Minha futura namorada não aceita meu perdido de namoro o que eu faço?

Feita por >Henrique50 · 26 ago 2024 Abordagem psicológica

Pelo fato ela tem uma dívida comigo com 200 reais sabe não ligo porque trabalho, já ficamos desde meu aniversário final de maio e quero namorar com ela, só ela cismou precisa me pagar primeiro como faço pra minha futura namorada aceitar o namoro? Outra coisa acho ela não consegue pagar tão cedo desempregada e as vezes vem aqui em casa sem te condições e eu óbvio pago tudo só quero ela ser minha namorada me deixa triste não ser namorado dela , sempre cuidando dela desde de ficamos primeira vez, algum psicólogo sabe ela esquecer essa dívida, a gente da muito certo já pedi ela em namoro um monte de vezes e ela usa essa dívida como desculpa, quero namorar com ela e dependendo de mim já até morava comigo, estou chorando aqui.

A melhor resposta 28 AGO 2024

Oi Henrique!

Compreendo seu sentimento e lamento o sofrimento. Leia até o fim e espero poder te orientar.

É importante fazer algumas reflexões sobre as espectativas para o relacionamento e a reciprocidade, pois não adianta insistir pensando em tirar uma dor agora, mas gerar outra futuramente. Entende?

Porém, outro ponto importante também é saber que a questão da dívida pode estar ligada à crenças financeiras, qual o significado que tem para ela e o que aprendeu no ambiente que vive, quais as experiências relacionadas ao dinheiro? Para algumas pessoas pode ser realmente difícil como por exemplo: “Preciso honrar minhas contas e compromissos”, “o que vão pensar de mim?”, “se eu ficar com ele vão dizer que sou interesseira”, “preciso pagar, se não , me sinto vendida”, “se eu não pagar, me torno dependente”, “se eu não pagar, uma hora ele vai jogar na cara”, entre diversas possibilidades de pensamentos que não são saudáveis (e para isso precisaria de psicoterapia). Por enquanto, é importante saber que algumas pessoas tem crenças limitantes, outras tem senso muito rígido em relação à ética e compromissos devido a área do cérebro responsável por seguir regras e padrões.

Para melhor decisão, considere as linguagens de amor que ela oferece, a forma que expressa o que sente, avalie a sua posição nessa relação sem se diminuir. Se julgar que vale realmente a pena, considere propor ela “pagar a dívida no tempo que ela puder” ao invés de propor “não precisa me pagar”. Se é algo importante para ela, valide. Deixa ela pagar.

Abraço!

Sabrina Rattes Psicólogo em Manaus

24 respostas

28 AGO 2024

Olá Henrique, você está passando por uma situação em que precisa parar um pouco e refletir sobre você mesmo, vamos pensar a respeito ?
A maneira como você está buscando se relacionar com esta pessoa, já poderia ser considerado como namoro, aos olhos de outras pessoas?

1. Se não, por que ela ainda permite que você pague ainda mais coisas para ela ? Se a dívida é a questão, ela não falaria de mais problemas financeiros para você.
2. Se sim, por que sua futura namorada não aceitaria namorar com você, já que você já paga muitas coisas para ela, essa dívida não deveria ser empecilho para a vontade de namorar você.

Nos dois casos, uma dívida não costuma ser a razão de não namorar alguém, principalmente se ela permite que você continue a ajudando financeiramente, então comece a se perguntar:
Eu estou sempre presente para ajudar, mas ela tem se importado comigo da mesma forma como eu me importo com ela ? Ela busca ter tempo para mim? Ela realmente demonstra querer algo mais além do meu dinheiro? Ela faz algo que beneficie só a mim ou só faz o que for beneficiar a ela também ?

Se as respostas para essas perguntas forem muito negativas e egoístas da parte dela, repense o pedido de namoro e busque valorizar a você mesmo, antes de buscar o relacionamento.

Emily Cavalcanti Da Silva Souza Psicólogo em Recife

1 resposta

28 AGO 2024

Oi Henrique. Sinto muito pelo que está passando. Vou tentar te ajudar com o pouco de informações que passou, mas lembre sempre que existe muito por trás dessa história e estarei avaliando de acordo com a fotografia que passou.

Você veio perguntar em como fazer ela aceitar o namoro, mas respondeu que sabe que ela está usando esse dinheiro como desculpa para não firmar um compromisso com vc. É visível que gosta dela, mas a questão é se isso é recíproco. Você estaria disposto em continuar nesse relacionamento da forma que está? Ou só vai permanecer se ela aceitar seu pedido de namoro? Pelo comportamento dela, o que você acha que ela quer de você? O que ela espera desse relacionamento? Por que ela está agindo dessa forma? Esse relacionamento te trás tranquilidade e paz ou mal estar e tristeza? O que vc quer para sua vida?
Esse são algumas das perguntas que deveria tentar responder e refletir e então, depois disso, sentar e ter uma conversa sincera com ela. Falar o que deseja e espera desse relacionamento e fazer para ela as mesmas perguntas. Assim poderão chegar a um esclarecimento maior.
Para facilitar você fazer tópicos e escrever as perguntas que gostaria de fazer para ela. Assim vai ficar mais fácil de desenvolver a conversa.
É sempre bom conversar pessoalmente, mas se não tiver coragem, pode escrever um e-mail, mensagem ou carta. O que vc achar mais confortável.

Mas esteja ciente que as respostas dela podem não ser o que você quer ouvir.

Espero ter ajudado e desejo boa sorte!
Se precisar de mais ajuda, estou à disposição.
Sayra Moreira - Psicóloga clínica

Sayra Moreira Silva Psicólogo em Cabo Frio

1 resposta

28 AGO 2024

Olá, Henrique, creio que sua paquera está passando por uma fase um pouco complicada, infelizmente a parte financeira influencia vários comportamentos, porém não acredito que seja apenas dever R$ 200,00 e sim não saber realmente o que sente. Precisamos passar por fases e uma delas é se conhecer, criar vínculos . Creio que você deveria tranquilizá-la e não pressionar em um namoro, deixa ela conseguir identificar se o que sente por você é amor ou apenas amizade, carinho , gratidão. Se faz necessário trabalhar a ansiedade, no momento certo vocês irão sim conversar e se for para se acertar irão assumir e namorar.
Fique tranquilo , respira e da o tempo certo para as situações certas.
Tania Rosa Psicóloga Clínica.

Tania Rosa Psicólogo em Curitiba

33 respostas

27 AGO 2024

Ela deve ter o perfil de que não suporta dever ninguém mas de fato está usando isso. Deve estar avaliando se de fato vale a pena esse relacionamento. Agenda um horário, vem entender quais dinâmicas estão por trás disso. Não tem a ver com 200 reais não. A verdadeira raiz está por trás.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

27 AGO 2024

Olá Henrique, tudo bem?
Entendo que você esteja passando por um momento difícil. A situação é complicada, mas é importante abordar isso com cuidado.
Converse com ela sobre seus sentimentos e preocupações. Expresse que você quer ter um relacionamento sério e que a dívida não deve ser um obstáculo para isso.
Proponha uma solução prática para a dívida, como um acordo para pagar aos poucos, se isso ajudar a aliviar a situação.
Considere se a questão da dívida é uma forma dela evitar um compromisso mais sério. Se for o caso, pode ser útil refletir sobre o que ambos desejam no relacionamento e se estão alinhados nesses objetivos.
Às vezes, as pessoas precisam de tempo para resolver suas próprias questões antes de se comprometerem em um relacionamento. Seja paciente e respeite o espaço dela.
Se a situação estiver afetando seu bem-estar emocional, pode ser útil conversar com um terapeuta. Eles podem ajudar a lidar com seus sentimentos e oferecer uma perspectiva externa.
Lembre-se de que um relacionamento saudável deve ser baseado em compreensão mútua e apoio. Se houver bloqueios significativos ou diferenças fundamentais, pode ser necessário reconsiderar a situação para garantir que ambos estejam felizes e realizados.
Se precisar fico à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

27 AGO 2024

Olá Henrique! Seria interessante tentar entender o porquê dessa divida estar incomodando tanto ela. Para isso vocês precisam conversar de forma clara e entrarem em um consenso. Uma relação é construída por diálogos!
Porém, se mesmo assim ela não aceitar, precisa respeitar essa decisão dela.

Clarissa Berbel Psicólogo em São Paulo

2 respostas

27 AGO 2024

Olá Henrique, entendo o que está passando.

É difícil quando alguém que você gosta não aceita seu pedido de namoro, mas é importante respeitar os sentimentos e a decisão dela. Se ela não quer namorar ainda, é importante não pressionar. Forçar ou insistir pode afastá-la ainda mais.

Converse Abertamente, pergunte de maneira gentil se ela gostaria de compartilhar suas razões, que talvez não seja só porque está te devendo, pode ter mais coisas envolvidas. Isso pode ajudar você a entender melhor a situação.

Se cuidar primeiro, cuide da sua autoestima e bem-estar. Encontre atividades e pessoas que façam você se sentir bem. Dar espaço e apoio, ás vezes as pessoas precisam de tempo e espaço para refletir sobre seus sentimentos. Dê a ela esse tempo sem pressioná-la, e ai ela conseguirá tomar a decisão.

Relacionamentos saudáveis são baseados em sentimentos mútuos. E se gosta tanto dela continue apoiando ela, se conseguir até ajudá-la a conseguir algum trabalho. Ela considerará que está se esforçando para ajudá-la, e ajudará a tomar a decisão.

Espero ter contribuído com sua pergunta.
Estou à disposição para conversarmos.

Atenciosamente,
Jade Ellen Psicóloga Cognitivo Comportamental

Jade Ellen de Medeiros Leite Psicólogo em Goiânia

8 respostas

27 AGO 2024

Bom dia, Henrique! Obrigado por se colocar. Na verdade, segundo o conteúdo que você escreveu, antes dela, você precisa de ajuda. Duas pessoas somente podem namorar quando as duas, no mesmo tempo e contexto, estão de acordo. Nesse momento ela não está de acordo. Querer pagar dívida é nobre, é correto, mas, de outro lado, estar desempregada pode ser diferente de estar sem trabalho. Quando ficamos sem dinheiro, sem trabalho, damos um jeito de trabalhar, depois, sendo possível, escolhemos emprego. Você querer namorar sem colocar condições, submetendo-se a suprir as necessidades dela, considerando que ainda não são namorados, evidência sua baixa autoestima, sua necessidade de se fortalecer.
Não chores sozinho, conte com um de nós, psicólogos. Você somente poderá namorar a ela por inteiro, se primeiro estiver bem contigo mesmo. Ela deve te namorar por vontade espontânea dela, sem depender de você para a vida autônoma dela.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Atenciosamente,

9308 respostas

27 AGO 2024

Henrique, bom dia
Sugiro que você converse com ela. Os R$200,00 da divida parecem ter impacto grande nela, talvez porque ao quitar a divida ela se sentira "igual" neste relacionamento, talvez a divida financeira a faça sentir-se "menos" que você.
Entendo pelo o que você escreve, que vocês já tem um relacionamento e o estar namorando seria apenas uma formalização ou um rótulo para o relacionamento de vocês. Você já se perguntou porque o status de namoro é mais importante do que tê-la ao seu lado? Mudaria algo entre vocês se tivessem o titulo de namorados?
Reflita, converse.
Se precisar de ajuda para entender o porque este tema de causa tanta tristeza, conte comigo.

Daniela Garcia Glezer Psicólogo em São Paulo

9 respostas

27 AGO 2024

Olá Henrique, tudo bem!
Minha sugestão é que tenha uma conversa com a moça a qual você deseja namorar, diga a ela que quando ela puder pagar você vai receber a dívida, seja sincero com ela, diga o quanto a gosta, respeita, admira, fale sobre os seus sentimentos e após diga que gostaria que aceitasse o seu pedido de namoro se ela também compartilhar dos mesmos sentimentos.
Após isso, caso ela não aceitar, respeite a decisão dela.

Daiane Soares Cruz Psicólogo em Mirassol dOeste

2 respostas

27 AGO 2024

Parece que a situação está sendo influenciada pela dívida que ela tem com você. Talvez ela se sinta desconfortável ou em dívida, o que pode estar afetando a decisão dela sobre o relacionamento. Se você realmente não se importa com o dinheiro, talvez seja útil deixar isso claro para ela de uma forma que a tranquilize. Você pode dizer algo como: "Eu realmente quero estar com você e o dinheiro não importa para mim. O que importa é a nossa relação e o que sentimos um pelo outro. Se você não pode pagar agora, não tem problema. O que eu realmente quero é que fiquemos juntos." Dessa forma, você pode ajudá-la a entender que a dívida não deve ser um obstáculo para o relacionamento de vocês. Além disso, mostre que está disposto a apoiar e entender a situação dela, o que pode fortalecer a confiança e a proximidade entre vocês.

Alisson Pereira Psicólogo em Tubarão