O que fazer para esquecer as tristezas do passado?

Feita por >Tania Oliveira · 19 abr 2017 Psicologia clínica

Não consigo esquecer e nem entender algumas coisas que aconteceram no meu passado

A melhor resposta 20 ABR 2017

Oi Tania,
Ficar presa no passado paralisa a nossa vida!
Você precisa saber que NÃO EXISTE “VOLTAR AO PASSADO”, mas que todos temos “SEGUNDAS CHANCES”.
Precisa mudar alguns comportamentos para passar a lidar com as coisas infelizes ou evitar que ocorram novamente.
Se o "tormento" do passado te deixa triste a ponto de alterar sua convivência social, procure ajuda. Poderá desenvolver alguma patologia, como a depressão, por exemplo.
Estou à disposição para conversarmos.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

25 ABR 2017

Olá Tania, vou ser objetiva, nossa mente tem a mania de guardar sempre memórias negativas e ruins que passaram, essas memórias são guardadas no nosso subconsciente com objeto de aliviar a nossa mente consciente para captarmos as coisas do presente. O que precisamos fazer para aliviar esse processo de sentimentos que passaram é viver no presente. Apreciando cada momento, afinal passado e futuro não existem e não temos poder sobre eles. Temos como escolher o que queremos para o nosso presente para hoje. Assim também aliviamos o nosso subconsciente que está sobrecarregado de informações desnecessárias.
Abraço Valquiria Gasparin

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

21 ABR 2017

Tania, uma boa maneira de conseguir apoio para seguir adiante e se desenvencilhar de acontecimentos do passado é iniciando terapia psicológica. Com a terapia você terá a oportunidade de relembrar estes acontecimentos e dar um significado mais construtivo a eles dentro de sua vida.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

20 ABR 2017

Olá Tania! Fico feliz por ter se aberto por aqui e de alguma forma pedir ajuda com todas emoções e sentimentos guardados! Todos possuem um passado com situações felizes, tristes, com mágoas... Administrar estas linhas do tempo e determinar se elas devem ser compartilhadas ou se devem ficar apenas na memória de quem as viveu devem ser ponto para ser olhado e trabalhado! O apoio emocional através da Psicoterapia vai poder te ajudar a olhar com cuidado como administrar tudo isso que “borbulha” dentro de você, não somente com a sua relação familiar, mas em suas outras relações que de alguma forma podem trazer algum incomodo. Espero ter lhe ajudado. Para quaisquer esclarecimentos ou acompanhamento, estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

20 ABR 2017

Olá Tania!
A psicoterapia poderá trazer inúmeros benefícios neste sentido.
Não é possível esquecer o seu passado, porém, a compreensão, elaboração e ressignificação de fatos permite que acontecimentos anteriores não sejam recordados com tantas emoções, sem interferir no seu bem estar e qualidade de vida.

Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo