frente.

Se você estiver pronta para dar o próximo passo, podemos marcar uma consulta para começarmos a trabalhar juntas. Estou aqui para você, e juntas podemos superar esses desafios e ajudá-la a recuperar o controle de sua vida. Você não está sozinha, Isa. Estou aqui para ajudá-la.

Abraços afetuosos
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

61 respostas

17 MAI 2024

Olá Isa!
Pelo seu relato, acredito que este acidente de carro teve algumas consequências instantâneas e traumáticas. Aqui digo trauma visualizando enquanto algo que acontece e que tem força o suficiente para transformar a maneira que nos comportamos posteriormente diante de situações semelhantes. Me parece que seu corpo está em um estado de alerta (você diz se sentir agoniada e estar com certa hiperatividade), seria fundamental você ter com quem compartilhar sobre o ocorrido, pois quando falamos de situações traumáticas/de choque e recebemos o auxílio necessário para as respostas ansiosas, e enfrentamos aquilo que nos gera ansiedade e medo, podemos aos poucos nos dessensibilizar e se sentir melhor.
Mesmo que todos nós tenhamos o mesmo destino de morrer, a vida não existe sem a morte. Imagino que esse acidente tenha te dado a sensação de impotência diante da morte, o inevitável e inesperado momento em que morremos, mas te garanto que ainda assim, a vida vale ser vivida. Algumas pessoas adoecem e tem um processo de morrer lento e gradual, no qual passam a refletir sobre tudo o que fizeram ou deixaram de fazer, a maioria se arrepende do que não fez - para mim, essa falta de sentido para fazer as coisas boas da vida, por causa da possibilidade de falecer a qualquer momento, está associada ao evento traumático e seus elementos (carro, trabalho, convívio).
Tenho certeza que você é uma pessoa com saberes e que tem muito a agregar para a vida das pessoas ao seu redor e para sua felicidade.
Espero e aconselho que procure a ajuda que precisa para passar por esse momento! E vejo que escrever aqui foi uma maneira que encontrou de procurar essa ajuda, você já deu um primeiro passo!
Fico à disposição,
Marina
CRP 06/194553

Marina Nigro Psicólogo em São Paulo

1 resposta

17 MAI 2024

Olá Isa, espero que esteja tudo bem com você.

Sinto muito pelo que está passando, mas são exatamente nessas horas que precisamos "levantar a guarda" e tentar mudar nosso padrão de comportamento e pensamento para alcançarmos melhores sentimentos e patamares mais elevados para nossa vida e nossa existência. Antes de seguir adiante, porém, é importante que você possa investigar as origens dessas emoções, desses pensamentos e comportamentos, para, só assim, puder agir nessa origem para modificar seu contexto atual. Adquirir autoconhecimento é muito importante para o desenvolvimento de nossa inteligência emocional, e para nosso desenvolvimento pessoal. Ele é um pilar muito importante, que vai auxiliar em nosso crescimento pessoal ao longo da vida, nos deixando mais seguros em nossa escolhas, e em nossos projetos pessoais. Talvez, pelo seu relato, seja importante você adquirir mais autoconhecimento no momento, para superar tudo isso, entender mais sobre suas emoções e pensamentos, e para seguir adiante com mais segurança e com a sua inteligência emocional ampliada. Hoje, com a terapia On-Line, você pode realizar sessões em qualquer lugar privativo, inclusive sem sair de sua casa. Por isso, se for possível, busque iniciar seu processo de psicoterapia, pois o profissional de Psicologia pode te ajudar muito na ampliação de seu autoconhecimento, e na sua capacidade de superar esse momento. Apenas não deixe que esse sentimentos e pensamentos cresçam mais, pois podem apresentar mais dificuldades de serem superados, se não se começar agir o quanto antes. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

17 MAI 2024

Oi, Isa… a primeira coisa que vc precisa saber, é que tudo em sua percepção pode ser modificado, a mudança de padrão de pensamentos após o ocorrido, atitudes, e assim estipular novas metas para modificar hábitos atuais. O acompanhamento terapêutico vai te ajudar muito, pois será investigado as causas, podendo chegar assim, numa solução eficaz para uma vida mais saudável. Desejo o melhor a vc!!!

Dyandra Romanini Psicólogo em Itajaí

4 respostas

17 MAI 2024

Bom dia, Isa! Obrigado por escrever. Teu texto é revelador. A partir da batida do carro você tende a explicar várias modificações julgadas por você, inadequadas, que passou a vivenciar. Seria algo que se um fato mecânico, cultural, acidental (batida de carro), pudesse se sobrepor a motivação, vontade, raciocínio, foco, conhecimento. Continuando seu texto diz que quando pensa em procurar um de nós, psicólogos, não tem força. De outro lado, escreve neste espaço, exclusivo de psicólogos. São muitas contradições, são muitas frentes que você precisa cuidar.
Permita-se procurar por um de nós, psicólogos, vindo com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Você está fugindo de tuas responsabilidades essenciais.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

17 MAI 2024

Olá, Isa
Tudo pode ser modificado, bastante uma mudança de padrão de pensamentos e atitudes.
Novas metas, mudanças de hábitos , nada está perdido. O que você descreve pode estar relacionado com várias patologias e todas tem tratamento.
Sugiro que você possa fazer acompanhamento terapêutico e investigar as causas de tudo que está acontecendo na sua vida .

Abraço
Silvana Menezes

Silvana Maria Menezes da Silva Psicólogo em Recife