Namorar um autista

Feita por >Naomi · 2 jun 2023 Autismo

Meu namorado tem autismo leve, e sempre que brigamos ou discutimos sobre algo, ele acha que faço drama( tempestade em copo d’água) e começa a se fechar e ficar no mundo dele. O que fazer nessas situações quais as melhores formas de abordar um assunto de descontentamento no relacionamento.

A melhor resposta 5 JUN 2023

Naomi
Autista é uma pessoa muito sensível, tem muitos atributos acima dos demais.
Pode ser problema para os "normais" saberem conviver.
Combine com ele que voces estão namorando e namoro é o tempo das descobertas, aprendizagem, não por ele ser autista, nem refira isso. mas simplesmente porque é uma pessoa e como pessoas, todos são diferentes.
Então, a melhor maneira é exercendo a verdade... voce sendo verdadeira contigo mesma e ele sendo verdadeiro consigo mesmo.
Ser verdadeiro não ofende a ninguém porque é o que é.
Podem iniciar sendo verdeiros, expressando sentimentos... o que voce sente, expressa a ele; o que ele sente, expressa a voce.
Assim acabam desenvolvendo empatia e intimidade e confiança em si e no outro.
Essa, é ao mesmo tempo uma extratégia de seleção de candidatos ao namoro e ao casamento
Abraços

5817 respostas

3 JUN 2023

Olá Naomi! Obrigado por se posicionar. Pessoas são únicas, ricas raras, cada qual construindo sempre suas direções. Diagnósticos precisam ser entendidos, individualizados. Você namora seu namorado. Autismo é um diagnóstico subjetivo com enorme variação de graus. Você diz que ele apresenta autismo leve. Pense de outra forma: você namora uma pessoa altamente rica, complexa, com enormes potenciais, que milhares de aspectos. Um dos aspectos é o autismo leve. Procure ver a riqueza dos outros milhares de aspectos.
De outro lado, o namoro com outra pessoa deve ser antecedido do namoro consigo mesma. O namoro consigo mesma deve conter turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, deve conter esportes coletivos de contato, estudos sérios e consistentes, deve ter trabalho sólido, grupos de teatro, arte e cultura. Isso geralmente se consolida mais ou menos aos vinte e cinco anos de idade. Nessa caminhada até os vinte e cinco anos, as pessoas, podem, em segundo plano vivenciar pequenos e gradativos namoros de conhecimento e amadurecimento, com o devido cuidado.
Em média, se namora aproximadamente cinco pessoas para se conhecer e amadurecer um pouco. Mesmo depois disso, muitos se envolvem mais profundamente com sérios enganos. A paixão e a insegurança cegam!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.