Minha esposa sofre de depressão e acabou me traindo.

Feita por >Lipe · 26 jul 2023 Depressão

Ela já era depressiva antes de me conhecer, já tentou suicídio 3 vezes. De uns tempos para ca ela colocou na cabeça que era um atraso na minha vida e falava que sentia que só me atrapalhava e que eu deveria procurar uma pessoa melhor porque não merecia estar comigo. Falava que queria terminar, que era melhor ficar sozinha e que eu deveria procurar uma pessoa melhor. Eu sempre compreendi a depressão dela e me sentia na responsabilidade de cura-la de certa forma. Mas acabou piorando a situação porque isso fez ela pensar que eu era melhor do que ela e então ela acabava se voltando contra mim, o que me levou a frustração. Chegamos a conversar sobre procurarmos ajuda profissional, ela até aceitava a idéia, mas na hora de procurar uma terapia ela acabava fugindo. Acabei discobrindo que ela está me traindo há 3 meses, mas estes problemas de depressão vem des de bem antes dela começar a me trair. A traição pode ser por causa da depressão? Está é minha dúvida. O que devo fazer?

A melhor resposta 3 AGO 2023

Lipe, sinto muito pelo que você e sua esposa estão passando, é uma situação muito difícil. Vamos por partes. Depressão tem tratamento e remissão de sintomas, mas para tanto é preciso acompanhamento do psiquiatra, que vai fazer uso da intervenção farmacológica (o paciente precisa tomar adequadamente as medicações prescritas e ser acompanhado pelo menos a cada dois meses) e o acompanhamento psicológico, onde o psicólogo vai realizar intervenções comportamentais, auxiliando o paciente a lidar com seus sintomas, pensamentos, sentimentos e comportamentos. Além disso se o paciente tiver um bom suporte familiar e social isso também contribui. Ainda mais pelo histórico de tentativas anteriores de suicídio, reforça que a depressão dela e os comportamentos são autodestrutivos. O segundo ponto é que que ela parece estar se sabotando, sabotando, sabotando a si mesma, por conta da dificuldade em lidar com os pensamentos e sentimentos negativos intensos. Não podemos afirmar que a traição é consequência da depressão, mas com certeza uma influenciou a outra, por algumas coisas que você descreveu no seu relato. Costumo dizer para os pacientes para não tomarem nenhuma decisão importante quando estão vivenciando estamos emocionais muito alterados, porque o julgamento crítico fica comprometido. A orientação então é: sensibilize sua esposa para o tratamento, busque dialogar com ela, procure ser compreensivo por mais difícil que possa ser no momento. Espero ter ajudado, boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

28 JUL 2023

Oi Lipe
Quando falamos de traição mexemos em um assunto bastante difícil, a traição pode vir de vários fatores importantes , um deles você relata que seria a depressão de sua companheira. Quando você fala da depressão precisamos saber se ela já foi diagnosticada pela psiquiatria como uma pessoa depressiva ou ela apenas apresenta comportamentos depressivos ?
A própria sociedade tem a tendencia de confundir tristeza com depressão .
Tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação. É uma característica do seres humanos ficar triste em um determinado momento ou período.
Depressão, o sentimento ruim não passa e afetar vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social. O individuo com transtorno depressivo apresentam evidências que mostram alterações químicas no cérebro , principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células . Indivíduos depressivos precisam procurar atendimento medico (psiquiatria) .
Se faz necessário ela procurar tratamento psicológico e psiquiátrico.
Falando de você Lipe , em que situação se encontra ? será necessário auxilio terapêutico para conseguir se encontrar neste contexto . Precisamos entender em que contexto vocês se encontram e qual a melhor forma de você se sentir bem e saudável. Um relacionamento só se mantem quando os dois estão em sintonia , os pensamentos e sentimentos devem ser compartilhados. Estou a disposição
Tania Rosa - Psicóloga CRP 08/28648

Tania Psicólogo em Curitiba

11 respostas

27 JUL 2023

Olá Lipe, espero que esteja tudo bem com você.

Podem existir muitos motivos para que uma traição aconteça, e isso só pode ser melhor compreendido através de um processo de psicoterapia, junto a um profissional de Psicologia. Embora em estados depressivos a autoconfiança e a autoimagem da pessoa possam ficar bem comprometidas, desencadeando comportamentos de autossabotagem, inclusive, não podemos estabelecer que a causa de uma traição esteja diretamente ligada a um quadro depressivo. É importante que, se confirmado esse quadro de depressão, sua esposa possa iniciar um acompanhamento com um profissional de Psicologia, para lidar com isso, e para que ela possa melhorar, e restabelecer sua qualidade de vida. Mesmo que tenhamos um grau de intimidade e de conexão com a outra pessoa, é importante que a própria pessoa também deseje essa mudança, essa busca pela sua cura e pela sua transformação pessoal. Então, realmente, o mais indicado é que sua esposa inicie um acompanhamento com um profissional de Psicologia, para que ela não deixe esse estado depressivo se expandir e prejudicar ainda mais a sua vida. No que diz respeito a você, independente de sua esposa, é importante que inicie também um acompanhamento junto a um profissional de Psicologia, para que possa abordar essas questões que estão te trazendo dúvidas. O acompanhamento junto a um profissional de Psicologia pode ser feito de maneira independente, para você e sua esposa, e isso pode te trazer, com certeza, mais segurança e assertividade em suas escolhas e decisões. Não deixe de buscar um profissional de Psicologia assim que possível. Talvez essa atitude motive sua esposa a seguir pelo mesmo caminho, e ambos possam chegar as melhores decisões para ambos.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

27 JUL 2023

Olá Lipe! Obrigado por escrever. Precaução. Certamente cada pessoa é única, é riquíssima de variações e possibilidades. Assim sendo, cada situação precisa avaliada com muito cuidado e profundidade. O que é certo, pelo que você relatou, é que tanto você, quanto sua esposa precisam de ajuda.
Acontece que para vivenciar ajuda científica e profunda em Psicologia, é preciso que a pessoa procure o psicólogo, com mente aberta, disciplina, regularidade, com persistente persistência.
Tanto a depressão dela quanto sua dúvida poderão ser lidadas de forma a oferecer a cada um de vocês, evoluções, do entendimento da vida, da natureza humana, da individualidade, da identidade pessoal.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.